Salpicão para o Natal com milho, cenoura e bacon

salpicão para o natal

Vocês votaram na enquete que fiz lá no Instagram e, como o prato vencedor foi o tradicional, sem frutas, a receita de hoje é de salpicão para o Natal com milho, cenoura e bacon, especial de família e que tem muito significado.

Essa definitivamente é aquela época do ano que faz com que a gente sinta os melhores sentimentos, não é mesmo? E poucas coisas nessa vida nos fazem ter tantas lembranças boas como comida. O pão da vovó, o bolo da mãe, o churrasco do tio, o pavê da tia e por aí vai.

Não sei se é porque tivemos e ainda estamos tendo um ano muito difícil, mas, por aqui, estamos muito mais sentimentais e sensíveis com a proximidade do Natal. Acho que a distância obrigatória das pessoas que amamos tem nos deixado assim.

Será a primeira vez em muitos e muitos anos que não teremos a família reunida por completo na casa da vó. Sendo assim, eu confesso que ainda nem sabemos direito como será. De todo modo, o Natal sempre foi uma data muito especial para mim. Isso porque somos uma família grande, bastante animada. Então, esse dia é sempre de muito amor, muitas risadas e de muitas piadinhas sem graça, como acontece sempre e nas melhores famílias.

Afinal, quem não tem aquela tia que sempre pergunta para a sobrinha mais nova como estão os namoradinhos, ou aquele tio que solta aquela solta clássica de todo ano: é pavê ou “pacomê”? hahahaha. Se não tiver isso, não dá nem pra chamarmos de Natal.

O amigo secreto, então, é sempre um momento à parte, de muita descontração.

Salpicão para o Natal: frutas ou não?

Um assunto que é sempre motivo de uma boa discórdia saudável nos preparativos natalinos é se pode ou não ter frutas no salpicão de Natal. Eu, particularmente prefiro sem, mas minha mãe e minha avó não abrem mão de algumas uvas passas e de uns pedacinhos de abacaxi e maçã no preparo.

Como a gente resolve essa questão?

Tendo sempre à mesa as duas versões! Uma fica sob responsabilidade da minha mãe e a outra, salgada, fica com a minha tia. Aliás, é exatamente essa receita que ela dividiu comigo que vou compartilhar com vocês.

Um dos segredos para que o salpicão de Natal fique perfeito é o tempero do frango. Hoje em dia, você já consegue comprar o frango desfiado e prontinho pra usar em qualquer mercado e está tudo bem, com certeza também ficará muito gostoso.

Nós, particularmente, preferimos cozinhar o peito ainda com os ossos, na panela de pressão, com muito tempero. Faz parte do ritual, não adianta.

O processo é basicamente colocar o peito na panela, cobrir com água e colocar cebola, alho, orégano, um pouquinho de açafrão, sal, cheiro verde e um pouquinho de tudo quanto é tipo de tempero que tiver na despensa, mas só uma pitadinha de cada coisa.

salpicão para o natal

Depois de pegar pressão, contamos uns 40 minutos, tiramos o frango, deixamos esfriar e só depois tiramos a pele, os ossos e o desfiamos. O gostinho é incomparável e dá um sabor incrível para a receita.

Ah, o caldo você pode guardar também, viu? Dá pra congelar e usar na preparo de sopas e risotos. Nada de desperdícios por aqui.

Vamos lá?

Bom, sem mais delongas, vamos aos ingredientes e para o preparo da receita vencedora! É com muito carinho que compartilho esse passo a passo com vocês. Espero que gostem e que deixe o Natal de vocês ainda mais especial. Não se esquece de me contar o resultado depois, ok?

Salpicão para o Natal com milho, cenoura e bacon

Course natal

Ingredientes
  

  • 500 g de peito de frango temperado, cozido e desfiado
  • 2 cenouras raladas
  • 1 lata de milho
  • 200 g de bacon picado e frito
  • 1 pote de maionese (500g)
  • Cheiro verde a gosto
  • 1 pacote de batata palha

Instruções
 

  • Em um recipiente grande, coloque o peito de frango, a cenoura, o milho, o bacon, o cheiro verde e misture.
  • Acrescente a maionese e mexa bem até incorporar todos os ingredientes.
  • Transfira para um refratário, leve à geladeira por pelo menos 2 horas e, na hora de servir, cubra com a batata palha.
  • Está pronto!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Farofa de Natal com linguiça, cebola e ovos | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…