Como usar a máquina de fazer pão?

como fazer pao na maquina de pao

Pão caseiro que acabou de sair do forno é uma das coisas simples do dia a dia que faz qualquer um mais feliz. O problema é que muitas pessoas nunca se aventuraram e tentaram fazer pães, pois possuem medo de que tudo de errado. Nesse caso, adquirir uma máquina de fazer pão pode ser uma ótima ideia, porém, outro problema surge: como utiliza-la corretamente? Vale a pena o investimento nesse equipamento? Confira a seguir como utilizar a máquina de fazer pão e desfrute dos benefícios que ela irá trazer a sua vida.  

dicas para sua maquina de fazer pão

Quais tipos de pães podem serem feitos com a máquina de pão? 

É possível fazer pães normais, francês, integral, vegano, entre diversos outros tipos. Basta escolher a melhor receita para máquina de pão.

Além de pães, é possível fazer massas de pizza, tortas, geleias, bolos e outras receitas apenas utilizando a máquina de fazer pão. Basta selecionar a programação da máquina que ela vai se encarregar de entregar a sua receita prontinha. Acredite, sua máquina de pão possui outras utilidades

Além disso, as máquinas possuem um ciclo de “amassar”, que é utilizado para quando você quer preparar pães que não fiquem com o formato do balde, mas sim de alguma formato que você gostaria de dar manualmente. Nesse ciclo, a máquina irá bater, sovar e deixar crescer apenas. Depois, você retira a massa e modela do jeito que quiser.

A maquina ainda possui um ciclo apenas para assar. Após utilizar o ciclo amassar, você pode retirar a massa, moldar, rechear como quiser e coloca-la de volta na máquina. Em seguida, selecione o ciclo assar.

Nesse ciclo de apenas assar você pode também fazer refeições, como frango com batatas e risotos.

É fácil fazer pães em uma máquina de pão? 

 É bem simples: basta adicionar os ingredientes, programar e aguardar o tempo de preparo. A maquina irá misturar os ingredientes, sovar a massa, aguardar o tempo de descanso e depois irá assar. Existem ainda algumas dicas e truques que vão facilitar ainda mais o preparo.

Além da praticidade, esse equipamento te auxilia a economizar tempo e garantir que sempre tenha pão quentinho para o seu café da manhã. Existem aparelhos que conta com uma programação de até 15 horas de antecedência para que você faça na noite anterior e coma pão quentinho pela manhã, como é o caso da maioria das máquinas de fazer pão.

 Além disso, existem máquinas que distribuem automaticamente frutas, nozes e outros ingredientes no momento certo, possuem LCD inteligente e são super fáceis de programar, pois contam com programas manuais e automáticos. Esse é o caso da máquina de fazer pão da Breville

 Se você está preocupado com o tamanho dos pães produzidos pela máquina, isso é algo facilmente resolvido pela máquina da Britânia. Ela produz 4 opções de tamanho, que são de 450g, 600g, 900g e 1200g. Ela mistura todos os ingredientes, bate a massa, descansa e ainda possui 3 opções de cor do pão: claro, médio e escuro

qual a melhor maquina de fazer pao?

Posso adaptar receitas convencionais? 

É possível realizar a adaptação de receitas que você conheça, que são da sua família ou até mesmo as que você pode encontrar online. Uma receita incrível que pode ser feita na máquina de fazer pão é a de pão de forma vegano, fácil e adaptável perfeitamente para o ciclo completo.  

As máquinas de pão me ajudam a economizar dinheiro? 

Você definitivamente irá economizar dinheiro com uma máquina como dessa em sua residência. Os pães que adquirimos prontos incluem em seu valor final a mão de obra, os gastos do local em que está sendo fabricado, o transporte e também os ingredientes usados. Portanto, ao longo prazo, esse investimento traz economia.

Caso você já tem o costume de fabricar pães caseiros saiba que o consumo de energia da maquina é menor que de fornos elétricos por conta do espaço reduzido que ela precisa aquecer em comparação ao forno elétrico.

