Farinha com fermento? Saiba como substituir

5 from 1 vote
como conservar melhor farinhas

A farinha enriquecida com fermento é um dos produtos muito utilizados por quem não deseje usar fermento em pó. Por isso, este tipo é  frequentemente usada para fazer pães rápidos e biscoitos. Sendo assim, sabendo da dificuldade de encontrar em supermercados brasileiros, resolvemos te dar uma mãozinha. Logo, confira como fazer a sua própria.

farinha com fermento

Farinha com fermento caseira

A farinha  comprada já contém sal e fermento. Por isso, não é preciso utilizar esses ingredientes em sua receita.

Mas nem sempre isso é o ideal!

Esse é um dos grandes motivos por padeiros e confeiteiros profissionais não utilizar com frequência. Não é toda receita que vai bem com esta versão caseira. Portanto, utilize somente quando a receita pedir.

Mesmo assim, nem sempre temos esse tipo em casa, já que não é rotineiro comprá-la, por isso vamos te mostrar uma forma de fazê-la.

Neste caso, você pode aumentar a receita se for necessário, basta que adicione a quantidade dobrada de fermento em pó e sal para cada uma xícara de farinha adicional.

Neste caso você pode optar por usar fermento sem alumínio para evitar um possível sabor metálico.

Por fim, confira outros conteúdos que você vai amar:

Farinha com fermento caseira

Faça em casa farinha com fermento caseira para preparar bolos e biscoitos que pedem este ingrediente
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 5 mins
Tempo Total 5 mins
Course caseiro
Cozinha American, Americana
Quantidade 1 xícara (de chá)

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colheres (de chá) de fermento em pó
  • 1/4 colher (de chá) de sal

Instruções
 

  • Use essa relação para caso pretenda aumentar a receita
  • Para fazê-la basta juntar os ingredientes em um recipiente grande para evitar desperdício
  • Você pode usar uma colher para juntar bem os ingredientes ou uma batedeira que tenha tampa, misture até sentir que está tudo homogêneo e utilize nas receitas que pedem farinha com fermento

Notas

Para o caso de você usar esta farinha em receitas como pães e bolos é melhor evitar adicionar o sal que é pedido na receita para não salgar muito.
Se a receita incluir bicarbonato de sódio nos ingredientes você deve colocá-lo. Isso porque o bicarbonato e o fermento são diferentes em sua composição e você não pode simplesmente substituir um pelo outro.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

9 respostas

  1. Pingback: Esfiha de carne: passo a passo para fazer em casa | A casa encantada
  2. Pingback: Bolo de Cenoura com cobertura de Brigadeiro Branco | A casa encantada
  3. Gostaria de saber como faço, meu esposo comprou a farinha de trigo errada, e agora preciso usar a farinha de trigo sem fermento, pois é o que a receita pede.
    Mas a que tenho é a farinha de trigo com fermento,como faço?
    Trabalho com bolos, e o supermercado não troca a farinha.
    Posso usar esta farinha com fermento no lugar da outra sem acrescentar nada?
    Percebia que quando usava a farinha de trigo com fermento em uma receita, os bolos não ficavam fofos e soltinhos. Existe a possibilidade de usar a farinha com fermento e o bolo ficar com este aspecto fofinho e solto, acrescentando algo a mais na receita?

    1. Olá, Clesia, tudo bem? O bolo perde o aspecto fofinho porque, com a farinha de trigo com fermento, nós não conseguimos colocar a quantidade exata de cada ingrediente na massa (trigo, sal e fermento).

      Adicionar outros ingredientes para tentar reverter a situação pode estragar o resultado, porque cada bolo tem suas próprias exigências, não é verdade?

      Nossa dica é: apesar de não ficar como o esperado no visual, temos certeza de que seus bolos ficam deliciosos. Por que não fazer alguns como você sempre faz e, depois que a farinha com fermento acabar, comprar ingredientes separadamente? Assim, nada vai fora, todo mundo aproveita e você começa uma nova jornada depois <3

  4. Pingback: Guia: farinha sem glúten | A casa encantada
  5. Pingback: Fermento de Cristo ou Fermento de Litro | A casa encantada
  6. Pingback: Receita de Biscoitos de Limão Siciliano | A casa encantada
  7. Pingback: Bolo de mandioca prático e rápido | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…