Brincadeira de criança e o sono: devo impor limites?

brincadeira de criança

Você já se perguntou até que ponto a brincadeira de criança influencia como o seu bebê dorme à noite? Brincadeiras de infância são muito positivas. É através delas que o seu pequeno observa e aprende com o mundo à sua volta.

Entre os benefícios do brincar estão o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, o surgimento das habilidades sociais, o aperfeiçoamento da linguagem e muitos outros.

Entretanto, retirar o filho de uma brincadeira porque o horário de dormir se aproxima pode se tornar um problema. Então, até quando devemos deixá-los brincar? Afinal, quais limites devemos impor?

Brincadeira de criança à noite. Pode?

Sim, só cuidado para não estimulá-lo demais antes da hora de dormir. Isso pode acelerar seus batimentos cardíacos e fazer com que ele fique irritado e agitado. Recomendo brincadeiras mais tranquilas na última meia-hora, como massinha, livros, blocos, lego e quebra-cabeça.

Brincadeiras de infância, como pega-pega, cócegas e outras mais agitadas, devem ser concluídas até pelo menos duas horas antes do horário de dormir do seu bebê.

Ver TV e jogar no celular também são atividades estimulantes. Por isso, deixe o local onde ele dorme totalmente escuro. Assim, isso vai ajudar a acalmá-lo.

Se quer levar um brinquedo à cama, pode? Claro que sim! Se não for um brinquedo que tenha luzes ou faça barulhos altos, brincar na cama está liberado!

brincadeira de criança
Brincar? Com certeza. Mas é preciso atenção.

Se meu filho acorda de madrugada e quer brincar, o que eu faço?

Depende. Se ele te chama, não o estimule, não brinque com ele. Ajude-o a entender que é hora de todos dormirem.

Já se ele não te chama, mas fica acordado brincando na cama sozinho, observe. Pode ser que depois de alguns minutos ele se canse e volte a dormir.

No caso de ele demorar para voltar a dormir e começar a ficar irritado, quer dizer que seu pequeno ainda não desenvolveu a habilidade de relaxar e cair no sono sozinho. Para ajudá-lo, é preciso um pouco de paciência e repetição.

Antes de dormir, dê um banho nele, vista-o com uma roupa confortável, desenvolva atividades mais relaxantes e depois coloque-o acordado na cama e deixe que ele adormeça sozinho, sem sua ajuda.

Faça isso todos os dias até que ele comece a dormir sem muito esforço.

brincadeira de criança
Rotina faz toda a diferença.

Faça com que ele gaste energia

Se o seu bebê tem o hábito de cochilar à tarde, estimule-o bastante pela manhã. Sendo assim, priorize as brincadeiras que gastam mais energia.

Caso o seu pequeno não esteja habituado à sonequinha, divida os momentos de brincar entre a manhã e à tarde, para evitar que ele gaste toda a sua disposição de uma só vez.

Com soneca ou não, defina horários para tudo, inclusive para as brincadeiras. Afinal, com uma rotina pré-definida, seu bebê dormirá bem melhor à noite.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como fazer o bebê dormir à noite toda? | A casa encantada
  2. Pingback: Fragmentação do sono e relação de apego com bebês | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…