Como o seu filho acorda de manhã?

filho acorda de manhã

Como seu filho acorda de manhã? Ele acorda chorando? De bom humor? Acorda aos poucos ou de uma vez? Acorda enérgico ou sonolento? Você tem que acordá-lo ou ele desperta sozinho? É muito importante que os pais aprendam a identificar os sinais de que o bebê não dormiu o suficiente. Algumas crianças podem não chorar à noite, mas isso não quer dizer que elas dormiram de acordo com o precisam. Aliás, dormir mal prejudica o desenvolvimento e a capacidade de aprendizado do seu filho.

Por isso, observe. Se o seu filho acorda sozinho e de bom humor, são sinais de que dormiu bem e a quantidade de horas que deveria. Se você tem que acordá-lo, tente adiantar a hora de dormir. Sempre recomendo adiantar gradualmente, 15 minutos a cada 2 noites mais ou menos, até que o horário seja acertado e ele desperte sozinho.

Caso acorde de mau humor ou chorando, pode ser um sinal de que ele não dormiu o suficiente ou não dormiu bem. Assim, é preciso analisar: dormiu à noite toda ou acordou durante a noite? Se acordou, quantas vezes? Qual é a idade dele? Se ele não acordou, resmungou ou chorou durante a noite e ainda assim não acordou bem, repito, tente adiantar a hora de dormir gradualmente e ver se isso ajuda.

Agora, se ele acordou muitas vezes durante a madrugada ou quase não dormiu e o fez por hábitos ou manha, você pode ajudá-lo a perder esses hábitos para dormir melhor.

filho acorda de manhã
O jeito como o seu filho acorda pela manhã indica se ele teve uma boa noite de sono. (Fonte: Freepik)

Fique de olho!

Alguns outros sinais de que o seu filho não dormiu bem ou o suficiente:

  • Irritabilidade (principalmente no fim do dia);
  • Dificuldade de concentração por tempo prolongado, sem vontade de brincar;
  • A criança adormece assim que entra no carro ou quando entra em um ambiente mais tranquilo e confortável;
  • Permanece com o olhar parado por muito tempo;
  • Não tem forças para mamar ou comer;
  • Mexe muito nas próprias orelhas ou nas dos pais;
  • Comportamento agitado ou choro fácil.

Outros sinais de alerta com os quais os pais devem ficar atentos são: dificuldade no aprendizado, impulsividade, sonolência durante o dia e baixo peso ou estatura de acordo com a idade.

filho acorda de manhã
Entrou no carro e já dorme? Esse é um alerta de que algo não anda bem. (Fonte: Freepik)

A maneira como seu filho acorda de manhã afeta a saúde dele!

É muito importante que os pais compreendam que se o bebê está com sono é preciso deixá-lo dormir antes que ele alcance o estado de exaustão, pois, quando ele chega nesse ponto, os hormônios do estresse como o cortisol e a adrenalina são liberados no sangue, o que torna ainda mais difícil fazer com que ele relaxe e durma.

Com o tempo, isso pode virar um ciclo sem fim. Portanto, em situações como esta, utilize sonecas diurnas para consertar o sono do bebê. Esqueça a rotina em dias assim. Seguir uma rotina é importante, mas a saúde do seu bebê é mais.

Em caso de dúvidas quanto ao sono e ao desenvolvimento do bebê, consulte um pediatra.

Necessita de ajuda para fazer o seu filho dormir melhor? Entre em contato comigo pelo direct ou por e-mail e me fale sobre a sua situação.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…