Ovos orgânicos e ovos caipiras: entenda a diferença

ovo caipira ou ovo organico

O ovo é um dos alimentos mais consumidos em todo o planeta. Com a onda de uma alimentação mais saudável a procura por ovos orgânicos aumentou consideravelmente nos últimos anos.

O que antes nem era conhecido hoje é uma realidade de muitas pessoas que buscam melhorar a sua qualidade de vida por meio da alimentação.

Sabendo disso, hoje eu vou te mostrar as principais diferenças entre os ovos orgânicos e ovos caipiras. Assim, você vai ficar mais segura na hora das compras.

Qual a diferença entre ovos orgânicos e ovos caipiras?

ovos organicos a diferença de ovos caipira

Vamos direto ao assunto para entender qual é de fato a diferença entre ovos orgânicos e ovos caipiras, pois isto nem sempre fica muito claro.

O ovo caipira, também conhecido como ovo colonial, é aquele posto por uma galinha caipira. Além disso, os ovos caipiras são botados pelas galinhas em ninhos cobertos.

Por outro lado, o ovo orgânico é diferente do ovo caipira por causa da alimentação da galinha. Neste caso para que a galinha ponha um ovo orgânico ela deve receber alimentação orgânica em sua totalidade.

Por isso os ovos orgânicos são livres de medicamentos, adubos ou até mesmo agrotóxicos, já que as galinhas não podem receber alimentos contaminados.

Quais as normas para certificação de ovos orgânicos?  

Existem uma série de normas regulamentadas pelo selo orgânico Brasil e também pelo programa Certified Humane.

Para receber o selo, as galinhas produtoras precisam ter acesso à área externa, o chamado piquete (free range). O espaço precisa ser equivalente a 0,5 m² por ave. Os galpões servem para abrigá-las. São estes os locais onde realizam atividades de postura, com conforto e bem-estar. 

O espaço mínimo disponível nestes locais deve ser de 1 m² para 7 aves, mas com a certificação orgânica esta densidade é ainda menor, de 1m² para 6 aves. Além disso, são necessários 15 centímetros de espaço no poleiro para cada ave nos galpões de postura.

Quanto à comida, a ração não pode conter corantes sintéticos ou óleo vegetal reciclado em sua composição. Antibióticos e outros medicamentos para prevenção são vetados. Mas podem ser utilizados sob prescrição de um profissional. Outro item importante é a debicagem, que é proibida. 

Dentro dessas normativas a principal pauta é o bem-estar dos animais.

A cor da gema faz diferença?

Entre os assuntos mais comentados no mundo do ovo a cor da gema é, na maioria das vezes, o que mostra qual o tipo do ovo. 

De modo geral acredita-se que quanto mais alaranjada a gema do ovo, mais saboroso ele será, mas isto nem sempre é verdade.

Como dito anteriormente, a diferença entre ovos orgânicos e ovos caipiras se dá pela alimentação e estilo de vida da galinha.

Dessa forma, não devemos procurar o sabor ou a qualidade dos ovos em sua gema. Isto quer dizer que quando encontramos um ovo com a gema mais clara em tons de amarelo nem sempre a galinha recebeu remédios ou hormônios. E o contrário também é verdadeiro.

Você deve levar em consideração também que a galinha que produz ovos orgânicos estará livre de alguns produtos que tragam cor a gema.

Por isso vale lembrar que alguns aditivos na alimentação da galinha podem intensificar a cor da gema. Ou seja, o que é mais saboroso pode não ser o mais saudável.

A cor da casca do ovo também faz alguma diferença?

ovos caipiras ou orgânicos

Há aqueles que compram ovos marrons por acreditarem que são orgânicos ou caipiras, mas também existem aqueles que compram ovos brancos por acharem que são mais saudáveis.

Independente disso a cor da casca do ovo não interfere em nada em sua qualidade ou em seu sabor.

Aliás, entenda que a casca do ovo pode ser de diversas cores, fugindo um pouco do branco e marrom que encontramos nas prateleiras do mercado. Inclusive, é possível encontrar ovos acinzentados e até mesmo azuis.

Dessa forma, a cor tem a ver somente com genética das galinhas. Ou seja, não com o fato de ser orgânico ou caipira.

Por fim, quer saber mais dicas de cozinha e de casa? Então, siga a Casa Encantada no Instagram e fique por dentro!

Espero ter ajudado 🙂

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Mitos e verdades sobre os produtos orgânicos | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…