Trufas de chocolate para páscoa

trufas de chocolate

 

A Páscoa está chegando! Em vez de comprar ovos industrializados, que tal reunir as crianças e fazer trufas de chocolate? Pensando em proporcionar para vocês um momento gostoso na cozinha, hoje eu vou ensinar a preparar essa iguaria, que, por sinal, é muito simples.

Primeiramente, como de praxe aqui na Casa Encantada, vamos conhecer umas histórias a respeito da receita?

Cogumelo? Também!

A palavra trufa tem origem do termo em latim “truffle”, que é o nome de um cogumelo comestível que cresce embaixo da terra e é muito comum em países como Espanha, Itália e França.

Sobre o inventor da trufa de chocolate, existe uma disputa entre dois chefes franceses do século XIX: Auguste Escoffier e Louis DuFour. No caso de Louis, ele tem o apoio da cidade francesa de Chambéry, que se autoproclama o berço das trufas de chocolate desde 1895.

Inclusive, a parte cômica dessa história é que DuFour teria aprendido a fazer trufas de chocolate de um modo completamente acidental. Afinal, reza a lenda que, na ocasião, ele tentava fazer uma sobremesa de chocolate para um príncipe russo, mas o prato saiu errado.

Sendo assim, para não deixar o príncipe e os convidados do evento sem um docinho, enrolou o chocolate e o polvilhou em cacau em pó. Então, o novo prato agradou a todos os presentes na festa.

Aliás, as primeiras trufas de chocolate levavam chocolate nobre, creme de leite, conhaque e glucose e, depois, eram envolvidas pelo cacau em pó. Porém, com o tempo se percebeu que a durabilidade do doce era pequena. Logo, passaram banhá-lo em uma camada de chocolate.

trufas de chocolate
Cogumelo comestível inspirou trufas de chocolate e tantas outras 😀 (Fonte: Unsplash)

Trufas de chocolate rápidas e fáceis de fazer

A receita que trago para vocês precisa de apenas três ingredientes: creme de leite, chocolate picado e cacau em pó para polvilhar.

Eu gosto de misturar o chocolate ao leite com o chocolate meio amargo para um doce menos enjoativo e mais equilibrado, mas você também pode usar chocolate branco e acrescentar outros ingredientes.

Para dar mais sabor, é comum adicionar uma pequena dose de conhaque, uísque ou licor. Entretanto, como a ideia é envolver as crianças, é melhor substituir a bebida por essência de baunilha.

Também é possível adicionar nozes e amêndoas picadas à ganache quando ela ainda estiver cremosa. Se preferir rechear a trufa com pedaços de frutas, por exemplo, é melhor esperar a ganache endurecer e envolver a massa ao redor da fruta.

Se a ideia é presentear os familiares e amigos com os bombons feitos com tanto amor e carinho pelas mãos dos pequenos, é bom caprichar na embalagem. Você pode usar potes de vidro, caixas de papel ou fazer trouxinhas com papel laminado. Fitas e laços coloridos dão o toque final.

Agora que você já sabe tudo sobre as trufas de chocolate à francesa, vamos à receita para deixar a sua Páscoa ainda mais divertida e saborosa. Ela rende 20 trufas pequenas.

Trufas de chocolate

Ingredientes
  

  • 100 ml de creme de leite
  • 200 g de chocolate ao leite
  • 100 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • Cacau em pó a gosto

Instruções
 

  • Em uma panela, coloque o creme de leite. Ligue no fogo médio até começar a ferver. Assim que começar a ferver, desligue.
  • Adicione o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo. Misture até derreter tudo no creme de leite. Se quiser, adicione 1 colher de chá de essência de baunilha.
  • Passe a massa da sua trufa para um recipiente e cubra com plástico filme. Leve para o freezer por 40 minutos.
  • Molhe as palmas das mãos com água e pegue pequenas porções da massa para enrolar as trufas. Passe as bolinhas no cacau em pó.
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…