Bala de banana caseira – Como fazer

Receita de bala de banana com gelatina

Em primeiro lugar, faz muito tempo que eu tento reproduzir receitas de bala de banana sem sucesso. 

Bala de banana foi o primeiro doce que o Joaquim experimentou na vida e eu insisto em querer eternizar esta lembrança no meu caderno de receitas.

Tão bom estas lembranças afetivas que a comida é capaz de trazer não é? Desmemoriada que sou me apego nestas que não saem da cabeça.

O cheiro do feijão ou do alho refogando, a galinhada da minha mãe e o entreveiro do meu pai, receitas que alimentam corpo e alma!

Esta receita de bala de banana é a definitiva, fizemos duas vezes, a primeira fiz o contrário do que sempre recomendo por aqui (faça o que eu digo e não o que eu faço).

Seguir a receita à risca é importante para o sucesso desta bala de banana

Nesse sentido, tentei contar o tempo de olho mesmo, obvio que não deu certo, ficou mole depois de esfriar, tenha do lado o celular para cronometrar os 20 minutos que pede a receita.

A massa da bala de banana desgruda do fundo da panela e dá impressão que já está no ponto, não se apresse e não se deixe enganar, vai mais um tempinho para passar de doce cremoso para bala de banana durinha!

Bala de Banana Caseira

Receita de bala de banana com gelatina perfeito para aproveitar as bananas muito maduras da fruteira.
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Esfriar 2 hrs
Tempo Total 40 mins
Course Dessert
Quantidade 30 balas

Ingredientes
  

  • 6 bananas nanicas amassadas
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar
  • 1 colher (de sopa) de cacau
  • 1 colher (de sopa) de gelatina em pó sem sabor
  • 1/2 limão
  • açúcar cristal para confeitar

Instruções
 

  • Adicione em uma panela alta as bananas amassadas, o açúcar, o cacau, a gelatina e o suco do meio limão, mexa e leve ao fogo médio mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela como brigadeiro,
  • Continue mexendo para não grudar e conte 20 minutos para secar o doce,
  • Transfira para uma assadeira pequena untada com manteiga e deixe esfriar (se tiver uma de silicone ajuda bastante na hora de desenformar),
  • Desenforme o doce em uma tábua de corte e corte as balinhas (eu utilizei um cortador de pizza para isso),
  • Passe cada balinha pelo açúcar e guarde embrulhado em plástico celofane ou sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Aqui neste blog tem doce de banana para todos os gostos! Pois amamos bananas e sempre tem uma ou outra perdida na fruteira.

Enfim, obrigado por ter chegado até aqui!

Sempre bom ter vocês no nosso blog acompanhando cada uma das receitas que saem daqui da nossa cozinha!

Além disso, se você curtiu, saiba que ficaremos felizes e honrados se você compartilhar nas redes sociais nossos textos. Assim mais gente fica sabendo do nosso trabalho!

E se fizer em casa, tira uma foto bem lindona e nos marque lá no instagram, mencionando o nosso perfil do  instagram da Casa Encantada  ou marcando com a hashtag #acasaencantada. Por fim, ficaremos super felizes em ver a nossa receita na sua cozinha!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

5 respostas

  1. Eu sou MEI, e sem ser doceiro e por nesse cidade me atirei a fazer doce de banana de corte e balas, só que não consigo endurecer nem o doce e nem a bala de banana, me ajude por favor

  2. Pingback: Doce de Banana e Chocolate de lamber os dedos | A casa encantada
  3. Pingback: Como fazer bala de banana com gostinho de infância | Correio DF
  4. Pingback: Como fazer bala de banana com gostinho de infância
  5. Pingback: Doce de banana com amendoim - Receita Vegana | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…