Pão de batata fofinho – Receita Caseira

4.84 from 6 votes
receita de pão de batata super fofinho
Eu amo pão de batata e o tanto que são fofinhos. Aliás, já ensinei por aqui também como fazer pão de batata doce integral! Fiz duas versões diferentes deste pãozinho. Em uma delas, usei catupiry para rechear. Já na outra, substitui o fermento convencional por fermento de garrafa que já ensinei por aqui como fazer.
Por mais diferentes que sejam,  as duas fornadas de pão de batata superaram minhas expectativas.

É necessário pincelar ovo sobre o pão?

Gosto dele assim, sequinho sem aquele brilho que o ovo dá. Entretanto, se você preferir, pode pincelar ovos batidos para ficar douradinho. Você também pode adicionar queijo, gergelim, sementes de abóbora e girassol por cima do ovo batido para dar um charme a mais.
receita fácil de pão de batata super fofinho
Veja outras receitas de pães caseiros clicando aqui: Pães Caseiros da CasaEncantada.
Se preferir utilizar o fermento de garrafa, troque o leite e o fermento seco por 1 xícara (de chá) do nosso fermento de garrafa e acrescente 4 colheres de leite em pó na primeira fase. O tempo de crescimento é bem mais lento. Por isso, assim que amassei levei à geladeira e deixei crescer por 24 horas. Retirei, fiz as bolinhas e aguardei mais 4 horas para crescerem depois de moldados.

Forno em temperatura alta

O forno começa alto porque não queremos que queime por fora e fique cru por dentro. Após 10 minutos, baixe a temperatura para 200°C. Este início em forno quente é só para dar start ao crescimento dos seus pães. Por isso, é importante aquecer o forno na temperatura mais alta por pelo menos 1 hora, antes dos pãezinhos entrarem, para criar o ambiente perfeito para o crescimento deles.

Pãozinho de batata recheado

Para  rechear cada pãozinho, usei uma colher de catupiry, mas você pode usar o ingrediente que preferir, doce ou salgado. Uma ótima opção de recheio é queijo cottage cremoso caseiro, já que é muito fácil de fazer e fica uma delícia. Ademais, você também pode preparar pesto de manjericão para rechear. Inclusive, já ensinei essa receita por aqui e é um espetáculo!

Acompanhamentos para o pão de batata:

Agora, que tal preparar também sua manteiga caseira para acompanhar? É super simples, pois você precisará apenas de creme de leite! Para as formiguinhas de plantão, ensinamos a fazer uma geleia de morango caseira de apenas três ingredientes que também combina super bem com esses pãezinhos.
receita de pão de batata super fofinho

Pão de batata fofinho

Pão de batata caseiro super fofinho, feito com batata cozida, e pode ser recheado com catupiry! Congela super bem e é uma ótima opção de lanchinho! Faça em casa!
4.84 from 6 votes
Tempo de Preparação 40 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Descanso 6 hrs
Tempo Total 1 hr 20 mins
Course caseiro
Cozinha brasileira
Quantidade 32 pãezinhos

Ingredientes
  

  • 2 batatas grandes aprox. 250 g cozidas descascadas e amassadas
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1 colheres (de sobremesa) de sal
  • 1 pacotinho de fermento seco instantâneo - 10 g
  • 1 xícara (de chá) de leite morno
  • 1 kg de farinha de trigo aproximadamente
  • 1/2 xícara (de chá) de manteiga derretida para pincelar - opcional

