5 dicas para mães de primeira viagem

mães de primeira viagem

Provavelmente você já recebeu muitos conselhos sobre como se preparar para a chegada do seu primeiro bebê e como cuidar dele nos primeiros dias, não é? Geralmente, essas sugestões são bem contraditórias, o que pode te confundir. Para te auxiliar nesse momento de alegria, separei 5 dicas para mães de primeira viagem.

Se você não é mãe primeira viagem, marque aqui uma amiga que vai passar por essa experiência.

Dica para mães de primeira viagem #1: Ambiente para dormir

Não se preocupem, mães de primeira viagem. No começo, é normal que seu recém-nascido durma em qualquer lugar e a qualquer momento. Nessa fase, os bebês dormem de 16 a 20 horas por dia. É importante esclarecer que seu pequeno é considerado recém-nascido até o 28º dia de vida.

Ao redor da 3ª semana, você irá começar a perceber que o seu bebê já está começando a passar mais tempo acordado. É justamente a partir daí que o ambiente onde ele dorme começa a fazer diferença na qualidade do sono, principalmente para aqueles bebês que são super atentos e ativos.

Algumas coisas que se pode fazer para que eles durmam bem são:

  • Enrolar o bebê em um cobertor: o reflexo de Moro é muito forte nesta idade, e os movimentos involuntários das mãos podem incomodá-lo.
  • Deixá-lo no ambiente escuro: é mágico! Não se preocupe ainda com a confusão entre dia e noite. Principalmente se o seu bebê não tira sonecas de mais de 2 horas e meia e, enquanto está acordado, se expõe à luz natural e se alimenta bem.
  • Oferecer ruído branco: imita os sons que ele ouvia quando estava no útero. Você pode encontrar esses sons no YouTube, é só pesquisar.

#2: Ajude o seu bebê a conciliar o sono

Uma das dicas para mães de primeira viagem é sobre não utilizar nenhuma técnica para que ele durma sozinho ainda. Seu bebê é pequenininho e precisa da sua ajuda para conciliar o sono.

O que você pode é ir acostumando-o aos poucos a dormir no berço. Pratique deitando-o na caminha e fazendo carinho, mas apenas se ele tiver tranquilo. Se em 15 minutos não tiver sucesso, faça-o dormir no colo mesmo. Não se preocupe em criar maus hábitos, pois nesta idade ele ainda não faz a assimilação.

#3: Alimentação

Estabelecer um bom padrão de alimentação leva tempo, então tenham paciência e não exijam demais de si mesmas, mães primeira viagem. Ainda assim, garantir que o seu recém-nascido sempre tenha a barriguinha cheia antes de adormecer é o primeiro passo para que ele durma bem.

Não se preocupe com rotinas e horários por enquanto, concentre-se nos sinais de fome e alimente-o com frequência, principalmente durante o dia.

mães de primeira viagem
Mantenha seu bebê sempre de barriguinha cheia 😀 (Fonte: Unsplash)

#4: Tempo acordado e rotina

Mães de primeira viagem me perguntam o tempo todo sobre como estabelecer uma rotina com recém-nascidos. Durante as primeiras semanas, geralmente isso não é possível. Uma possibilidade é começar a observar o tempo de vigília (soneca) do seu bebê. Isso te ajudará a ter uma ideia de quando ele vai precisar dormir de novo e verificar se o tempo de sono está adequado à idade dele.

Dica para mães de primeira viagem #5: Não compare

Entre as dicas para mães de primeira viagem, essa é uma das mais importantes. O seu bebê é único, não o compare a outros. A genética influencia muito no fator sono, por conta disso, você vai ouvir experiências completamente diferentes de cada mãe. Você pode se informar e tentar fazer o melhor possível, mas não se culpe se o seu bebê parece ter mais dificuldades para dormir do que outros. Além disso, o sono do bebê muda muito durante seu crescimento. Portanto, pode ser que ele esteja com problemas para adormecer agora, mas daqui a uns meses a situação melhore.

Sendo assim, em caso de dúvidas, sempre consulte o pediatra.

Por fim, e você, mamãe? Como seu bebê recém-nascido dormia? Vamos dividir nossas experiências?

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…