Croque Monsieur fácil: lanche antes da ceia de Natal

Croque Monsieur

Apesar de ser uma noite cheia de magia e sentimentos, fazer a ceia de Natal não é exatamente uma tarefa simples. São muitos preparos: peru, arroz colorido, salpicão, saladas, acompanhamentos, sobremesas, além de toda a decoração. Na maioria das vezes, não sobra nem tempo de almoçar e muito menos de fazer almoço. Por isso, hoje a dica é um Croque Monsieur, um sanduíche super fácil de fazer e simplesmente delicioso de comer.

Muitos consideram o Croque Monsieur um dos sanduíches mais saborosos do mundo. E vocês sabiam que, apesar de ser um lanche tipicamente francês, ele na verdade foi criado na Inglaterra?

Pois é! O Croque Monsieur é uma versão do famoso sanduíche inglês Welsh Rarebit, que é feito de queijo e assado no forno. Já sobre o nome “esquisito”, boatos contam que teria surgido por acaso, em um daqueles charmosos cafés parisienses.

De acordo com o que conta a história é que o garçom, ao entregar o pedido a um cliente disse: “Le croque, monsieur”, que em português seria “O pão tostado, senhor”. Só que o cliente, ao escutar isso, entendeu que o nome do lanche era Le Croque Monsieur. Desde então, o sanduíche é conhecido dessa forma.

Croque Monsieur

Eu não sei vocês, mas eu adoro essas histórias que envolvem comidas e os nomes que elas recebem. Normalmente são bem interessantes e engraçadas. Vocês conhecem histórias assim? Me contem nos comentários, ok?

A magia do Croque Monsieur

Voltando ao tema principal, diferente do Welsh Rarebit, que só leva queijo, o Croque Monsieur também tem presunto como ingrediente principal, e a receita original é feita com pão brioche, no formato do pão de forma.

O famoso molho béchamel, ou molho branco, é outro componente indispensável deste sanduíche. Entretanto, como tempo é uma das coisas que menos temos no dia do Natal, a versão que vou dividir com vocês carrega um tipo bem mais simples.

Ah, uma coisa também bem interessante dessa receita é que a montagem você faz como quiser, ok? Não tem regra de ser pão, molho, presunto, queijo e pão. Aqui o que manda é o seu gosto… Molho embaixo, molho por cima… Muito queijo, pouco queijo, muito presunto, nada de presunto, enfim.

Aqui no blog, o que eu faço é sugerir maneiras simples e saborosas de se alimentar, mas a palavra final de como fazer é sempre de vocês. Nunca se esqueçam disso. E, qualquer dúvida, é só me perguntar nos comentários ou no perfil @acasaencantada no Instagram.

Bom, por enquanto é isso. Anote o passo a passo e faça esse sanduíche incrível para um lanchinho delicioso antes da ceia de natal. Afinal de contas, saco vazio não para em pé, né? hahaha

Ah, ainda tem muita coisa pela frente! Aproveitem.

Croque Monsieur: lanche antes da ceia de natal

Ingredientes
  

  • 4 fatias de pão de forma fatiado (as opções mais grossas são as mais indicadas)
  • 1 caixinha de creme de leite sem soro
  • 4 fatias de presunto
  • 100 g de queijo gruyère ou emmental ralado grosso
  • Sal
  • Noz-moscada
  • Manteiga para untar

Instruções
 

  • Unte um refratário com manteiga, coloque 2 fatias de pão de forma e reserve.
  • Em uma tigela, despeje o creme de leite, uma pitada de sal, algumas raspinhas de noz-moscada e misture até obter um creme bem homogêneo.
  • Coloque metade do creme por cima dos pães que já estão no refratário, adicione 2 fatias de presunto em cada fatia de pão com molho, cubra com a metade do queijo e tampe com o pão restante.
  • Cubra tudo com o restante do creme branco, salpique os outros 50g de queijo por cima e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 10 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido e levemente dourado.
  • Mate sua fominha!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…