Bolo cetogênico de limão

Sabe aquelas receitas que você não está esperando muito sabor, mas acaba se surpreendendo? Fofinho, doce e cítrico ao mesmo tempo, esta receita me deixou sem palavras.

Então, decidi compartilhar com vocês um passo a passo incrível do bolo cetogênico de limão. Essa é mais uma das receitas de carne que mereceram entrar no meu caderno especial de receitas.

É ideal para quem quer curtir um docinho no café da manhã sem descuidar da saúde, arrasar no encontro com os amigos, ou apenas curtir a própria companhia enquanto lê um bom livro durante a tarde.

Mas antes de irmos para esta dica fantástica, você sabe o que é a dieta cetogênica? O nome vem da cetose, espécie de queima da gordura induzida pelo corte radical nos carboidratos.

Funciona assim: ao reduzir esse nutriente, que é o principal fornecedor da glicose que dá energia para as células, o organismo busca outras fontes de combustível, principalmente a gordura, que é o nutriente mais ingerido nessa forma de dieta.

Mas fique ligado! Não comece uma dieta cetogênica sem antes consultar um médico especialista para entender como seu corpo funciona, levando em conta fatores como idade, sexo, peso atual, altura e nível de atividade física.

A partir daí, ele pode ou não estabelecer um limite de calorias diário. O cardápio não é pré-definido, mas sim adaptado aos gostos de cada um, e é composto de carnes e alguns derivados —com exceção do leite —, vegetais à vontade e gorduras de qualquer tipo.

Bolo cetogênico e a dieta

Agora que você já sabe o que é um bolo cetogênico, vamos falar mais sobre essa dieta?

As verduras estão todas liberadas e a maioria dos legumes, mas vários vegetais têm que sair do prato, entre eles batatas, mandioca e a família das leguminosas: feijão, soja, lentilha, ervilha etc. As frutas 100% permitidas são abacate e coco, pois são fonte de gordura.

No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além desses, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados. As únicas bebidas que podem ser ingeridas são água, café e chá sem açúcar.

Preocupado(a) com os alimentos cortados? Preparei uma listinha para você ficar de olho para não comer antes de pensar em começar uma dieta cetogênica:

  • Doces;
  • Pães;
  • Macarrão;
  • Farinhas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Amidos;
  • Sucos;
  • Tubérculos, como cenoura, batata, mandioca, inhame etc;
  • Vegetais, como milho;
  • Leguminosas, como feijão, soja, ervilha, grão-de-bico;
  • Outras fontes de açúcar não podem ser consumidas.

Benefícios da dieta cetogênica

Porém, não é só porque você não está em uma dieta cetogênica que não pode preparar receitas livres de carboidratos! Aumentar o consumo de alimentos com esse tipo de gordura traz inúmeros benefícios para o nosso organismo.

Favorece a perda de peso

A dieta cetogênica restringe o consumo de carboidratos para que o corpo utilize a gordura como fonte de energia. E, não o carboidrato. Assim, ocorre o processo metabólico chamado de cetose. Nesse sentido, ele começa quando o corpo se adapta a uma menor ingestão de carboidratos convertendo-se em queima de gordura por energia.

Auxilia na perda de gordura abdominal

As dietas com baixo teor de gordura podem ser eficazes na redução da gordura corporal, mas as dietas Low Carb têm um foco maior na perda de gordura visceral, isso faz você perder muito mais barriga de uma maneira muito mais rápida.

Diminui os níveis de triglicerídios

Uma vez que os níveis de triglicerídeos são elevados principalmente pelos carboidratos. Principalmente, por causa de açúcares simples. Então, investir em uma dieta Low Carb irá diminuir esses níveis. E, por consequência, os riscos de desenvolver alguma dessas doenças.

Ajuda com transtornos cerebrais

Se você pensa que dietas são feitas só para melhorar seu físico, você está muito enganado! Na verdade, a dieta cetogênica surgiu justamente para um benefício bem diferente da estética: a dieta foi criada para tratar pacientes com epilepsia.

Quer praticar um pouco mais suas habilidades de receitas cetogênicas? Confira essas outras dicas e passo a passos que separei para você:

Bolo cetogênico de limão

Course bolo, café da manhã, fit

Ingredientes
  

  • 4 ovos
  • 80 g de xilitol
  • 150 g de manteiga
  • 250 g de farinha de amêndoas
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Instruções
 

  • Bata as claras em neve e reserve.
  • Em outra vasilha, bata as gemas com a raspa da casca e o suco do limão, o xilitol, a manteiga derretida e a farinha de amêndoas.
  • Misture delicadamente as claras em neve na massa e junte ao fermento.
  • Coloque a massa em uma forma de 20 cm antiaderente, forrada com papel-manteiga, e leve para assar por 40-45 minutos a 180ºC.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…