Batata: dicas de como escolher, comprar e guardar.

Como congelar e escolher batata

Dica de como conservar batata: 

Escolher batata e armazená-las pode ser uma dificuldade quando todas parecem uma opção ruim, por isso estamos aqui com mais uma dica para te salvar nessas horas!

Então, a dica que temos hoje pode te ajudar também quando você descascar mais batata do que vai usar, ou quando quer guardar para comer em outro momento.

como fazer batata frita crocante
  1. A melhor maneira de conservar a batata crua que já foi descascada e cortada é colocando em uma vasilha e cobrir com água.Portanto, coloque a vasilha na geladeira e consuma dentro de 24 horas.
  2. Evite lavar as batatas antes de guardar com a casca na geladeira a fim de não tirar sua proteção natural contra bactérias.
  3. Se as batatas já foram cozidas você poderá guardá-las na geladeira por 3 dias em recipiente fechado.
  4. Não armazene as batatas junto com as cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que degrada as duas.
  5. Coloque as batatas em papel pardo (de pão), ou um saco de plástico com furos para respirar.
  6. Caso queira conservar a batata no congelador, não recomendamos que faça isso com a batata crua, e sim com a batata cozida em formato de purê (neste caso a melhor batata é a asterix). A princípio, você pode cozinhá-las e amassá-las, colocando em um recipiente hermético ou sacos de congelamento. No freezer as batatas cozidas irão durar de 10 a 12 meses sem perder o sabor, após este tempo poderão não estar estragadas, mas perderão suas propriedades. (não podem haver mudanças na temperatura para este resultado!)
  7. Uma forma de identificar que as batatas estão ruim é quando vão ficando macias, sem cor e murchas. Além disso, brotos na batata podem indicar deterioração.

Dicas de como comprar/escolher batatas

  1. As batatas devem ser firmes de casca suave, sem manchas, brotos e rachaduras. Por isso, evite comprar batatas com a cor esverdeada ou azulada. Elas contém solanina, que deixa um gosto ruim e também faz mal à saúde, podendo causar diarreia e dores de cabeça.
  2. Evite comprar batatas em sacos fechados, pois você não tem como examinar. Às vezes, os sacos não contem aberturas o que não permite que a umidade saia prejudicando a conservação das batatas.
  3. Fuja de batatas já higienizadas, pois como foram lavadas sua proteção pode ter sido afetada fazendo com que elas tenham maior propensão a bactérias e menor validade.

+ dicas: 

  • Não é preciso descascar as batatas antes de passá-las pelo espremedor. A casca fica no utensílio, enquanto a polpa passa com facilidade.
  • Adicione batatas-cruas cortadas a sopas ou ensopados que tenham ficado salgados demais. As batatas vão absorver o excesso de sal durante o cozimento.
  • Se desejar que o sabor das batatas usadas em saladas fique mais acentuado, tempere-as quando ainda estiverem quentes.
  • Caso você não consuma as batatas que cozinhou, você pode adicionar manteiga + creme de leite e congelar para consumir depois.

Confira algumas de nossas receitas relacionadas, assim você aproveita essas dicas: 

E aí, curtiu as receitas? Conte pra gente no nosso Instagram o que você achou!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Batata recheada de micro-ondas | A casa encantada
  2. Pingback: Como Congelar Batata | A casa encantada
  3. Pingback: Batata recheada na air fryer | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…