Bicarbonato de sódio como saber se ainda está bom?

bicarbonato de sodio como conservar

Bicarbonato de sódio é um dos compostos químicos mais utilizados em nossas casas. Seja para utilizá-lo na cozinha, ou para outras tarefas domésticas. Ele é muito utilizado e é raro quem não o tenha em casa. Sabendo disso decidimos fazer este post para esclarecer algumas dúvidas e deixar tudo bem claro em relação a ele. 

bicarbonato de sodio estraga?  

O que é o bicarbonato de sódio?

Antes das dicas, acredito ser importante o que você saiba o que ele é de fato. Muitas vezes utilizamos em nossa cozinha, mas sem ao menos saber o que ele é. 

Sendo assim, o bicarbonato é um composto químico, consegue reagir com diversos tipos de moléculas nos alimentos e por isso sua reação é ativa quando produz bolhas. 

Ele é o principal composto do fermento químico que utilizamos em receitas como tortas e bolos, por exemplo. 

E por isso ele é um agente fermentador.

Isto não quer dizer o que pode ser um substituto do fermento ou que ele por si só serve da mesma forma que o fermento nas receitas.

Bicarbonato de sódio ou Fermento

Seguindo o mesmo raciocínio, ele comprado sozinho é composto por 100% de bicarbonato de sódio. 

Em contrapartida, o fermento em pó possui outros agentes como o ácido que otimizam seu trabalho e fazem com que as receitas cresçam da melhor forma possível. 

Além disso, por mais que ele funcione como um agente fermentador, ele não vai agir em todas as situações.

Por isso o bicarbonato  nem sempre pode substituir o fermento nas receitas, já que ele não tem todas as funções que o fermento terá.  

Bicarbonato tem como estragar?

Sim, assim como a grande maioria dos alimentos, o bicarbonato  também pode estragar. 

Por mais que ele demore mais tempo ele ainda pode perder a sua função. Por esse motivo utilizar bicarbonatos além da sua data de validade tem seus prejuízos.

Isso quer dizer que com o passar do tempo a potência de ação do bicarbonato vai se perdendo.

O que posso fazer para saber se ele ainda está bom?

bicarbonato de sodio estraga?

Para saber se o bicarbonato ainda está potente você pode utilizar um agente ácido para saber se ele vai reagir. 

Uma dica simples é que você coloque uma colher de bicarbonato de sódio em um recipiente e adicione um pouco de vinagre ou um pouco de limão por cima. 

Se essa mistura ferver, isso quer dizer que o bicarbonato de sódio ainda pode ser utilizado e que sua potência está boa. 

Caso contrário, o bicarbonato não está bom e você deve jogá-lo fora. 

Armazenando o bicarbonato… posso colocá-lo na geladeira?

Armazenar o bicarbonato é bem simples. Principalmente porque ele é um pó então você pode seguir as principais recomendações para todos os alimentos em pó. 

Dessa forma, para melhorar a vida útil dele é importante que você o mantenha longe da umidade, em um local seco. 

Além disso, caso seu armário esteja próximo ao fogão ou de lugares quentes da cozinha você deve mantê-lo longe de lá, já que o calor produzido pelo vapor dos alimentos vai causar umidade no armário e estragar mais rápido o seu bicarbonato de sódio. 

Para proteger ainda mais você pode colocar o recipiente dentro de um pote hermético para que o calor e a umidade não entrem em contato com o pó. 

Em relação a guardar o bicarbonato de sódio na geladeira, te alerto o que você não deve fazer isso. 

O bicarbonato de sódio consegue absorver umidade e se não for armazenado da forma correta pode se contaminar dentro da geladeira

A diferença de temperatura também afeta a sua potência e por isso mantê-lo no armário em um local seco e seguro é o mais adequado. 

O que acontece se você usar bicarbonato vencido?

Por vezes podemos guardar os alimentos e esquecer de etiquetar sobre sua data de vencimento. E assim acontece de utilizarmos eles vencidos algumas vezes. 

Em relação ao bicarbonato vencido, a indicação sempre é para se utilizar dentro da data de vencimento. 

No entanto, nem sempre sabemos a data de vencimento e assim podemos testá-lo como informei acima para saber se ainda tem potência de ação. 

Neste caso posso te dizer que o bicarbonato vencido não tem tanto perigo à saúde, somente sua ação que será diminuída e suas receitas podem não dar certo. 

Preste atenção somente se o pó continua branco, se não apresenta nenhum odor diferente e se ele fermenta bem na presença de vinagre ou limão.

E aí, o que achou do post? Espero que tenha gostado das dicas.

Não se esqueça de participar do nosso grupo no Facebook e no Instagram para saber das novidades sobre o blog 😊

Espero ter ajudado.

Confira também:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Qual a vida útil dos alimentos da despensa? | A casa encantada
  2. Obrigada pelas orientações! Um dos usos mais interessantes para o bicarbonato é a limpeza! Gosto muito, estou pesquisando outras formas de usá-lo melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…