Primeira papinha: quais ingredientes usar?

primeira papinha

A hora de dar a primeira papinha para o bebê é um momento que causa muitas dúvidas para as mamães, principalmente as de primeira viagem. Logo, existem diversas questões que devem ser levadas em consideração antes de se iniciar a introdução alimentar: a idade do bebê, a quantidade que deve ser oferecida, se a amamentação pode ser mantida, quantas vezes por dia dar papinha e por aí vai.

O pediatra do bebê é a melhor pessoa para resolver esses questionamentos. Cada caso tem suas particularidades, e é necessário seguir a recomendação profissional do especialista.

Mas quais ingredientes utilizar na primeira papinha?

A introdução dos alimentos nas refeições dos bebês precisa ser feita aos poucos. Sendo assim, a principal recomendação é oferecer novos sabores e proporcionar novas experiências semana a semana. Ou seja, faça uma avaliação de quais alimentos são bem aceitos e quais causam desconforto e até mesmo alergias.

primeira papinha

Portanto, nas duas primeiras semanas de alimentação, a papinha deve conter um tipo de folha e um tipo de legume, por exemplo:

  • cenoura + repolho
  • brócolis + espinafre
  • batata + couve

Não se esqueça de usar um pouquinho de alho e cebola para temperar. O sal é opcional, mas quanto menos melhor. Dessa forma, o bebê vai se acostumar a ingerir a comida com menos ou nenhum sal.

primeira papinha

A partir da terceira semana e com a percepção do comportamento do bebê com os alimentos, é hora de variar. Nessa fase, misturar até três ingredientes de cada grupo de legumes e folhas e incluir também uma proteína são recomendações. Veja:

  • carne vermelha + batata + cenoura + mandioquinha + espinafre + repolho + couve

Dessa forma, o bebê vai aprender desde sempre a consumir todos os tipos de alimentos e com certeza será mais fácil manter uma dieta nutritiva, balanceada, saborosa e saudável ao longo da vida.

Gostou das nossas dicas? Tem uma receita de primeira papinha pra dividir com a gente? Compartilhe nos comentários! Sua opinião é sempre muito bem-vinda.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…