Maçãs fatiadas: como conservar? (sem limão)

Maçãs fatiadas

Já pensou em conservar suas maçãs fatiadas branquinhas e gostosas na lancheira do seu filho ou para um snack a tarde no escritório?

Conservar maçãs fatiadas é uma dificuldade para a maioria das pessoas.

As maçãs cortadas e guardadas podem ser uma facilidade para pessoas com dia a dia corrido e precisam de um lanche ao longo do dia, além de ser uma praticidade na vida da gente.

O problema é que a maçã é uma fruta que oxida muito rápido (fica marrom), e por isso não dá para guardar cortada em fatias sem alterar a cor e a textura.

A explicação é a que a maçã possui algumas enzimas que acabam reagindo ao entrar em contato com o ar, e por isso, acontece a oxidação, que são as manchas escuras que vemos pela fruta algumas horas após ela ter sido cortada.

Para quem tem filhos em idade escolar esta dica poderá ajudar na organização da lancheira.

Alguns pais utilizam a técnica de deixar a maçã fatiada de molho em uma solução ácida com limão ou vinagre que muda razoavelmente o sabor da maçã, rapidamente percebida pelos pequenos e seu paladar.

Esta era uma estratégia para as maçãs da lancheira aqui de casa que em alguns dias voltavam intactas. Seja pelo sabor ou por terem escurecido mesmo com este cuidado.

Resultado, a maçã volta para casa, o filho não apenas não se alimenta como também é mais um alimento que vai para o lixo.

Mas temos aqui uma solução simples e eficaz que tem funcionado para nós:

Dica para conservar sem preocupação suas maçãs fatiadas :

  • 1. Dilua 1/2 colher (de chá) de Sal em 1 xícara (de chá) de água fria.
  • 2. Lave a maçã, corte e deixe de molho nessa solução por 10 minutos.
  • 3. Escorra até ficarem secas e guarde em pote hermético fechado na geladeira.
  • 4. Antes de colocar na lancheira enxágüe para que não reste cristais de sal mal diluídos.
Maçãs fatiadas Photo by Markus Spiske on Unsplash

A maçã ficará com gosto de sal?

Não! O sabor desta solução é muito suave e apenas impede que a maçã oxide, portanto, não fica salgado.

Se você está preparando a lancheira escolar para o seu filho e não quer que reste dúvidas ou algum cristal de sal perdido enxágüe as fatias de maça antes de irem para a lancheira.

Dica de ouro: deixe para adicionar canela ou outro elemento para aprimorar o sabor quando tirar a maçã da geladeira, ou seja, não guarde “temperada”.

A maçã cortada não servirá apenas como lanche, você pode guardar na geladeira após passar pela solução de água e sal para utilizar em alguma receita enquanto segue os outros passos da receita, como em um bolo, um doce ou um suco no fim da tarde. 

Que tal compartilhar conosco os seus resultados? Nós adoraríamos saber se você testou e como foram os resultados para você, deixe um comentário aqui embaixo!

Confira outras receitas aqui do blog relacionadas a este post: 

https://www.acasaencantada.com.br/para-o-cafe/suco-de-cenoura-e-maca/
https://www.acasaencantada.com.br/receita/doce-de-maca-e-laranja-caseiro/

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Como congelar torta de maçã | A casa encantada
  2. Gostei!Após o inicio dessa pandemia, tive que me adaptar ao hábito de congelar para poder comer bem durante o mês, antes eu só fazia compras semanais, para evitar desperdícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…