Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Carrot cake - bolo de cenoura

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja a versão clássica ou um bolo com cobertura de brigadeiro branco, essa maravilha é clássica demais e você nunca mais vai querer saber de outra receita! Então separe os ingredientes e vamos botar a mão na massa.

Bolo de cenoura com brigadeiro

Bolo de cenoura com brigadeiro

Tempo de Preparação 40 mins
Course bolo de cenoura, bolo de cenoura com brigadeiro
Quantidade 8 porções

Ingredientes
  

Bolo de cenoura

  • 3 cenouras médias
  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo canola milho ou girassol
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo(separe um pouco para enfarinhar a assadeira)
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de manteiga

Brigadeiro para o bolo

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga

Instruções
 

Modo de preparo da massa

  • Pré-aqueça o forno a 180 ºC por 10 a 15 minutos.
  • Coloque a farinha, uma pitada de sal e o fermento em uma tigela (lembre-se de antes passá-los pela peneira para evitar "caroços"). Misture suavemente e reserve.
  • Lave e descasque as cenouras. Em seguida, corte-as em rodelas.
  • Coloque as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar em um liquidificador. Bata tudo até formar uma mistura homogênea (aproximadamente cinco minutos).
  • Coloque a mistura do liquidificador em uma tigela grande.
  • Coloque a farinha aos poucos e mexa levemente para incorporar a massa, depois coloque o sal e, por último, o fermento. Misture tudo de forma delicada até a massa ficar lisa e homogênea. Atenção: farinha só se mistura, pois quanto mais agitada, mais glúten ela libera, formando uma barreira que impede a saída do ar liberado pelo fermento. É dessa forma que evitamos um bolo "solado" ou duro. Fazendo de forma delicada, o resultado é um bolo fofinho e aerado.
  • Unte uma forma e transfira a massa para ela. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutinhos ou até você colocar o palito (ou o garfo) e ele sair limpo.
  • Deixe esfriar em temperatura ambiente e desenforme.

Modo de preparo do brigadeiro

  • Em uma panela, coloque todos os ingredientes
  • Acenda o fogo e comece a misturar.
  • Assim que a mistura começar a formar bolhas e desgrudar facilmente do fundo da panela, está pronta.
  • Agora, é só despejar a calda sobre o bolo de cenoura fofinho e se deliciar! — Dica! Se você quiser que a cobertura "entre" no bolo, faça furinhos na massa com um garfo e faça uma cobertura com consistência mais líquida, adicionando um pouco de leite, cerca de 50 ml durante o preparo.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Informações importantes sobre essa delícia!

Caso você tenha um liquidificador mais fraco, é ideal ralar as cenouras e batê-las somente o óleo e os ovos. Deixe para incorporar o açúcar quando a massa estiver já na tigela, o sabor e o resultado serão os mesmos. Além de poupar o seu utensílio doméstico, fazer a mistura dos ingredientes líquidos e secos à mão, diminui as chances do seu bolo “solar”.

A dica da farinha adicionada aos poucos também é muito importante! Isso acontece por dois motivos, o primeiro é que, dessa maneira, a massa fica mais homogênea e não é tão agitada e o outro motivo é que a proporção de farinha para cenoura pode não ser tão exata, caso as cenouras sejam muito grandes ou pequenas, desequilibrando com a quantidade de farinha.

Portanto, preste atenção no seu bolo, a massa não pode ser muito líquida e nem muito dura, não estamos querendo fazer pão de cenoura, não é mesmo? Equilíbrio é tudo.

Bolo de cenoura vegano e sem chocolate?

O bolo de cenoura é uma das sobremesas mais versáteis e fáceis de fazer. Você pode, inclusive, fazer a sua versão sem açúcar, que ele ainda vai ficar super gostoso. Assim, é possível servi-lo em um chá da tarde, no café da manhã ou também como um perfeito lanchinho de pequenique, e o melhor, é uma opção perfeita para todos os gostos ou restrições.

Tem convidados veganos ou intolerantes à lactose? Faça a receita sem ovos ou substituindo pelo suco de duas laranjas, fica maravilhoso! Além disso, a cobertura pode ser feita com leite de coco ou leite condensado vegano, além de combinar com tudo, dá um charme a mais na sua receita.

Você sabia que essa receita vem lá da Idade Média?

O bolo de cenoura que conhecemos não tem uma origem ou invenção bem definida, mas possui antecedentes. Tudo começou na Idade Média, quando o açúcar, um dos ingredientes principais dessa receita, era um artigo de luxo, muito caro e raro. Por esse motivo, bolos e sobremesas davam um sabor mais adocicado a esses pratos.

Já no século 18, há indícios do consumo do famoso bolo de cenoura nos Estados Unidos em 1783, como consta no livro New York Cookbook da escritora Molly O’Neill. No entanto, o carrot cake, é bem diferente do nosso e também bem mais denso. Além de ser feito totalmente à mão, sua cobertura é de creme branco de manteiga a base de cream cheese, com nozes e uvas-passas.

Aqui no Brasil, o nosso queridinho demorou para aparecer e ficar famoso. Os historiadores da Gastronomia acreditam que a receita brasileira tem sua origem estadunidense e foi trazida pelos portugueses. Porém, somente em 1960 que os registros dessa sobremesa começaram a aparecer por aqui.

Como deixar o bolo de cenoura fofinho?

Nada melhor do que fazer uma receita de bolo e ver que ele está fofinho e macio, não é mesmo? E se você quer aprender a fazer um bolo de cenoura bem macio, vem comigo que eu separei algumas dicas para você!

Dica 1: Peneire tudo. Não é frescura. Na verdade, é um jeito de deixar a massa mais aerada. Peneire a farinha, o açúcar e o fermento.

Dica 2: Sempre deixe os ingredientes em temperatura ambiente. Não acrescente nada gelado. Para a massa ficar bem homogênea, retire antes tudo que for usar e estiver na geladeira. Qualquer massa de confeitaria, com exceção de algumas específicas, se misturam muito mais facilmente dessa maneira.

Humm, já estou sentindo o cheirinho daqui!

Quem não ama um bolo de cenoura para o café da tarde ou no café da manhã, não é? Aliás, com um cafézinho ou chá fica melhor ainda! Quer conferir mais receitas como essa que são fáceis de fazer e deliciosamente irresistíveis? Continue navegando pelo nosso blog e descubra o mundo de possibilidades que temos para você.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…