Instruções
 

  • Em um bowl grande misture o purê de batatas, os ovos a manteiga e o açúcar até que tudo esteja bem homogêneo.
  • Adicione o leite, o sal e 1 xícara de farinha, mexa até a farinha dissolver e parecer um mingau grosso, adicione o fermento e reserve por 15 minutos.
  • Vá adicionando a farinha aos poucos e sovando até obter uma massa lisinha, pode ser que você não precise do 1 kg da farinha de trigo, então adicione aos poucos e somente o necessário!
  • Deixe a massa crescer até dobrar de volume.
  • Transfira para a bancada e divida a massa em 32 pedaços, é o tamanho perfeito para os pãezinhos.
  • Abra a massa e se for rechear agora é a hora! Com a massa aberta como uma pizza coloque o recheio no centro e vá unindo as bordas até que esteja bem fechado, se a massa estiver muito fininha pode estourar, se não estiver bem fechada o recheio pode vazar, então não se esqueça de apertar bem com os dedos para esta massa se fundir.
  • Coloque a parte arrematada para baixo em uma assadeira bem polvilhada de farinha, faça o mesmo com o restante da massa.
  • Com todos os pãezinhos de batata na assadeira ligue seu forno em temperatura alta ( aqui no nosso forno a temperatura alta é 280°C)  e deixe os pãezinhos crescerem antes de ir ao forno, isso deve demorar 1 hora aproximadamente, é o tempo perfeito para o forno ficar bem quentinho!
  • Leve seus pãezinhos ao forno até ficarem dourados, assim que retirar pincele a manteiga derretida sobre eles ainda quente!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Sem dúvidas, essa receita ficará uma delícia. Por isso, se fizer o pãozinho em casa, não se esqueça de compartilhar conosco no Instagram usando #acasaencantada.

Pin para ver depois:

Salve este pin e faça a receita de pão de batata fofinho.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

105 respostas

    1. Olá, bom dia!
      Ficamos felizes em saber que deu certo a receita. Realmente, quando está muito frio demora mais, o segredo é colocar uma bacia com água quente embaixo da forma de pão e cobrir com uma toalha. Assim ele cresce mais rápido nos dias de frio.

  1. Pingback: Sopa de batata cremosa | A casa encantada
  2. Pingback: Como Fazer Queijo Cottage Caseiro | A casa encantada
    1. Gabi querida! Você pode usar qualquer uma delas, neste caso a batata que digo na receita é a batata inglesa, aquela para fazer batata frita! Mas pode substituir por qualquer raiz cozida! Batata doce, mandioquinha, mandioca ou cenoura, todos eles ficam ótimos nesta receita.

  3. Eu moro fora do Brasil e aqui nao tem paozinho delicia igual o Brasil tem… so quero parabenizar porque a receita e maravilhosaaaa, segui os passos direitinho e deu perfeito.. pesei pra que ficassem o mesmo tamanho todos, e deu em torno de 26 paeszinho… Obriagda, com certeza faremos muitas vezes!!

    1. Ahhhh que comentário maravilhoso! Obrigado por voltar até aqui e nos contar! Fico muito feliz que deu certo! Um beijo

    2. Olá Nanda!
      Essa receita foi pensada para fazer os pãezinhos, caso você tente fazer um pão de forma algumas etapas da preparação podem ser diferentes.
      Nós temos muitas receitas deliciosas de pão de forma aqui no nosso blog, você vai adorar conhece-las!
      Vou deixar aqui no comentário 2 ótimas receitas que você vai adorar:
      – PÃO DE LIQUIDIFICADOR FÁCIL QUE NÃO PRECISA SOVAR: https://www.acasaencantada.com.br/confeitaria/paes/pao-de-liquidificador-facil-que-nao-precisa-sovar/
      – PÃO DE FORMA VEGANO: https://www.acasaencantada.com.br/receita/pao-de-forma-vegano-2/
      Beijos 😉

  4. Pingback: Como Congelar Batata | A casa encantada
    1. Su, pode congelar assado! Depois desce um pouco para a geladeira e esquena no forno convencional ou no microondas

  5. Muito boa a Receita
    Segui a Risca fiz com fermento normal instantanio Ficou igual o da foto bem macio
    Queria tirar uma duvida de congelamento se posso tirar direto do freezer e assar em fogo alto mesmo ??
    E se você tem alguma ideia do prazo de validade apesar que não vai durar muito
    obrigado pela receita

