Evite queimaduras na comida congelada

3 receitas para congelar com carne moída - pacote a vácuo para evitar cristais de gelo

Os cristais de gelo em comidas congeladas ou que são reservadas para serem consumidas depois são uma realidade.

É decepcionante encontrar no freezer um pacote de carne cinza e descolorida na hora de descongelar. Isso é causado pela queima do alimento no freezer.

Além de estragar seus planos para um jantar rápido e prático ainda aumenta a conta do delivery ou supermercado. Sem contar que é mais um prato desperdiçado indo para o lixo.

A queima e os cristais de gelo em comida congelada acontece no processo de evaporação do liquido do alimento. Deixando o alimento com partes ressecadas e cristais de gelo na superfície.

Infelizmente não só a aparência dos alimentos é modificada como também seu sabor e textura.

Existem muitos pontos a se considerar para acabar com este problema no freezer. O maior problema acontece na presença de ar dentro do recipiente, deixando assim espaço para que a água evapore como também por conta da mudança de temperatura do alimento ao entrar em contato com o ar frio do freezer.

A formação dos cristais de gelo

Assim como nosso corpo humano é composto de 60% de água, sua comida também contém muita água. Quando os alimentos são colocados no congelador, a água dentro dos alimentos quer migrar para os locais mais frios.

Uma vez que a água se move para o topo da comida, ela pode se tornar cristais de gelo. Esses cristais de gelo começam a evaporar (um processo chamado sublimação, em que uma substância passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa sem voltar ao líquido primeiro). 

Quando a água evapora, deixa manchas secas e acinzentadas nas carnes, legumes e pratos prontos.

Essas moléculas evaporadas podem entrar em contato com o ar do seu freezer, combinar com outras moléculas de outros alimentos e, às vezes, voltar a entrar no seu alimento, fazendo com que o sabor seja desagradável. É por isso que a embalagem adequada é vital para preservar os alimentos no seu freezer.

 

Como evitar a formação dos cristais de gelo

3 receitas para congelar com carne moída - como congelar e evitar cristais de gelo na comida congelada

Para então evitar que o alimento forme os blocos de gelo e perca seu gosto, a primeira dica é que retire o máximo de ar possível.

Quanto menos ar estiver em contato com o alimento melhor vai ser seu congelamento, e menos gelo vai se formar.

Com o fim de evitar a formação de cristais de gelo e a queima do alimento no freezer siga estas dicas:

  • Enquanto seu alimento estiver congelando, evite abrir e fechar a porta do freezer por conta da troca de calor com o ambiente externo,
  • Utilize refratários herméticos como potes com tampa hermética ou saquinhos com ziper, neste caso retire todo o ar possível antes de leva-lo ao congelador
  • Seladoras á vácuo são perfeitas para isso. Além de retirar todo o ar você pode levar o alimento direto para o banho maria sem necessitar descongelamento prévio, é a forma mais certeira em evitar que cristais de gelo se formem no interior.
  • Tome muito cuidado com embalagens furadas, se estiver espaço o ar entrará e fatalmente o líquido interno dos alimentos tentará evaporar causando os cristais indesejados.
  • Nunca leve pratos ainda quentes diretos para o freezer. Você pode refrigerar os pratos prontos para um melhor resultado e rápido congelamento.

 

Tente fazer com que a comida congele mais rápido

Para congelar frutas em pedaços ou legumes branqueados utilizo uma técnica que garante o rápido congelamento.

Com o alimento já frio, distribua sem que se sobreponha as frutas e legumes que você deseja congelar sobre uma assadeira baixa forrada de papel manteiga ou tapete de silicone.

Leve a assadeira em aberto para o freezer por 30 minutos.

Cada pedacinho do alimento será pré congelado neste momento.

Em seguida, leve os alimentos para um saco próprio para congelamento com zip e retire todo o ar possível do saco. Isso não só evitará os cristais de gelo como também conseguirá retirar pequenas porções do ingrediente congelado sem que tudo vire um grande bloco de gelo.

É seguro comer alimentos com formações de cristais de gelo ou que queimaram pelo freezer?

Sim, é seguro. O alimento estará desidratado somente, o que modificará bastante a textura e o sabor, mas isso não é impeditivo caso queira consumir assim mesmo.

Seladoras á vácuo é uma solução?

Se você como eu tem o costume de congelar alimentos com frequência, depois do freezer a seladora à vácuo é nossa maior aliada.

Os sacos para seladoras á vácuo são feitos exatamente para evitar a entrada e saída de ar. Isso faz com que a umidade do alimento não escape para a superfície evitando assim a queima no freezer.

Certifique sempre se o saco para a sua seladora é BPA free, evitando assim que contamine seus alimentos na troca de temperatura.

No mais fique de olho em nossas dicas sobre congelamento que podem melhorar ainda mais seu dia a dia.

E na dúvida, visite o nosso guia definitivo de como congelar alimentos.

 

Espero ter ajudado 🙂

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

9 respostas

  1. Pingback: Como Congelar Espinafre | A casa encantada
  2. Pingback: Como congelar alimentos prontos para manter a produtividade trabalhando em casa. | A casa encantada
  3. Pingback: Lanches para congelar - volta às aulas | A casa encantada
  4. Pingback: Como Congelar Quinoa e Outros Grãos | A casa encantada
  5. Pingback: Tudo o que você precisa saber para congelar alimentos | A casa encantada
  6. Pingback: Como Congelar Batata | A casa encantada
  7. Pingback: Passo a passo: Hambúrguer caseiro fácil | A casa encantada
  8. Pingback: Como Fazer e Congelar Arroz de Couve Flor | A casa encantada
  9. Pingback: Como congelar grão de bico e uma salada fresquinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…