Hambúrguer vegano de grão de bico

Hambúrguer vegano de grão de bico é a receita de hoje.

Não é porque você é vegano que precisa deixar de comer hambúrguer! Devemos acabar com essa ideia de que pessoas que optam por excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, limitam sua alimentação!

Afinal, evoluímos muito e a gastronomia está aqui para nos provar isso. Com mudanças práticas e criatividade, é possível criar infinitas combinações para receitas veganas.

E, o hambúrguer vegano de grão de bico, nada mais é, por exemplo, do que a substituição da carne por grãos e temperos. O sabor? Igualmente delicioso. Então, continue a leitura para conferir o passo a passo.

Por falar no grão de bico, você sabia que ele é conhecido como o “grão da felicidade”? Ele ganhou esse apelido por ser rico em triptofano, que estimula a sensação de bem-estar. Tem como não amar? Além disso, ele é rico em antioxidantes.

Tem sabor suave, textura macia após o cozimento euma versatilidade que agrada todos os paladares. Inclusive, o grão de bico já fazia sucesso desde o Império Romano. Naquela época, era conhecido como “pulmentum”.

Extremamente popular no Mediterrâneo e Oriente Médio, o grão de bico tem conquistado o coração dos brasileiros.

E, eu prometo, vai conquistar o seu também! Até porque, é um alimento bastante nutritivo. Cerca de 100g dele cozido possuem 116 calorias. Isso, sem contar as proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas. Além, das gorduras saudáveis.

Inclusive, a leguminosa também tem boas quantidades de proteína e ferro. Assim, é uma ótima substituta ao feijão.

5 motivos pra você comer hambúrguer vegano de grão de bico

  1. Diminui o apetite

Quem consome grão de bico sente menos fome e fica saciado por mais tempo. Isso ocorre devido às proteínas e fibras presentes no alimento. Juntos, esses nutrientes retardam a digestão e reduzem o consumo de calorias ao longo do dia.

2. Controla o diabetes

O grão de bico ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Seu consumo retarda a absorção de carboidratos. Dessa forma, ele impede os picos de açúcar no sangue, mantendo o nível saudável em pessoas com diabetes tipo 2.

3. Ajuda a prevenir doenças cardíacas

Por ter magnésio e potássio, o grão de bico também contribui na prevenção de doenças cardíacas. Isso porque, esses nutrientes ajudam a controlar a pressão arterial, que quando está alta é um fator de risco para os problemas no coração.

4. Faz bem para as mulheres

A leguminosa possui ácido fólico, que contribui para que as gestantes tenham uma gravidez saudável e garante o desenvolvimento do feto. Além disso, repõe o ferro perdido das mulheres durante a menstruação.

5. Fortalece os ossos

O grão de bico possui cálcio, fósforo e vitamina K. Juntos, esses nutrientes fortalecem os ossos, prevenindo fraturas e até doenças.

Antes de ir, conheça mais receitas com o grão:

Hambúrguer vegano de grão de bico

Course Aperitivo, fit, jantar, lanches, vitamina

Ingredientes
  

  • 4 xícaras de grão de bico já cozidos
  • 1 cebola média
  • 1 xícara de farinha de aveia (100g)
  • Água filtrada
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Cúrcuma (açafrão da terra) a gosto
  • Coentro, cebolinha, salsa a gosto.

Instruções
 

  • Escorra o grão de bico e transfira para uma tigela com água gelada, para facilitar a retirada das cascas.
  • Em uma panela, refogue a cebola picada no azeite, até dourar.
  • Acrescente o grão de bico e deixe fritar por alguns instantes.
  • Acrescente a cúrcuma e o sal.
  • Triture o grão de bico com um mixer.
  • Acrescente temperos a gosto e espere esfriar.
  • Acrescente a aveia, até dar o ponto.
  • Prepare os hambúrgueres utilizando forma própria ou modele-os com as mãos.
  • Embale um a um e armazene-os em freezer.
  • Para consumo, retire cada unidade do freezer e coloque imediatamente no forno convencional ou na frigideira, já preaquecidos com um fio de azeite.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…