Doce de banana sem açúcar caseiro

doce de banana sem açúcar

Minha relação com o doce de banana sem açúcar foi de amor à primeira vista. Mas, antes de contar essa história, vamos falar um pouco sobre a protagonista da receita.

Que a banana é uma das frutas favoritas do brasileiro, todo mundo sabe. Aliás, acredito que essa preferência tenha alguns motivos.

Isso porque, além de saborosa, é uma fruta muito versátil. Existem inúmeras receitas diferentes com esse alimento. Desde sobremesas sem açúcar, até salgadas.

Inclusive, há quem a consome, in natura, como acompanhamento do almoço. Afinal, que mal isso poderia fazer? Nenhum! A fruta é rica em potássio, ferro, cálcio, fibras e outras vitaminas.

Ou seja, faz um bem danado à nossa saúde!

Então, porque não aproveitar esses benefícios para fazer uma sobremesa bem saborosa?

Provavelmente, você já provou, ou pelo menos conhece o doce que se faz da banana. Mas, hoje eu trouxe uma versão mais saudável, sem todo aquele açúcar.

Portanto, hoje eu vou provar que dá para fazer uma sobremesa diet de banana de tirar o fôlego! Devore sem culpa o nosso doce de banana sem açúcar!

Doce de banana sem açúcar caseiro: de onde surgiu a ideia?

Poucos sabem, mas a banana tem origem asiática. Com o tempo, ela sofreu mutações e se adaptou a diferentes climas. Aliás, a banana que comemos hoje é cultivada principalmente em países tropicais.

Não se sabe ao certo quando ela chegou por aqui. Mas, sabemos que em pouco tempo, dominou o paladar dos brasileiros. Tanto que há várias receitas diferentes com a fruta. Inclusive, o nosso doce de banana sem açúcar.

doce de banana sem açúcar

Sabemos pouco sobre a história do nosso prato de hoje. No entanto, acredita-se que ele existe desde a época do Brasil Colônia. Nesse sentido, a teoria é de que os escravos utilizavam as bananas mais maduras, descartadas pelos patrões, para produzir esse doce.

Porém, na época, a receita do doce era feita com todos os tipos de banana. Além disso, levava ingredientes diferentes, como açúcar, água e limão.

Assim, o prato foi passando de geração em geração, até chegar no nosso doce de banana zero açúcar. Aliás, hoje em dia há muitas empresas que fabricam esse alimento. Mas, nenhum chega perto do sabor da versão caseira.

Como escolher banana?

Na receita dessa sobremesa sem açúcar, nós vamos utilizar a banana nanica.

Então, na hora de escolher, existem algumas dicas. Isso, para o seu doce ficar o mais saboroso possível!

doce de banana sem açúcar

Nesse sentido, se for fazer o doce no mesmo dia, dê preferência às que possuírem umas manchinhas marrons e pretas. Quanto mais manchas, mais doce a sobremesa vai ficar.

Além disso, se ela estiver com mais manchas do que amarela, não compre. Isso quer dizer que ela já passou do ponto. Ou seja, está madura demais.

Se for fazer o doce de banana sem açúcar durante a semana, dê preferência às que estão com a casca ainda totalmente amarelas.

Caso queira incrementar um pouco a sua sobremesa diet de banana, castanha-do-pará, ou de caju, são bons complementos. Além de também serem dois alimentos muito saudáveis.

Antes de ir, separei outras sobremesas saudáveis pra você comer sem culpa:

Doce de banana sem açúcar

Ingredientes
  

  • 3 bananas nanicas maduras
  • 1 pitada de canela em pó (opcional)
  • 1/4 xícara de água (60 mililitros)
  • 2 cravos (opcional)

Instruções
 

  • Coloque a água e o cravo em uma panela média (20 cm) e leve ao fogo baixo.
  • Enquanto isso, amasse bem as bananas e reserve.
  • Quando a água começar a ferver, acrescente as bananas amassadas.
  • Acrescente a canela e mexa por cerca de 10 minutos: até ficar consistente, ou começar a se soltar do fundo da panela.
  • Deixe esfriar um pouco e sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…