“Meu bebê dormia super bem e agora não dorme mais”. Esse é um problema muito comum que também pode ser conhecido como regressão do sono. Deixe eu dividir com você uma experiência minha. Quero mostrar que, às vezes, nós pais contribuímos para isso acontecer.
Ao chegar à casa nova, minha filha de três anos dormiu perfeitamente na primeira noite. Entretanto, no dia seguinte, meu marido não estava, e, na hora de dormir, eu estava sozinha com meus dois filhos. Decidi que iríamos dormir os três na cama da mamãe! Foi tão gostoso que começamos a fazer o mesmo sempre que o meu marido estava de plantão. Adivinhe o que aconteceu?
Em questão de dias, a minha filha não queria mais dormir na cama dela. Foi nesse momento que começou a minha situação de “meu bebê dormia à noite toda e agora não dorme mais”. No início da noite, adormecia na cama dela, mas acordava de madrugada e queria passar à minha. Eu, cansada e com vontade de mimá-la (confesso), comecei a deixar que continuasse dormindo na minha cama o resto da noite.
Desse modo, acabei criando, sem querer, um hábito em minha filha. Era só ela chorar para eu ir buscá-la para vir dormir comigo. Então, ao afirmar “meu bebê não dorme bem à noite”, analise qual é o seu papel nessa história.
O que eu fiz para ajudá-la?
Expliquei a ela que, a partir daquele momento, não dormíamos sempre na cama da mamãe. Que poderíamos dormir ali só quando o papai não estivesse. Fiz um calendário para ajudá-la a visualizar a situação com mais clareza. Mostrei, sempre de forma divertida e com desenhos, o que ela tinha de fazer se acordasse de madrugada.
Para estimulá-la, coloquei o seu nome numa coluna, em um papel. Falei que cada dia que ela dormisse na cama à noite toda e respeitasse as regras receberia uma cara feliz.
Nas primeiras noites em que acordou de madrugada, eu tive que confortá-la e ajudá-la a voltar a dormir. Gradualmente, a situação foi melhorando e ela foi se sentindo mais segura. Conseguiu voltar a dormir à noite toda na cama dela sem acordar no meio da noite chorando.
Quanto à chamada regressão de sono, é um período que dura de 2 a 6 semanas e atinge principalmente os bebês que dormiam bem ou razoavelmente bem. Costuma acontecer em saltos de desenvolvimento, quando o bebê aprende muitas coisas novas, como engatinhar, falar e andar, por exemplo.
Entusiasmado com os novos aprendizados, ele começa, inconscientemente, a praticar o que aprendeu durante o sono.
“Meu bebê não dorme bem. O que fazer?”
Tenha paciência. Essa fase é normal e acontece com todos. Coloque-o para fazer mais atividades durante o dia. Assim, ele pode praticar por mais tempo o que aprendeu. Além disso, não mude as rotinas de sono nem tenha reações diferentes quando ele acordar de madrugada. O seu bebê não dorme bem durante esta fase, mas vai voltar a dormir.
Se o pequeno acorda muitas vezes durante a noite, coloque-o para dormir mais cedo. Com tanto aprendizado e dormindo pouco, ele deve estar se sentindo cansado. Então, mude o horário durante essa fase de regressão. Quanto a outras situações, continue acompanhando A Casa Encantada para mais dicas.
Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.