Como fazer o bebê dormir à noite toda?

bebê dormir à noite toda

Qual pai ou mãe nunca ouviu o conselho “aproveite para dormir agora porque, depois que tiver filhos, isso se tornará difícil”? Mais do que um conselho, uma profecia, eu diria. Logo, muitos pais me questionam sobre como fazer o bebê dormir à noite toda.

Ter um bebê que não acorde de madrugada é o sonho de todos nós. Assim, separei algumas dicas de especialistas para te ajudar. Vamos lá?

Os 4 fundamentos para fazer seu bebê dormir à noite toda

Segundo Suzy Giordano, conhecida nos Estados Unidos como “a treinadora de bebês” e autora do livro “12 horas de sono com 12 semanas de vida” (Editora Zahar), há 4 mandamentos que devem ser seguidos. São eles:

  • A criança deve se adaptar à família, e não o contrário: Quando nos perguntamos sobre como fazer o bebê dormir longas horas de sono, não imaginamos que um dos conselhos principais de uma especialista é não evitar fazer barulho.Isso mesmo. Nada de impedir as outras crianças de brincarem, darem altas risadas ou assistirem à TV. De acordo com ela, ao acostumar o bebê com muito silêncio, até uma respiração mais alta pode vir a incomodar. Entretanto, nada de exageros. Afinal, o ambiente em que a criança dorme precisa ser calmo e de preferência bem escuro.
  • Você está no controle: Nós, como pais e mães, devemos nos sentir no controle da situação e impor limites. Suzy aponta que as crianças necessitam de uma figura de autoridade para obedecerem.
  • Dormir é uma habilidade: Um fator importante sobre como fazer o bebê dormir à noite toda é entender que dormir é uma habilidade e que ela deve ser ensinada. Ou seja, nada de criar rituais repetitivos, como colocar uma criança numa cadeira de balanço automática até que ela pegue no sono. É preciso que o bebê aprenda a pegar no sono sozinho.
  • Estabeleça uma rotina: É preciso que uma rotina de horários seja estabelecida. A hora de dormir precisa ser a mesma todos os dias. Mesmo depois já estar estabelecida, é possível que tenhamos que reforçá-la de vez em quando.
bebê dormir à noite toda
Um soninho de qualidade pra mamãe e pro bebê!

A criança chorou. O que eu faço?

Até os 6 meses de vida, é comum que a criança resmungue e chore mais por diversos motivos, como fralda, fome, cólicas, dentre outros. Não há nada de errado em ir checar por que o bebê acordou, muito pelo contrário.

Entretanto, a partir dessa idade, é possível demorar um pouco mais para atendê-lo. Ao ouvi-lo chorar ou resmungar, aguarde um momento e veja se ele não volta a dormir sozinho. Aos poucos, o pequeno vai aprendendo que não será atendido se chorar sem motivo, dormindo, assim, por mais horas.

Hábitos que ajudam a relaxar

Antes de nos perguntarmos sobre como fazer o bebê dormir à noite toda, é preciso analisarmos se não estamos tentando fazer nosso pequeno dormir quando ele está agitado. Para relaxá-lo, especialistas recomendam a adoção de alguns hábitos, como;

  • Vestir um pijama confortável e de acordo com o clima;
  • Oferecer um ursinho para gerar a sensação de segurança;
  • Dar banho antes de dormir;
  • Fazer massagem;
  • Mudar a fralda.

Após todos esses processos, seu bebê estará limpo, confortável e relaxado para dormir bem à noite toda!

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…