Como congelar vegetais e manter os nutrientes?

congelar vegetais

Manter uma alimentação saudável no dia a dia não é fácil. Muitas vezes, ficamos reféns do tempo e acabamos comendo qualquer coisa pela praticidade. Pensando nisso, preparamos uma dica de como congelar vegetais mantendo o sabor e os nutrientes. Assim, você terá ao alcance das mãos uma refeição saudável sempre que precisar.

O processo de congelar vegetais dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena. Afinal, apenas conservá-los no refrigerador pode tirar todo o sabor e os nutrientes, deixando-os impróprios para consumo. Inclusive, nós já falamos sobre isso aqui. O melhor procedimento para congelar vegetais é conhecido como “branqueamento”. Confira o passo a passo. 

  • Primeiramente, limpe bem os vegetais em água corrente.
  • Logo em seguida, descasque com muito cuidado.
  • Depois, escalde em água quente ou no vapor. Preste muita atenção nessa parte, pois você não deve cozinhar totalmente o vegetal.
  • Assim que retirá-lo, com a ajuda de um escorredor, mergulhe em água com gelo. Dessa maneira, você causará um choque térmico e terminará o processo de branqueamento.

A melhor maneira de guardar seus vegetais é separando em porções pequenas, em sacos plásticos, sem ar, fazendo uma embalagem a vácuo.

congelar vegetais

Ah, o tempo de “validade” dos vegetais congelados pode variar. Por exemplo, alguns duram de 6 meses (abóbora, abobrinha, acelga, aipim). Outros, 8 meses (beterraba, berinjela, couve-flor). Tem até os de 10 meses (brócolis, cenoura e espinafre).

Prontinho! Bom apetite! Aproveite uma refeição nutritiva, saborosa e que vai ajudar a melhorar sua imunidade.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Salada com frios e macarrão integral | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…