Impacto da COVID-19 na vida das crianças: participe!

impacto da covid-19

O Grupo de Pesquisa das Infâncias ligado à Fundação Joaquim Nabuco (Brasil) está estudando o impacto da COVID-19 na vida das crianças. Já que falamos tanto sobre a saúde dos pequenos, fazemos um convite. Que tal participar da pesquisa? Aliás, podem participar aqueles que possuem crianças de 2-12 anos e que estejam em isolamento social.

Antes, conheça um pouco do trabalho da equipe. Afinal, quando se trata de dados tão sensíveis, saber para que são destinados é fundamental.

“Nova normalidade na educação infantil”

O GPIEDUC desenvolve vários estudos sobre temas da infância com foco na educação. Além disso, participa de fóruns e movimentos sociais, assim como os promove. O objetivo é discutir a infância hoje em dia e políticas e programas de atendimento à primeira infância.

Dentre o que realizou, a “Nova normalidade na educação infantil” contou com a presença de estudiosos da Educação Infantil, gestoras e professoras. Então, montado em cinco partes, o material traz alguns desafios.

A primeira sugere a união de profissionais da área da psicologia e assistência social para apoio emocional. Auxílio às dificuldades de professores, alunos e familiares no cenário de pandemia é outra ideia.

Por sua vez, a segunda parte defende a criação de um conselho com membros do corpo docente da escola. Pais e se possível crianças de 4 a 5 anos também podem participar. O objetivo é planejar as atividades em casa para alunos.

impacto da covid-19
Pesquisa quer entender impacto da COVID-19 na vida de crianças. (Fonte: Unsplash)

O que é importante

Na terceira parte, a pesquisa ressalta a importância de os professores se aproximarem dos alunos com a tecnologia. Isso é possível por meio de cursos de curta duração. Sendo assim, cita a a criação de um canal do YouTube e de salas de aula virtuais com o Google Class Room. Além disso, compartilhamento de conteúdo no Google Drive e utilização de plataforma de chamadas de vídeo para a realização de aulas e manutenção da comunicação com os pais durante a pandemia.

Por fim, também há sugestões sobre atividades com base pedagógica em família durante a pandemia. Aprofundar as relações de afeto e o convívio é o objetivo. Alguns exemplos são oficinas de arte, jardinagem, jogos teatrais e contação de história, assim como preparo de receitas, modelagem com massinha e argila e jogos populares.

Aliás, publicações científicas elaboradas por outras instituições comprometidas com a Educação e com o enfrentamento das novas demandas que esse período difícil impõe fazem parte do projeto.

Impacto da COVID-19 na vida das crianças

E então, quer colaborar e informar o impacto da COVID-19 na vida de seus pequenos? Para isso, basta entrar em contato com o perfil do grupo no Insta (@gpieduc) por direct ou pelo e-mail: imagenscorona@gmail.com. Depois, é preciso apenas conversar com seus filhos, sobrinhos e afins.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…