Para aumentar sua economia, confira a etiqueta de eficiência energética do modelo de máquina de fazer pão que adquiriu. Procure por aparelhos em que a indicação da eficiência energética é A.  

As máquinas de pão facilitam a sova? 

Todo o processo de preparo de um pão caseiro é realizado pela máquina, incluindo a sova! Portanto, basta colocar seus ingredientes na máquina e programa-la para seu pão fique pronto após o tempo de preparo, não é necessário realizar nada mais.  

O processo de sova da massa é realizado pela pá que existe dentro do balde, localizado no interior da máquina. Essa pá irá girar durante o preparo até que a massa do pão esteja pronta para começar a assar. 

Além de facilitar a sova, essas maquinas permitem que você tenha pães fresquinhos durante todas as manhãs, basta programa-las durante a noite do dia e na manhã seguinte o seu pão já estará pronto para o consumo.

Passo a passo de como utiliza máquina de fazer pão

Se por alguma razão você perdeu o manual da sua máquina ou comprou a mesma sem as instruções, siga o passo a passo a seguir antes de começar a utiliza-la:  

1 – Inspecione o seu equipamento 

Primeiramente, comece observando o que tem em mãos. Sua máquina, geralmente, é composta por três elementos principais: a máquina em si, o balde de pão e a lâmina de bater massa, confira se nenhuma dessas partes estão faltando caso tenha comprado um equipamento de segunda linha. 

Tanto o balde quanto a lâmina na maioria das vezes são removíveis, portanto, mesmo que durante o processo eles precisem de um pouco de força para serem retirados, não tenha medo.  O balde possui uma alça que deve ser usada para retira-lo da máquina após o término do pão. 

Além disso, algumas máquinas também possuem objetos de medição, como copos e colheres medidores. Guarde-os, pois eles serão usados para medir exatamente a quantidade de ingredientes necessários.

2 – Escolha a sua receita

Você pode escolher uma receita super fácil para começar. Depois de ter usado a máquina de pão por algumas vezes, já é possível fazer receitas mais elaboradas. O pão vegano(faça meia receita) e o pão de batata integral (faça meia receita na maquina de pão) são ótimas alternativa.

A receita irá te informar exatamente qual é a medida dos ingredientes de acordo com o tamanho do pão desejado. Fique atento a esse detalhe. Caso esteja acompanhando uma receita que não tem as medidas já calculadas para a máquina, é possível realizar adaptações e converter receitas

3 – Comece a organizar o seu equipamento.

Para remover a forma da máquina girando-a levemente em sentido anti-horário até desencaixar ou puxando a mesma com o auxílio da alça. Isso irá depender do modelo que você tem em mãos. 

Dentro do balde, existe um pino, que é o local onde iremos encaixar a lâmina de bater massa. 

Lembre-se de que os ingredientes devem ser postos na fôrma de assar ainda fora do aparelho, para se evitar que eles não caiam e sujem o forno e a resistência. 

4 – Coloque os ingredientes no balde

Para começar qualquer receita, coloque os ingredientes dentro do balde que está na máquina, ele servirá tanto como tigela para mistura quanto para assadeira. Primeiramente, adicione os ingredientes líquidos, em seguida os secos e por último coloque o fermento. Utilize os medidores (caso tenha) que vem em conjunto com a máquina para inserir os ingredientes.

Lembre-se de sempre usar o fermento biológico, seja o fermento seco ou o fresco. Jamais use o fermento em pó branco, pois ele é utilizado apenas para bolos.

Após colocar todos os ingredientes, encaixe o balde na máquina e feche a tampa.

5 – Selecione o tipo de pão
receita de pao caseiro sem sovar

Primeiro, selecione o ciclo da máquina. Ao clicar no botão “Ciclos” ou “Opções” (o nome do botão pode variar de acordo com a marca da máquina), irão aparecer alguns números: o primeiro corresponde ao número do ciclo ou a opção que representa o tipo de pão que será feito. Basta olhar o índice que geralmente está no painel da máquina e ver que o número que representa o tipo de pão escolhido.