    1. Oi, Rudney! Que bom que você gostou! Para congelar é só colocar os pãezinhos em um saco próprio para congelar e levar para congelar por até 3 meses. Para descongelar, é só deixar descongelando em temperatura ambiente ou na geladeira durante a noite, leve ao forno ou torradeira por no máximo 5 minutos. Abraço 🙂

  6. Fiz hoje, a massa ficou lisinha, coloquei para crescer até dobrar a massa. E quando abrir a massa estava tudo molenga tive que colocar mais farinha, nao sei se foi pq hj aqui está uns 35° o que pode ter dado errado. Vou colocar no forno agora…Vamos ver se vai ficar bom🙌

  7. Pingback: Pão de batata fofíssimo e delicioso | Mel e Pimenta
  8. Gente do ceu, fiz metade da receita e me arrependi. Ficou maravilhoso.
    Como faz pra congelar e descongelar?? Da proxima vez vou dobrar a receita kkkk.

    1. Adorei, Rosana hahahah É super simples, coloque os pãezinhos em um saco próprio para congelar e leve para congelar por até 3 meses. Para descongelar, é só deixar descongelando em temperatura ambiente, leve ao forno ou torradeira por no máximo 5 minutos. Beijo <3

  9. Pingback: Fermento de Cristo ou Fermento de Litro | A casa encantada
  10. Pingback: Cookies com apenas dois ingredientes! Aveia + banana
  11. Pingback: Quatro receitas simples e saudáveis para o café da manhã | A casa encantada
  12. Pingback: Pão de cebola fofinho | A casa encantada
  13. 5 stars
    Eu preciso vir aqui dizer, fiz meia receita e tenho 16 pãezinhos no forno a 15 minutos e o cheiro está INCRÍVEL abriu um buraco no meio estômago rs não vejo a hora de provar. Obrigada pela receita.

  14. Pingback: Pão Petrópolis ( o pão de forma mais gostoso do Brasil) | A casa encantada
  15. Pingback: Pão de iogurte - Feito com fermento de garrafa | A casa encantada
  16. Pingback: Requeijão Cremoso feito em casa | A casa encantada
  17. Ariana,acabei de fazer.Dimais de bom!!!! Amei,amamos!!! Muito obrigada por sua generosidade. Não ficaram lindos como os seus,mas acho que mais gostosos,ficaram! Um grande beijo

  18. Pingback: Pão de cenoura super fofinho | A casa encantada
  19. Pingback: Pão de Batata Doce Integral | A casa encantada
  20. Amei a receita do pão de batata. Mas o q mais amei foi a receita do fermento pra fazer o pão de cristo. Passei minha infância inteira comendo deste pão, como eu gostava. Mas nosso fermento morreu e nunca mais consegui um desse.
    Vou fazer o fermento e dar para minhas primas e vizinhos. Obrigada!

  21. Ariiiiiii! Que receita maravilhosa! Amei fazer esses pães. Fácil e gostoso! Ficou super levinho e fofo! Na minha receita, foram necessários apenas 600gr de farinha. O que me rendeu 24 pães de 50gr ?. Obrigada por compartilhar esta receita que com certeza irá pro meu caderno de receitas! Bjoss

  22. Simplesmente amei sua receita, super pratica e fácil de fazer e os pães ficara divinos, super fofinhos e ainda molhadinhos! Recheei os emus com queijo cottage, já fazia aquela receita mais deu uma olhada na sua, a minha eu uso o vinagre branco pra coalhar o leite.

    1. Delicia Livia!!! Fico feliz que gostou, já me falaram sobre o vinagre coagular o leite ainda melhor, vou tentar também! Beijos e obrigado!

  23. M A R A V I L H O S O !!!!
    Fiz na planetária, deixei crescer por 1 hora, modelei, deixei crescer por mais 1 hora e coloquei para assar em forno pré aquecido 250°C por 10min., abaixei para 205°C por aproximadamente 20 min.. e pronto! Não deu tempo nem de esfriar. Acabou!

