Manteiga Noisette de sabor amendoado

como fazer manteiga noisette (manteiga escura ou amendoada)

Manteiga noisette ou beurre noisette. Esta coisa linda e doce derivada da manteiga sem sal.

Com um pouco de paciência conseguimos transformar manteiga em manteiga de garrafa. Além disso, em ghe, clarificada ou amendoada. Como esta preparação chamada noisette.

A manteiga noisette é a mais escura. Isso, por conta da queima dos sólidos do leite e a evaporação da água da manteiga. Aliás, ela ganha cor e sabor amendoado.

Manteiga Noisette: como usar

Uso tanto para finalização de massas e proteínas como para preparar bolos e biscoitos. O sabor faz toda a diferença! O armazenamento pode ser dentro ou fora da geladeira.Aliás, se quiser, solidifique.

Eu costumo deixar fora da geladeira. Mas, protegida de luz. Sinceramente, nunca deixei em geladeira. A manteiga noisette é um passo além da manteiga clarificada.

Depois da manteiga espumar (seria o ponto para coar sua manteiga clarificada). No entanto, ainda esperamos mais um pouquinho. Isso, para que os sólidos da manteiga que estão no fundo da panela ganhem um tom caramelo. Aí sim, é hora de retirar nossa manteiga do fogo!

Parece complicado mas é extremamente simples.

como fazer manteiga noisette ou manteiga avelã

Passo a passo

Comece selecionando uma panela de fundo grosso. Depois, coloque a manteiga na panela e leve ao fogo baixo para derreter até espumar. Então, mexa com uma colher de pau ou espátula de silicone.

Algumas impurezas vão para a superfície. Portanto, retire estas partículas e deixe no fogo. A espuma da superfície diminuirá e o sólido que está no fundo começará a caramelar.

Fique atento a este passo. Assim que a manteiga estiver com uma coloração amendoada, retire a panela do fogo e coe. Nesse sentido, eu utilizo um filtro de café para filtrar as impurezas. Porém, não é necessário. Mas, se você tiver um chinoise ou preferir usar uma gase forrando uma peneira.

Deixe esfriar e utilize em qualquer receita que pede manteiga derretida.

A manteiga utilizada deve ser a sem sal. Eu utilizei 600 gr de manteiga. Mas, você consegue um bom resultado com qualquer quantidade.

 

Receitas para você usar sua manteiga:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Pãezinhos de farinha de milho e iogurte | Mel e Pimenta
  2. Pingback: Como fazer Manteiga e Buttermilk em casa | A casa encantada
  3. Pingback: Legumes na manteiga | A casa encantada
  4. Pingback: Legumes na manteiga | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…