Farofa de Natal com linguiça, cebola e ovos

5 from 1 vote
farofa de Natal

Peru, chester, tender, salpicão… Se tudo isso não tiver o acompanhamento de uma bela farofa de Natal, qual é a graça, né? Por isso, hoje vou compartilhar com vocês o preparo que fazemos todos os anos na casa da minha vó.

Eu não sei se vocês lembram, mas, no finalzinho do mês passado, eu fiz uma enquete nos stories do Instagram perguntando o que vocês queriam para os nossos conteúdos especiais de Natal.

As opções eram salpicão com ou sem frutas, farofa com ou sem frutas e sobremesa com frutas para quebrar um pouco o doce – ou aquelas bem doces mesmo. O que eu notei com o resultado é que a maioria prefere mesmo o tradicional, e sem muitas surpresas ganharam o salpicão e a farofa salgados, além da sobremesa com frutas.

As receitas também já estão todas por aqui. Basta conferir e dar ainda mais sabor para a sua noite de Natal.

Por que apostar na farofa de Natal?

Eu não sei se vocês concordam comigo, mas um dos melhores acompanhamentos para carnes é a farofa. Pensem comigo: um pedacinho de carne bem suculenta, que deixa aquele caldinho delicioso no prato junto com um pouquinho de farofa… hummmm, só de imaginar dá água na boca.

Outra grande vantagem da farofa é a versatilidade de ingredientes e a facilidade do preparo. Aqui mesmo no blog eu já compartilhei com vocês farofa de castanha de caju e banana passa, farofa de cebola, farofa de bacon com banana e por aí vai.

Quando digo que sou fã de farofa, é porque eu sou mesmo, haha.

Inclusive, estou lembrando aqui agora que esses dias testei uma farofa com arroz cozido amanhecido, que, olha, ficou dos deuses. Prometo que logo, logo divido a receita e o passo a passo completo com vocês.

Lá na casa da minha vó, em todas as ceias natalinas fazemos a receita de farofa de Natal com linguiça, cebola e ovos. Não tem erro, só leva ingredientes de que todo mundo gosta e fica ideal para acompanhar qualquer tipo de prato.

farofa de Natal

E aí, qual é a sua preferência?

Ah, aproveitando o assunto, de qual a farinha vocês mais gostam? Pra mim, a ideal, tanto pra comer no dia a dia com feijão e arroz quanto pra usar em qualquer tipo de farofa, é a de mandioca flocada, tipo biju. Pode ser que na cidade de vocês tenha outro nome, mas aqui chamamos assim.

Às vezes, como somos democráticos, utilizamos a farinha de milho amarela. Na verdade, eu também adoro, não vou mentir.

Independentemente da farinha, o importante é que a sua farofa de Natal desse ano vai agradar a todo mundo, eu tenho certeza disso. Faça na sua casa e depois me conte o resultado, ok? O sucesso é garantido.

Farofa de Natal com linguiça, cebola e ovos

5 from 1 vote
Course natal

Ingredientes
  

  • 250 g de linguiça
  • 200 g de manteiga com sal
  • 1 cebola grande picada
  • 500 g de farinha a sua escolha
  • 2 ovos cozidos picados
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal a gosto

Instruções
 

  • Retire a capa da linguiça e, com as mãos, deixe a linguiça bem esfarelada.
  • Leve uma frigideira ao fogo e aqueça uma colher de sopa de manteiga.
  • Acrescente a linguiça, mexendo sempre para que tudo frite por igual.
  • Adicione a cebola e deixe refogar bem.
  • Quando a linguiça estiver bem fritinha e a cebola quase transparente, despeje o ovo, o cheiro verde, a farinha e misture bastante.
  • Abra um espaço no meio da frigideira e vá adicionando o resto da manteiga aos poucos, sempre esperando que derreta e misturando com a farofa.
  • Faça isso até finalizar a manteiga.
  • Experimente, coloque um pouquinho de sal se julgar necessário e frite por mais 2 minutos, mexendo sempre para não queimar.
  • Está pronta!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…