É seguro pedir comida por delivery?

é seguro pedir comida no delivery?

Pedir comida por delivery é uma praticidade. Porém, acabamos refletindo se fazer isso pode causar algum problema a saúde e se realmente é seguro.Pizza, Food, Delivery, Dining, Set Menu, Nugget

Alimentos de delivery podem oferecer perigo para mim?  

Especialistas afirmam que não há evidências de que alguma doença seja transmitida através de alimentos. Aliás, para Benjamin Chapman, professor e especialista em segurança alimentar da Universidade Estadual da Carolina do Norte, “não temos nenhuma evidência de que a embalagem de alimentos ou alimentos seja uma fonte para adoecer”.  

Ademais, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informa que transmissão é realizada principalmente de pessoa para pessoa, através de partículas de vírus que se espalham quando alguém tosse ou espirra.  Portanto, ingerir ou tocar em superfícies contaminadas não é uma das principais formas de transmissão. 

Medidas de segurança

Em primeiro lugar, medidas de segurança estão sendo tomadas em restaurantes. São elas: lavagem frequente das mãos, limpeza de superfícies e utensílios e cozimento de alimentos na temperatura certa. Ou seja, a biologia nos garante que os vírus não podem crescer dentro dos alimentos. Assim, com o tempo, a tendência é que o risco de contaminação comece a ficar menor.

A embalagem do delivery pode transmitir doenças?  

Apesar das orientações do CDC, muitas pessoas ainda têm dúvidas. Se meu alimento entrar em contato com uma embalagem, que contenham partículas virais, posso me contaminar?  

Ainda, segundo o estudo publicado em uma revista científica, o vírus permanece vivo:  

  • Por até 3 horas após ser expelido no ar por uma tosse; 
  • 24 horas quando depositado sobre papelão 
  • De dois a três dias sobre superfícies de plástico e aço inoxidável, como maçanetas, bancadas.  
  • Quatro horas em superfícies de cobre 

Embalagens utilizadas

Desse modo, surge uma grande preocupação sobre as embalagens utilizadas. E ainda, além disso quais são os cuidados necessários a respeito disso. Afinal, se alguém tossir em um recipiente ou colher de plástico, o vírus poderá permanecer ativo por alguns dias. 

Nesse sentido, a mesma pesquisa pode nos ajudar a sanar essa dúvida: qualquer tipo de infecção pode ser evitada através da desinfecção de superfícies com:  

  • Álcool 62-71%; 
  • Água oxigenada 0,5%; 
  • Água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio; 
  • Temperatura acima de 56°C.    

Sendo assim, caso você receba qualquer alimento pelo delivery, faça as seguintes ações:  

  • Retirar o alimento de sua embalagem original e colocá-lo em recipientes limpos que já existam em sua residência; 
  • Lavar muito bem as mãos após o manuseio de embalagens; 
  • Colocar os alimentos acima de superfícies que já foram desinfectadas; 
  • Usar seus próprios talheres, ao invés de talheres descartáveis. 

Porém, vale lembrar que o próprio CDC já informou que o contato com superfícies contaminadas não é o principal modo de contágio. Portanto, a cautela deve se estender principalmente quando você for falar o motoboy, entregador ou atendente.  

Algumas dicas são: 

  • Antes de mais nada, mantenha uma distância segura. Além disso, evite entrar em contato físico com uma pessoa ao pegar sua comida;  
  • Não utilize dinheiro. Opte pelo cartão e pelo pagamento online através de alguns aplicativos que oferecem delivery;  
  • Por fim, priorize cozinhar em casa. Porque qualquer precaução não é grosseira ou exagerada.

Existe risco de contrair doenças por mantimentos entregues pelo delivery?  

As recomendações de Benjamin Chapman e outros especialistas são:  

  • Lave as mãos após o manuseio de embalagens; 
  • Lave frutas e vegetais com água corrente. Porque não há necessidade de lavar comida com sabão; 
  • Cozinhe o alimento em temperaturas acima de 65°C por três minutos. Isso reduzirá os níveis de qualquer partícula de vírus; 
  • Por fim, deixe caixas de mantimentos frescos por mais ou menos um dia antes de pegá-las. Mas é claro, sempre refrigerar ou congelar produtos perecíveis imediatamente 

Aliás, perceba que a água a 56 °C é um pouco mais quente do que a água capaz de provocar queimaduras. Além disso, nossos alimentos são preparados em fornos ou sendo cozidos em água muito quente. Portanto, não devemos ficar tão receosos com os alimentos em si.

Além de ficar atento às embalagens e limitar o contato humano, outras dicas para garantir a sua segurança na hora de pedir delivery são: 

Compre do pequeno, valorize os restaurantes da sua região 

Faça pedidos sempre de restaurantes que você conhece 

Cheque o histórico do restaurante 

Pesquise se o local tem boa reputação com a Inspeção Sanitária. Posteriormente, observe como os funcionários estão trabalhando no local. Em seguida, como está a limpeza do mesmo. 

Portanto, tenha certeza de que sua comida está fresca 

Jagdish Khubchandani, professor de ciências da saúde na Ball State University de Indiana, afirma que devemos prestar atenção se nossos alimentos estão frescos. Se o alimento estiver em vitrines, não é seguro comprá-lo. “Quando a comida está em temperatura ambiente, você não pode confiar nela”, explica Jagdish 

Só para exemplificar, ele faz essa afirmação porque as bactérias crescem mais rapidamente entre essas temperaturas. E se expor a bactérias pode enfraquecer seu sistema imunológico. Portanto, uma dica é, caso você esteja pegando comida para viagem, pergunte quando ela foi feita.  

Antes de tudo, priorize cozinhar em casa

Por fim, se puder, tente preparar seus alimentos sempre na sua casa. Aliás, você pode começar a substituir certos alimentos. Sobretudo porque assim, não será necessário ir frequentemente a mercados. 

Aliás, conheça outros artigos relacionados da série:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como congelar alimentos prontos para manter a produtividade trabalhando em casa. | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…