Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta.

Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha com canela aquece o coração, não é mesmo?

Afinal, não é à toa que é um doce que mora no coração de muitos brasileiros. Provavelmente, você também cresceu numa casa que em tempos frios esse prato era sempre feito!

Que saudades daquela época em que eu comia sem me preocupar tanto se iria ganhar uns quilinhos ou não. Inclusive, eu sempre tive muita dificuldade em ganhar peso quando era menor.

Mas, o tempo passou e hoje é tanta facilidade que me assusto às vezes (rs). Então, comecei a fazer dieta.

No entanto, muita gente vende que temos de deixar de comer muitas coisas. Eu, sinceramente, discordo disso. 

Lógico que temos que comer melhor, mais saudável e reduzir muito o consumo de alguns alimentos. Principalmente, salgadinhos e fast food. 

Porém, ainda dá pra seguir comendo muita coisa que gostamos. Nesse sentido, é só questão de adaptar a receita!

E claro, não poderia deixar de dividir minhas versões mais saudáveis com você. Por isso, hoje trago uma receita de canjica zero açúcar para você comer sem se preocupar com a balança!

É ideal para quem quer cortar calorias! E mesmo assim, não quer deixar de comer um doce tradicional tão gostoso. 

Como fazer canjica zero açúcar?

Canjica Zero Açúcar

Ingredientes
  

  • 500 g de canjica branca
  • 1 litro de leite coco
  • 8 colheres de sopa de extrato de soja em pó
  • 2 litros de água
  • 2 xícaras de açúcar mascavo ou xilitol
  • Canela em pó
  • Cravo em pau
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos

Instruções
 

  • Cozinhe a canjica com ½ xícara de açúcar mascavo e 2 litros de água, na panela de pressão, por 40 minutos depois que ferver.
  • Depois, retire 2 terços da água.
  • Dissolva o leite de soja em pó no leite de coco e misture à canjica.
  • Coloque a canela, o cravo e o restante do açúcar.
  • Leve ao fogo baixo por mais 40 minutos, mexendo a cada 5 minutos.
  • Acrescente a aveia e fique mexendo até engrossar.
  • Sirva quente ou gelado!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Esta minha versão é ideal para quem está começando uma reeducação alimentar. Ou então, quem quer simplesmente diminuir um pouco a ingestão de açúcar.

Aliás, eu garanto que não precisa ter receio quanto ao sabor. Diferentemente de muitas receitas diets, que realmente ficam sem graça, esta canjica zero açúcar tem o gostinho que tanto gostamos. 

Para chegar neste resultado, não uso leite condensado. O leite de coco light é a estrela que faz esta sobremesa continuar deliciosa e ainda ser saudável. 

Aliás, você pode tentar fazer sua própria versão. Dá para usar leite em pó, leite desnatado ou, então, leite vegetal de amêndoas, para quem é vegano. 

Inclusive, dá para usar eles ao mesmo tempo. Tudo depende do quão consistente ou encorpada você quer a sua canjica zero açúcar. Além, claro, do sabor, já que cada um possui um paladar.

E, se você chegou nesta receita é porque está procurando sobremesas mais saudáveis. Então, não deixe de conferir outras receitas que temos aqui no portal:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…