No caso da maquina da Mondial, por exemplo, o ciclo 1 representa pão normal, ciclo 2 o pão francês, e assim por diante. Continue clicando no botão “Ciclos” ou ”Opções” até aparecer o número que representa o tipo de pão que deseja.

6 – Escolha a cor do seu pão

Em seguida, escolha a cor que você gostaria que o pão tenha. Clique no botão “Cores” e escolha entre claro, médio ou escuro, a opção irá aparecer no visor da máquina.

7 – Defina o tamanho do pão

Escolha o tamanho do seu pão, que deve ser correspondente a quantidade de ingredientes que você colocou na receita, portanto, lembre-se na hora de programar qual era o tamanho de pão que você escolheu quando definiu a receita.

Geralmente, as máquinas podem ter de dois a quatro tamanhos de pães. Na máquina, aperte o botão “Tamanho” até que apareça marcado no visor o tamanho escolhido.

8 – Determine o tempo de preparo

Além do número do ciclo, no visor irá aparecer do lado direito o tempo de preparo do seu pão. Com o botão “Timer +”, você pode atrasar o início da receita, colocar os ingredientes durante a noite e ter pão fresquinho durante a manhã.

Por exemplo: você está programando sua máquina as 23h e quer pães frescos às 7h da manhã seguinte. Temos um intervalo de 8 horas, portanto, aperte o botão “Timer +” até que apareça do lado direito do visor o número de horas desejado, que no caso será “8:00”. A maquina já inclui nesse tempo de espera o tempo de preparo, portanto, o pão estará realmente pronto na hora escolhida.

Com o botão “Timer – “ você pode diminuir o tempo de espera, caso tenha adicionado muito tempo apertando “Timer +”.

6 – É hora de começar o preparo.

Por fim, aperte o botão “Ligar”. Espere o pão ficar pronto, pois a máquina irá fazer sozinha todo o trabalho.

Em média, o pão normal demora cerca de 3 horas para ficar pronto. Parece muito, porém é exatamente o tempo que você demoraria para fazer com suas próprias mãos, a diferença é que enquanto a máquina de fazer pão prepara o alimento enquanto você estará livre para realizar suas tarefas.

7 – Aguarde o aviso sonoro da máquina

A maquina irá emitir um aviso sonoro para te alertar que o pão está pronto. Abra a tampa e, com a ajuda de uma luva ou pano de prato, levante a alça do balde e retire-o de dentro da máquina. Algumas possuem um pequeno espeto de metal, que vem com a máquina separadamente, e serve para levantar a alça, mas você pode utilizar também um garfo para te ajudar.

Retire o balde usando luva ou pano de prato através da alça. Vire o balde para baixo e o seu pão irá sair facilmente, pois geralmente os baldes são de material antiaderente. Caso ainda esteja um pouco difícil de retirar, vá até a parte de baixo do balde e gire o pino.

As vezes, a lâmina de bater passa fica presa dentro do pão. Com o auxílio de um garfo ou com o próprio espeto de metal, você pode puxar a lâmina.

Caso queira preparar uma nova receita, espere a máquina esfriar totalmente durante algum tempo.

8 – É hora de degustar!

Deixe o pão descansar entre 5 a 10 minutos antes de corta-lo. Armazene o seu pão em um saquinho ou em um pote bem fechado, armazene-o em temperatura ambiente ou na geladeira.

O pão pode durar entre 3 dias a 2 semanas, se for armazenado bem fechado dentro da geladeira.

Você pode fazer uma deliciosa geleia de morango caseira para passar em seu pão, antepasto de beringela ou requeijão cremoso caseiro.

requeijao de ricota

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Recém-proprietário de uma máquina de fazer pão: veja aqui dicas e truques essenciais | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…