Como congelar alho (2 formas)

como congelar alho

Congelar alho é uma das melhores maneiras de temperar seus alimentos com muita rapidez, principalmente se você não quer ter de descascar e triturar alho todas as vezes que precisar preparar alguma refeição que utilize esse tempero.

Nós usamos muito alho em nossa culinária. Cebola, pimenta do reino, alho e sal é o quarteto mais usado em diversas receitas e sempre deixa os pratos saborosos e bem temperados. Porém, é exaustivo descascar o alho, pica-lo em minúsculos cubinhos e, no final de tudo, ainda pode faltar ou sobrar um tanto. Congelar alho é uma ótima maneira de evitar que isso vire rotina.

Congelar alho em bandejas de cubos de gelo é uma opção para facilitar o seu uso, porém, remover os cubinhos de tempero pode ser uma tarefa complicada e por fim, acaba sendo muito difícil retirar o cheiro de alho do recipiente.

Como congelar porções individuais de alho

A seguir, conheça duas maneiras de congelar alho. Ambas são super práticas e ajudam muito no cotidiano.

Primeiro modo: Congelar alho em dentes inteiros

alho para congelar

Uma maneira de congelar alho caso você goste de usar dentes inteiros é simplesmente descasca-los e armazenar o alho em um recipiente de vidro com tampa em seu congelador.

Você pode reciclar vidros de palmito, molho de tomate e outros alimentos em conserva.

Segundo modo: Congelar alho picado no azeite

Tempo necessário: 25 minutos.

Alho em cubinhos congelado

  1. Descascando os dentes de alho

    Comece descascando o alho. Existem dicas que são muito úteis.
    Agora, escolha seu óleo favorito. O óleo será usado para que o alho não congele em um grande bloco que será muito difícil de usar, pois não é possível pegar com facilidade pequenas porções. Porém, é importante que você escolha um óleo mais neutro, assim o alho poderá ser usado em todas as receitas que você precisar. O azeite é perfeito pois é um dos óleos que se encaixa em diversas receitas. 

  2. Triturando os dentes de alho

    Para facilitar ainda mais o processo de tempero dos alimentos, o ideal é congelar alho já picado. Para isso, você pode pegar os dentes de alho já descascados e coloca-los dentro de um processador de alimentos, que vai triturar rapidamente sem que você precise fazer muito esforço. como triturar alho - congelar alho

  3. Adicionando o azeite

    Após triturar o alho, adicione, ainda no processador, adicione um pouco de óleo e ligue-o novamente, para que o alho e o óleo se misturem. Não coloque muito óleo, pois essa mistura pode virar uma pasta, e não é necessariamente isso que queremos.  como congelar alho com azeite

  4. Preparando para ir ao freezer

    Forre uma assadeira de metal ou vidro com plástico filme e deposite todo o alho triturado de maneira uniforme. Você pode usar uma espátula de plástico para deixar a superfície bem lisa e reta.
    Com uma faca pontuda, a própria espátula de plástico ou uma espátula para chapa, comece a fazer tiras, cortando na horizontal o alho espalhado. Em seguida, faça o mesmo processo na vertical, formando então quadradinhos de alho na forma. Tente não cortar cubinhos muito pequenos, pois eles podem se desfazer mais tarde no momento de utiliza-los. como congelar o alho

Congelando o alho

  1. Cubra a assadeira com mais plástico filme e a leve ao congelador até os cubos ficarem sólidos. Geralmente, esse processo dura em torno de quatro horas.
  2. Depois desse tempo, retire do congelador a forma, separe os cubinhos de alho em grandes retângulos e guarde essas porções em saquinhos retornáveis de congelamento. Desse modo, sempre que precisar de um pouco de alho basta abrir o congelador, pegar o saquinho e utilizar a quantidade de cubinhos de alho que desejar.
  3. Por fim, marque com uma caneta em seu saquinho ou cole etiquetas que informem a data em que você preparou alho congelado. Desse modo, é mais fácil ficar de olho em sua data de validade.

O sabor e a textura do alho mudam?

Para que a textura e o sabor não mudem de acordo com o tempo, selecione alhos orgânicos e de boa qualidade durante as suas compras. Alho fresco é bem firme, não tem manchas e brotos verdes.

Além disso, recipientes herméticos também ajudam a manter o sabor fresco.

Qual a validade do alho no freezer?

Um dos benefícios de congelar alho é a sua data de validade. No freezer, o seu alho poderá durar por até 3 meses. Basta anotar a data em que você começou a congelar alho no recipiente que está o guardando e sempre conferir antes de usar para ter acesso a um alho bom para uso.

Como usar alho congelado

Para usar o seu alho congelado basta colocar um pouco de manteiga ou o óleo de sua preferência em uma panela e adicionar o alho em seguida. Geralmente, não é necessário descongela-los, o próprio calor da panela irá fazer o descongelamento e também irá deixar o alho frito. Além disso, o alho descongela rapidamente em temperatura ambiente. Porém, se necessário, coloque os bloquinhos de alho por 5 ou 10 segundos no micro-ondas.

O alho congelado pode ser usado do mesmo modo que você usaria o alho fresco. A textura poderá não ser exatamente a mesma, pois o alho congelado tem uma textura mais macia e mole em comparação com o alho fresco. Porém, isso não fará muita diferença caso você esteja usando alho apenas para o tempero, pois o sabor continua parecido.

Geralmente, receitas em que a textura do alho não é tão importante são perfeitas para usar alho congelado, como sopas, molhos, frituras e guisados. Uma incrível dica de receita para usar seus cubinhos de alho congelado é fazer chuchu ao alho e óleo.

Você pode adicionar uma pitada de azeite, sal e pimenta em uma frigideira junto com seus bloquinhos de alho congelado para refogar vegetais.

Congelar alho pode te ajudar a preparar com mais rapidez sopas, molhos e marinadas. Para isso, é só cozinhar cebola, outros temperos e cubinhos de alho juntos.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

6 respostas

  1. Pingback: Preparado para congelar? Recipientes para congelamento sem mistério | A casa encantada
  2. Pingback: Como Congelar Cenoura | A casa encantada
  3. De onde você tirou esta pérola???
    “ajudam a reduzir o risco de butulismo, que é causado quando muito ar interage com o alho congelado.”

    bOtulismo é causado por uma bactéria anaeróbia, ou seja que pode sobreviver em ambientes com pouco ou sem oxigênio. Este principalmente em alimentos manipulados com falta de higiene, enlatados e embutidos que não passaram por um processamento térmico adequado, vencidos ou armazenados de forma inadequadas.
    Portanto, a informação passada está completamente equivocada. Deveria tomar mais cuidado de propagar informação sem conhecimento, ainda mais um informação tao seria como esta, pois a falta de informação correta sobre esta bactéria é que causam mortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…