Seu bebê chora para dormir? Calma que tem jeito!

chora para dormir

Seu bebê chora muito antes de dormir? Pois saiba que isso tem causa e solução. Primeiramente, este post é direcionado especialmente para os pais que não compartilham a cama com o bebê. Sendo assim, a criança sofre com a separação.

É muito comum que isso comece a acontecer de um dia para o outro, de repente! O pequeno, que antes costumava ficar tranquilo, começa a reclamar quando vai para o berço.

Por que o bebê chora para dormir?

A ansiedade de separação é algo normal e acontece com todos geralmente entre o 6º e o 18º mês de vida. Normalmente, ela ocorre quando há uma mudança significativa da vida do bebê, como quando a mãe volta ao trabalho e a avó ou uma babá assume os cuidados na maior parte do tempo. Por sua vez, início do berçário ou creche é outra ocasião.

Entretanto, a ansiedade também pode surgir sem um motivo aparente. Um dia seu pequeno está bem e de repente não dorme e chora muito. Além disso, no ápice da angústia de separação, começa a acordar muito durante a noite e ansiar pela presença da mãe, que acaba por não conseguir cair no sono.

Resumindo, é muito desgastante para os pais que não conseguem dormir muito ou nem sequer dormem, mas não precisa ser assim.

Seu bebê chora muito pra dormir? Confira algumas dicas que separei.

chora para dormir

Exercícios para todos!

  • Coloque o seu bebê para brincar no berço durante o dia, ajudando a desenvolver uma associação positiva com o ambiente.
  • Tente mudar o ritual da hora de dormir: leia um livro quando o bebê já está no berço ou cante uma música com ele ali. Somente depois desse tempo apague a luz. Isso pode ajudar. Você também pode tentar aumentar o tempo do ritual ou diminuir, observando se alguma das opções ajuda.
  • Tenha uma rotina clara para a hora de dormir. Por exemplo: banho, massagem, pijama, mamar, canção. Quanto mais clara a rotina de hábitos, mais fácil para o bebê entender e se preparar para a hora de dormir.
  • Evite estimular muito o bebê na última hora antes de dormir. Se isso for impossível (há um irmão mais velho que divide o quarto, por exemplo), é importante dedicar um tempinho extra para ajudá-lo a relaxar.
  • Procure estar relaxado nas atividades que antecedem a hora de dormir e na hora de colocá-lo na cama. Sem perceberem, muitos pais acabam por transmitir nervosismo ou preocupação para seus filhos, e isso se torna um motivo pelo qual o bebê chora muito para dormir.
  • Não se distancie do quarto sem a criança ver. Mesmo que ela durma sozinha, não saia de fininho. Se o bebê chora para dormir, é necessário contribuir para que ele se sinta seguro e confortável no berço, sabendo que você vai voltar para vê-lo.
chora para dormir
O soninho bom logo vem. (Fonte: Freepik)

Compreensão sempre

Uma das coisas mais importantes na situação em que o bebê chora pra dormir é sempre falar com seu filho e explicar a ele que a distância é somente por algumas horas e que ele precisa dormir bem para recompor as energias e poder brincar com você no dia seguinte.

Conteúdo cedido por Paula Roitman, formada em Pedagogia pela UFRJ e especializada em sono infantil pela Baby Sleep Consultant NZ. Conheça seu projeto, o Magic Dreams, e não deixe de acompanhá-la em seu Instagram.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…