    1. Que maravilha!! Esta receita vem do caderninho da minha mae! Pensa numa pessoa orgulhosa cada vez que vejo que alguem fez e acabou com eles quentinhos como eu fazia na infância! <3

  24. Pingback: Os 10 posts mais vistos de 2017 | A casa encantada
  25. Pingback: Requeijão Cremoso feito em casa | A casa encantada
    1. Que pena Marcela! Aqui estes pãezinhos sempre são sucesso!
      Os ovos e as batatas estavam em temperatura ambiente? A manteiga derretida? O leite morno?
      Pergunto isso pois sei que muita gente se esquece e acaba não dando certo.
      O que aconteceu com sua massa? Não cresceu? Não deu ponto?
      Me conte quem sabe posso te ajudar!

  26. Boa Noite Ariana,
    Muito fácil sua receita, pão maravilhoso sabor. Eu não sei o que aconteceu com minha massa, ela dobrou o tamanho mas ficou grudando muito em minhas mãos.

    1. Oi conceição, pode ser a qualidade da farinha ou o caso de colocar um pouquinho mais de farinha na bancada e nas mãos na hora de sovar.
      Confesso que me dou mais bem com massa mais hidratada que com massa seca, no caso de estar grudando ainda nas mãos experimente lavar suas mãos, secar e enfarinhar tanto a mão quanto a superficie da massa!

  27. Pingback: Pão Petrópolis ( o pão de forma mais gostoso do Brasil) | A casa encantada
  28. Delícia de receita! Fácil de fazer e os pãezinhos ficam muito fofos. Ideal para lanche de crianças… e de adultos também.
    Obrigada por compartilhar! Adorei!

    1. Oi Isa, enquanto o forno aquece seus pães crescem, eu deixo meu forno aquecendo por 30 minutos até 1 hora, é o tempo exato para dar o start na fermentação, beijos

  29. Pingback: Queijo Cottage Caseiro | A casa encantada
    1. Marina, não sei estimar a validade, se não comemos na hora eu congelo meus pãezinhos! No freezer estimo que conserve por 3 meses!

  30. Sugestão
    Ao postar uma receita que vai ao forno, favor fornecer a temperatura do forno. Dizer na temperatura mais alta fica meio vago pois cada forno chega a uma temperatura máxima diferente.

    1. Geovana, bom dia!
      Eu coloco para aquecer o forno na temperatura mais alta que ele tem, queremos o forno bem quente para introduzir o pãozinho e ele crescer, depois dos primeiros 10 minutos se quiser pode abaixar para temperatura média! Eu asso todo o processo em forno bem alto, mas meu forno é gás encanado, não tem muita potência, se seu forno for potente pode abaixar depois dos primeiros 10 minutos

    1. Misericórdia, ficou muito bom! Mas nuncaaaaaaa mais eu reclamarei do preço do pãozinho de batata! Dá muito muito trabalho, são muitas etapas, comecei a fazer o pão às 15’30 da tarde, agora são 18’20 ainda estão no forno. Receita especial mas requer tempo e paciência. Mais fácil comprar pronto.

  31. Fiz a receita com fermento seco e os pãezinhos ficaram ótimos! Tão fofos e saborosos que estou repetindo a receita hoje. Obrigada por compartilhá-la conosco. Um abraço, Cecília

    1. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️ Que maravilha!!!
      Fico mais que feliz em saber que gostou e repetiu a dose! ?

    1. Sim CAtarina! Agua salgada se gosta do pão mais salgadinho, confesso que já esqueci até de colocar sal e fica super adocicado! Uma delicinha! BEijo!

  32. Pingback: Sopa de batata cremosa | A casa encantada
    1. Sim Igor, nunca usei 100% só a farinha integral, usei quando fiz 1/3 da receita de farinha integral, e vá adicionando aos poucos pois a farinha integral absorve mais o líquido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…