Trufa de Panetone – Receita deliciosa

receita de trufa feita com ganache meio amargo e panetone

Mais uma receita para aproveitar as sobras de panetone do natal: Trufa de Panetone.

Receita de trufa de panetone

Reciclar é importante!

Não sei vocês, mas eu AMO panetone. É algo que sempre está presente na minha casa nas épocas festivas de fim de ano. Da mesma forma, eu amo comer seja o panetone com chocolate (chocotone) ou o tradicional com frutas cristalizadas. Além disso, com um cafézinho naquele lanche da tarde fica maravilhoso. 

Transformar aquele panetone que sobrou em uma trufa de panetone é conservar o sabor natalino e dar roupa de festa a ele!

Diferente das trufas compradas de marcas famosas que só leva essência de panetone, estas trufas conta com um ganache meio amargo cheio de pedacinhos de panetone. É uma mistura de sabores que, com toda a certeza, fica perfeita! Por outro lado, você consegue reaproveitar e transformar em algo diferente que fica muito gostoso! 

Trufa de Panetone

Esta trufa de ganache e cobertura meio amargo ganha pedacinhos de panetone para ficar ainda melhor!
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 40 mins
Course Sobremesa
Cozinha brasileira
Quantidade 20 trufas

Ingredientes
  

  • 300 gr de chocolate meio amargo
  • 150 gr de creme de leite
  • 30 gr de mel.
  • 100 gr de panetone rasgado ou em pedaços pequenos
  • aproximadamente 400 gr de chocolate meio amargo temperado para cobrir as trufas conforme as instruções da embalagem.

Instruções
 

  • Derreta os primeiros 300 gr de chocolate meio amargo, eu costumo levar ao microondas em potencia média de 1 em 1 minuto mexendo em cada intervalo até que esteja completamente derretido,
  • Misture ao chocolate derretido o creme de leite e o mel até ficar uniforme e brilhante,
  • Adicione em seguida o panetone desfiado, coloque um pouco, mexa, adicione mais até acabar o panetone, lembrando de verificar se tem panetone distribuído por todo o ganache,
  • Leve para a geladeira para firmar por aproximadamente 4 horas,
  • Com o ganache firme retire pequenas colheradas e boleie como fazemos com o brigadeiro com as mãos untadas até acabar todo o ganache,
  • Derreta e tempere os 400 gr chocolate conforme as instruções da embalagem,
  • Agora com o auxílio de 1 garfo, banhe bolinha por bolinha de ganache no chocolate temperado, afunde a bolinha com um gafo no chocolate e recupere ela de volta, bata as costas do garfo delicadamente na borda da vasilha com chocolate para escorrer o excesso de chocolate e em uma assadeira (que caiba em sua geladeira) forrada por papel manteiga ou plástico filme coloque delicadamente cada bolinha de trufa empurrando com delicadeza do garfo que usou para banhar,
  • Leve para a geladeira para cristalizar o chocolate e assim que a casquinha estiver durinha embrulhe em papel chumbo!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

receita de trufa de panetone com ganache meio amargo

Gostou? Veja também mais receitas para reaproveitar o panetone:

Por fim, não esqueça  de seguir a gente no Instagram! Lá você acompanha todo o conteúdo novo que está saindo por aqui. Ah, e se você fizer uma receita não esquece de postar e marcar a gente com a hashtag #ACasaEncantada

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Pavê de panetone e ganache de chocolate
  2. Pingback: Salpicão de frango – para aproveitar sobras de frango | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…