Seu bebê acorda chorando à noite pedindo a chupeta?

chupeta

Você sente que passa a noite toda recolocando a chupeta na boca do seu filho? Ela pode ser um sucesso nos primeiros meses de vida dos nossos bebês, fazendo com que eles durmam um sono tranquilo e gostoso. Entretanto, à medida que nossos pequeninos vão crescendo, pode parecer causar mais problemas do que resolvê-los.

Por fim, acaba que o bebê acorda chorando várias vezes buscando por sua chupeta caída e nos acorda com muita frequência, ou seja, nos deixa cansados pela noite de sono picada.

Por que isso acontece?

O bebê acorda muito à noite porque se acostumou a dormir com a chupeta e, por muitas vezes, percebe que ela não está ali. Incapaz de procurá-la e de colocá-la de volta na boca sozinho, ele começa a pedir por ajuda e acaba nos acordando com resmungos ou choros.

Se o seu bebê acorda de hora em hora e tem menos de 7 meses de vida, uma coisa que você pode tentar é comprar uma daquelas chupetas que vêm com um bichinho de pelúcia grudado nelas. Afinal, o peso do bichinho faz com que o acessório não caia da boca com tanta frequência.

Uma alternativa é amarrar um paninho, de preferência de algodão. Pelúcia ou paninho, o complemento não deve ser maior do que 30×30 cm para que seja seguro para os nossos bebês.

Outra dica é espalhar várias chupetas pelo berço. Assim, ao procurar com as mãos, ele pode ter mais chance de pegar uma e colocá-la novamente na boca!

Já a partir dos 7-8 meses de vida, podemos ensiná-lo a procurar pela chupeta e colocá-la de volta na boca sozinhos durante a noite.

chupeta
Pra tudo dá-se um jeito 😀

Como ensinar o bebê a procurar a chupeta?

Nossos pequenos aprendem através da repetição. Neste caso, não vai ser diferente. Se o seu bebê acorda toda hora, ele não vai parar de uma noite para a outra. É preciso ter paciência e repetir os passos muitas vezes e por alguns dias seguidos.

Para ensiná-lo:

  • Primeiro, coloque a chupeta na mão do bebê e guie a mão à boca durante 2-3 dias seguidos, quantas vezes for necessário;
  • Depois, peça que ele pegue a chupeta da sua mão e a leve à boca sozinho, também durante 2-3 dias e com muita repetição;
  • Por fim, coloque a chupeta perto do bebê, no colchão, e dê tapinhas no local indicando que está ali para que ele possa vê-la pegá-la.

No começo, faça isso somente à noite e a cada vez que ele acordar de madrugada pedindo a chupeta. Se o seu bebê acorda toda hora, tenha paciência, mas não deixe de fazer os exercícios. Ele precisa repeti-los muitas vezes para memorizá-los.

Para saber se o seu nenê está preparado para aprender, observe se durante o dia ele consegue pegar a chupeta que está em cima da mesa, do colchão ou de qualquer outro lugar e colocá-la sozinho na boca corretamente. Se consegue, está mais que preparado para fazer isso durante a noite também.

Observe! Se o seu bebê acorda chorando várias vezes à noite, pode ser que a chupeta não seja a única razão pela qual ele acorda de madrugada. Caso precise de ajuda para descobrir o motivo, não hesite em procurar apoio!

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Como fazer o bebê dormir à noite toda? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…