Sobras da Páscoa: como reaproveitar chocolate!

ovos de páscoa criativos, aprenda a fazer em casa e vender ovos perfeitos e criativos

Quando pensamos em Páscoa, automaticamente em nossas mentes já relembramos dos ovos de chocolate e dos almoços com muito peixe e outras receitas deliciosas. Porém, em alguns casos ficamos sem saber o que fazer com as sobras da páscoa de chocolate, tanto com barras, quanto ovos ou caixas de bombom. Assim, preparei uma lista com diversas receitas para utilizar as sobras do chocolate.  

sobras de ovos de páscoa

O que fazer com sobras de ovos de páscoa?  

Antes de mais nada, o ideal é que você corte em pequenos pedaços as sobras de ovo de páscoa e deixe reservado. Desse modo, será mais fácil derretê-lo em banho maria ou outros métodos.  

Além disso, mantenha juntos os chocolates do mesmo tipo. Entretanto, se você tem em sua residência chocolate amargo, ao leite, branco, e outros tipos, guarde-os em pedaços separadamente. Assim, você não corre o risco de utilizar chocolate amargo e ao leite juntos em uma receita.  

Uma maneira bem rápida de derreter o chocolate caso você não esteja familiarizado com o banho maria é usar o micro-ondas. Em um refratário, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas em potência média por 30 segundos. Em seguida, retire, mexa e leve novamente ao micro-ondas por mais 30 segundos até que ele esteja derretido completamente.  

O que fazer com sobras de chocolate meio amargo?  

O chocolate meio amargo é perfeito para o preparo de diversas receitas pois consegue balancear o sabor de doce do prato. Então, veja algumas opções a seguir:

Bolos e cobertura de chocolate

Para comer durante a tarde depois da páscoa, você pode preparar um bolo de chocolate e iogurte utilizando as sobras de chocolate meio amargo. Lembre-se de retirar o chocolate da geleira em torno de uma hora antes de começar a receita. Assim, ele fica em temperatura ambiente e facilita o derretimento.  

Bolo de chocolate e iogurte molhadinho

Porém, caso você queira preparar bolos de outros sabores e ainda ter um gostinho de chocolate, faça uma calda de chocolate meio amargo para colocar em bolos de cenoura, massa branca ou o que preferir.  

Receitas rápidas com sobras da páscoa

Mas, se você está procurando por uma receita super rápida para matar aquela vontade de comer doce, pode fazer um brigadeiro cremoso que não precisa ir ao fogão 

Brigadeiro cremoso de colher que não vai ao fogo

Se você gosta da ideia de não utilizar o forno ou fogão em suas receitas, fazer um fudge de chocolate e nozes é uma alternativa, pois toda a receita é feita no micro-ondas. Além disso, ela é perfeita para embrulhar e presentear amigos e familiares queridos.  

sobras de páscoa fudge
fudge de chocolate e nozes de micro-ondas

Mousse de chocolate

Mas, se você está com saudade daquele tradicional mousse de chocolate, essa receita não leva gelatina e leite condensado! Ainda por cima, deixa uma textura incrível que derrete na boca. 

Caso o chocolate não tenha leite, podemos preparar uma receita vegana: mousse de chocolate e abacate.  

Sobras da Páscoa Mousse
Receita de mousse de chocolate tradicional

Receitas com chocolate amargo 

É difícil lidar com o chocolate amargo. Porque as receitas mais óbvias com o uso de chocolate que vem a nossa mente sempre utilizam o chocolate ao leite.  

Porém, se você quiser aproveitar aquela barra de chocolate amargo que ganhou, pode preparar um Brownie de chocolate, molhadinho por dentro e com aquela casquinha por fora! 

receita fácil de brownie de chocolate duplo com nozes

Receitas com chocolate branco utilizando sobras da páscoa

O chocolate branco é realmente um dos mais difíceis de criar receitas. Porque como é muito doce, o prato pode ficar enjoativo. Mas, esse não é o caso da trufa de chocolate branco. Essa receita é deliciosa e ainda leva coco, um dos ingredientes mais tradicionais na confeitaria.  

receita de trufa de chocolate branco e coco

O que fazer com a sobra de chocolate derretido

Antes de mais nada, tenha em casa algumas formas para criar bombom. Então, com o chocolate que sobrar, derreta-o novamente utilizando seu micro-ondas e coloque nas forminhas. 

Você também pode colocar o chocolate em um recipiente pequeno e reto. Após endurecer, utilize uma faca levemente quente para cortar o chocolate em pequenos cubos perfeitos para consumir mais tarde. 

Agora te apresento o caminho oposto.

Por fim, caso seu desejo seja comprar o chocolate e preparar seus ovos de páscoa veja este especial que preparamos:

faça e venda ovos de páscoa criativos

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Adorei! Acaba que muitas datas comemorativas são quase sinônimo de exagero e desperdício, eu levanto a bandeira total de que devemos evitá-lo e usar as sobras da melhor forma possível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…