Como congelar alimentos? Descubra dicas incríveis

Como congelar alimentos

É necessário congelar os alimentos da melhor forma possível. Isso para que não tenhamos nenhum problema depois. Por exemplo, intoxicações, bactérias e fungos e afins. Tudo o que vamos comer é coisa séria. Por isso, precisamos conservar do jeito certo.

Como você conserva comidas e refeições ? Você acha que faz as coisas certas? Veja dicas de como congelar seus alimentos e nunca mais passe aperto.

AVISO: Antes de começar o processo para guardar e congelar seus alimentos, tenha certeza de que tais estejam já frios ou numa temperatura ambiente. Nunca congele comidas ainda quentes.

Dicas para congelar alimentos

 

Dica #1

Separando as vasilhas.

É sempre bom ter vasilhas, de vidro ou plástico, com suas tampas (para que não fique frouxo) e sacos plásticos em casa. Esses itens são peças-chave práticas na hora de levar ao freezer.

Para os bifes, porções individuais de arroz refogado ou frutas picadas, é aconselhável a utilização de sacos plásticos. Mas, é preciso lembrar que para utilização desses, o ar deve ser retirado ao máximo. Seria uma verdadeira embalagem a vácuo manual.

Porque a presença de ar cria cristais de gelo e a proliferação de fungos e bactérias, que contaminam o alimento.

Dica EXTRA: utilize um canudo para sugar o máximo de ar possível.

Para alimentos molhados, como feijão, caldos e afins, recomenda-se o armazenamento em potes com tampa. Sejam de vidro ou plástico. Esses recipientes são resistentes ao congelamento e ótimas opções.

No caso de frutas picadas, temperos ou alimentos líquidos, as forminhas de gelo são válidas. Essas podem ser utilizadas. Já que esse tipo de alimento poderá ser desenformado posteriormente para utilização em vitaminas ou sucos.

como congelar molho de tomate caseiro

 

Dica #2

Cada um com seu cada qual!

Essa frase vale como um mantra para o congelamento de alimentos. Antes de começar a guardar as coisas, verifique qual tipo de refeição é ideal para os recipientes que você tem em casa.

Nesse sentido, é preciso analisar o tipo de comida, qual ficará congelada por mais tempo por conta do consumo a longo prazo e por aí vai. Esse é um dos primeiros passos a ser levado em consideração. 

grão de bico congelado

Dica #3: use etiquetas para congelar alimentos

As etiquetas são sinônimo de organização, certo? 

Portanto, para facilitar a procura no freezer, use etiquetas e catalogue os alimentos que estão em cada pote.

Assim, você não precisa ficar abrindo e fechando os recipientes o tempo inteiro. Além da praticidade, e da facilidade em reconhecer o que está em qual lugar, você otimiza tempo. Isso porque, não precisará ficar horas atrás de alguma coisa.

Dica #4

Não opte pelo papel alumínio no congelamento.

Aliás, o papel alumínio favorece a formação de cristais de gelo, proliferação de bactérias e fungos, que contaminam o alimento. E, consequentemente, causam intoxicação e demais problemas.

Dica #5: Congelar alimentos crus

É muito comum congelarmos carnes ainda cruas. Afinal, devido à compra feita em maior quantidade e o preparo feito só antes. No entanto, é preciso ter uma atenção e cuidado redobrados quando se trata disso.

As carnes cruas – boi, porco, peixe e afins – não podem sofrer congelamento duas vezes, ou seja, uma vez retiradas do freezer, não podem voltar para o mesmo lugar ainda cruas, senão estragam. As bactérias e fungos estragam a proteína em questão.

Alimentos embalados à vácuo

O que pode ser feito é: congelamento de porções certas para as refeições, para que se retire apenas o necessário e não haja desperdício.
Demais, outra opção: retirar toda a carne e cozinhar um prato usando esta. Nesses casos o prato poderá ser congelado sem perigo de estrago.

Detalhe Importante: confira sempre se o seu freezer está gelando bem e mantendo os alimentos conservados. Existem casos em que problemas no funcionamento acabam estragando os alimentos.

Então, gostou das dicas? Comente aqui embaixo o que achou e se você já sabia de alguma dessas informações fornecidas. Aliás, você tem costume de congelar seus alimentos assim?

Por fim, confira outras dicas:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Tudo o que você precisa saber para congelar alimentos | A casa encantada
  2. Pingback: Como Congelar Brócolis | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…