Danoninho caseiro para toda a garotada

danoninho caseiro

O danoninho faz enorme sucesso entre as crianças. Afinal, saboroso e nutritivo, esse iogurte de morango conquista o paladar dos pequenos. Aliás, você sabia que dá pra fazer ele em casa? Aqui, você encontra uma receita de danoninho caseiro incrível.

Aliás, chame os filhos para a cozinha. Isso porque o preparo é tão fácil que eles também podem aprender. Por sua vez, juntar todo mundo traz uma tarefa diferente e bem-vinda para toda a família. Todos vão se animar muito. Aproveite e conte para a galera de onde essa iguaria surgiu.

Uma longa jornada

Primeiramente, quando chegou ao mercado em 1919, o iogurte não era um alimento. Farmácias o vendiam por conta de sua fama de combater problemas intestinais.

Sendo assim. apenas em 1930 o primeiro iogurte aromatizado com morango deu as caras na França. A marca, que hoje é famosa em 120 países, é uma homenagem do fundador Isaac Carasso ao seu filho, Daniel, que tinha o apelido de “Danon”.

Entretanto, as primeiras referências ao alimento datam de II a. C. Na época, o médico grego Galeno descreveu os efeitos benéficos do iogurte. Dentre eles, era bom para digestão, problemas do estômago e, também, purificador do excesso de bílis.

Leia também:

Aliás, outro médico da antiguidade, o greco-romano Pedânio Dioscórides, já indicava a utilização dele para o tratamento do fígado e da tuberculose.

No século VII, um livro chamado de “Grande explicação do poder dos elementos e da medicina”, escrito por diversos médicos de diferentes países, também citava o danone como calmante e regulador intestinal.

Depois, na segunda metade do século VII, os ascendentes dos Búlgaros originários da Ásia levaram o danone para a Europa. Ainda assim, ele só viria a se popularizar no Velho Continente no século XVI.

Então, acredita-se que foi a partir desse ponto que o mundo se rendeu ao danone.

danoninho caseiro
Pedânio Dioscórides já indicava o iogurte na antiguidade. (Reprodução)

Bulgária, berço do iogurte?

Consideram a Bulgária o berço do iogurte. Isso graças a um célebre cientista de lá. Stamen Grigorov foi o primeiro a detalhar sua composição. Em 1904, ele iniciou os estudos na Universidade Médica de Genebra, na Suíça. Daí, começou a examinar o alimento. Um ano depois, foi capaz de identificar a bactéria responsável pela fermentação do leite, a Lactobacillus bulgaricus.

Então, em 1908, o biólogo russo e ganhador do Prêmio Nobel Élie Metchnikoff publicou um livro mostrando uma ligação entre o alto consumo de iogurte por camponeses búlgaros e sua alta expectativa de vida.

Por fim, essa ideia de que o iogurte prolongava a vida popularizou o alimento e fez com que ele se espalhasse por toda a Europa.

danoninho caseiro
Depois de tantas viagens, o danoninho caseiro chegou até nós. (Reprodução)

Danoninho caseiro? Sim!

Enfim, agora que já aprendemos tudo sobre a origem, vamos à receita de danoninho?

Danoninho caseiro

Ingredientes
  

  • 300 g de morango
  • 150 g de açúcar
  • 100 ml de água
  • 185 g de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor em pó

Instruções
 

  • Coloque, em uma panela, os morangos limpos e sem talos, o açúcar e a água.
  • Cozinhe por 10 minutos até a mistura ganhar a consistência de uma geleia.
  • Bata a geleia rapidamente no liquidificador.
  • Adicione o iogurte natural e bata a mistura por mais 1 minuto.
  • Dissolva 1 colher de sopa de gelatina sem sabor em pó em 2 colheres de sopa de água fria.
  • Adicione a gelatina à mistura e bata mais um pouco.
  • Coloque a mistura em pequenas vasilhas e deixe gelar por 4 horas.
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…