Air fryer: a praticidade na cozinha

como fazer batata na air fryer

A Air fryer virou a queridinha não só de quem faz comidas saudáveis, mas também daquelas que adoram praticidade na cozinha, mas será que estamos usando certo? Vamos conferir umas dicas!

como fazer batata sequinha na air fryer

Em resumo, o eletrodoméstico se tornou o queridinho entre aqueles que fazem dieta. Já que alimentos fritos podem ser inimigos da saúde, devido às altas concentrações de óleo, a air fryer promete  fazer exatamente o contrário. 

Além disso, tá permitido fazer de tudo na air fryer: legumescarnes, peixes e até doces, como granolas crocantes. E outra: pinceladas de azeite ou manteiga podem ser adicionados para dourar os alimentos.

Nesse sentido, a pergunta que fica é se o aparelho realmente é um ponto positivo na questão do alimento ser saudável ou não. Acontece que, ao retirar as altas quantidades de óleo, as calorias e o teor de gorduras ruins são reduzidas, o que torna o preparo melhor do que a fritura comum. Além disso, a variedade de comidas que se pode fazer na air fryer permite com que você possa ter várias versões nutritivas de qualquer alimento.

ATENÇÃO: se você utilizar o aparelho para preparar industrializados, o método passa a não ter grandes vantagens, pois a air fryer muda a forma de você lidar com o alimento, e não o alimento em si.

Dicas para o uso da Air Fryer:

  • Alguns itens, como comidas mais secas como batatas e couve-flor, precisam de um pouco de azeite.
  • É ideal que você coloque cada alimento aos poucos, para garantir que o ar circule por todos os lados. Você pode abrir o cesto e virar os alimentos na metade do tempo de cozimento, mas não é essencial porque o ar já circula por todos os lados.
  • Deixe o aparelho aquecer por alguns minutos antes de utilizar e use um spray para borrifar o óleo. Compre uma air fryer que seja fácil de lavar o cesto. Essa também é uma boa dica, porque é provável que você utilize com grande frequência.
  • Você pode fritar alimentos com uma quantidade bem menor de óleo. Batatas fritas e asinhas de frango ficam prontas sem aquela gordura escorrendo. Quase tudo que você pode cozinhar em um forno convencional, pode ser feito na air fryer, além de muitos modelos funcionarem também como grill.

Usando a Air Fryer:

  • Retire toda a embalagem do produto e certifique de ter tirado qualquer plástico interno. Só depois comece a usar sua fritadeira. Lembre de colocar o aparelho em uma superfície plana.
  • Coloque na tomada, mas tome cuidado com a tensão do aparelho e da sua casa, depois tire a cesta.
  • Coloque os alimentos dentro do recipiente.
  • Programe seu aparelho conforme as instruções do manual para o produto que você vai preparar.
  • Unte o cesto no primeiro uso.

Conte-nos seus resultados e dicas aqui nos comentários. Até a próxima.

Veja também: 

Batata frita crocante e sequinha

Dadinhos de Tapioca e Queijo coalho na Airfryer

Petisco de sobrecoxa e bacon na airfryer [VÍDEO]

Milho verde cozido na Airfryer em 15 minutos

 

 

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Abobora assada com mel: uma receita inacreditável
  2. Pingback: Cozinhar em lote - Vamos economizar tempo e dinheiro na cozinha? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…