Doce de abóbora sem açúcar para comer sem culpa

Quando eu era criança, o doce de abóbora era presença quase obrigatória nos aniversários e festinhas em família.

Inclusive, essa é uma tradição que carrego comigo desde a infância. Aliás, não penso em abandonar tão cedo. Afinal, eu sempre fui apaixonada por receitas com abóbora.

No entanto, com o passar dos anos, ficamos mais exigentes. Afinal, passamos a entender melhor as necessidades do nosso corpo. Por isso, desenvolvi a mesma receita na versão zero.

Mas, o doce de abóbora sem açúcar tem o mesmo gostinho do que eu comia na infância. Porém, agora posso aproveitar sem culpa.

E se você faz parte do time que adora relembrar a infância através dos sabores sem descuidar da saúde, esta receita é pra você!

Isso porque, ela me ajuda a matar aquela vontade louca de comer um docinho depois do almoço.

Além disso, é uma receita sem muitas complicações, muito simples de fazer e fica pronta em poucos minutos.

Aprovada por todo mundo que já provou esta nova versão, o doce de abóbora fit ganhou seu espaço no meu livro de receitas.

Inclusive, o doce também pode ser feito com coco, no pote ou de corte, tudo vai depender do ponto. Gostoso, simples e saudável.

Benefícios do doce de abóbora sem açúcar

Nativa da América do Sul, ela é cultivada em todo o mundo por ser uma fruta extremamente nutritiva e saborosa. Aqui no Brasil as abóboras são cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos indígenas. Isso, bem antes da colonização

Na culinária aproveitamos a fruta toda: a polpa, as sementes, as folhas e até o miolo! Aliás, há várias receitas tradicionais feitas com a abóbora, como o camarão na moranga. No qual, a moranga é assada sem sementes e preenchida com um creme de camarão.

Já, como acompanhamento, o quibebe (purê de abóbora) é um dos favoritos. E, como sobremesa, o doce de abóbora com coco.

Além disso, a abóbora é uma excelente aliada em dietas com baixo teor de carboidratos. Ademais, seu consumo regular traz vários benefícios para a saúde:

  • Melhora a saúde dos olhos;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a perder peso, por ter poucas calorias e ser rica em fibras;
  • Previne câncer, devido ao seu alto teor de betacarotenos, vitamina A e C;
  • Previne rugas e melhora a pele, devido à presença de vitamina A e carotenóides.

Ficou com água na boca? Veja mais algumas receitas que levam abóbora:

Doce de abóbora sem açúcar

Course doce, zero açúcar

Ingredientes
  

  • 500 g de abóbora
  • 1/2 xícara de stevia ou outro adoçante
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 3 cravos da índia
  • 1 canela em pau pequena

Instruções
 

  • Retire toda a casca e corte a abóbora em cubos.
  • Coloque a água, o cravo, a canela e a abóbora dentro de uma panela.
  • Leve ao fogo médio, deixe cozinhar por 12 minutos ou até que a abóbora fique molinha.
  • Amasse bem até que vire um purê, adicione o adoçante e misture bem.
  • Deixe cozinhar até que seque toda a água ou até que o doce desgrude da panela, não pare de mexer para que não queime.
  • Coloque em tacinhas individuais ou dentro de um recipiente grande, decore como preferir e leve à geladeira.
  • Sirva gelado!

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Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

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