Abobrinha gratinada fácil e de poucos ingredientes

Receita de abobrinha gratinada com cebola roxa e queijo

Lembra que dias atrás postei a receita do bolo de abobrinha? Pois hoje vou postar uma deliciosa receita de abobrinha gratinada. Em tempos de abobrinha barata na feira, aproveito tudo que esta verdura suculenta oferece de bom!

A abobrinha gratinada leva poucos ingredientes e é um exemplo de praticidade para quem precisa variar no dia a dia.

Abobrinha gratinada tão saboroso quanto fácil de fazer

O sabor fica por conta do queijo e da cebola roxa da receita, deixando esta abobrinha gratinada simples e ao mesmo tempo muito especial.

Alias, aqui em casa somos tão fãs desta receita que só esta semana já fiz duas travessas grandes desse prato para toda a família.

Embora esse prato seja uma explosão de sabores, a receita é tão fácil que qualquer iniciante na cozinha é capaz de fazer.

Tudo começa com camadas de abobrinha, sobrepostas com camadas de cebola roxa e queijo que vão ao forno só para ganhar aquele toque douradinho.

Aposte nas substituições para dar o seu toque pessoal

Uma das vezes substitui a muçarela por queijo meia cura e o sabor ficou fantástico. Só não tirei foto para compor este post, pois já era tarde da noite.

Além dessa troca, você também pode substituir o queijo parmesão por queijo do reino. Garanto a você que vai ficar incrível. Afinal, o importante é adaptarmos a receita aos nosso paladar.

No caso da cebola, adoro o sabor adocicado da roxa, mas nada impede de usar a cebola branca. Alho poró, por sua vez, também é uma excelente pedida.

Abobrinha Gratinada

Abobrinha gratinada fácil e de poucos ingredientes.
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 20 mins
Tempo Total 40 mins
Course Acompanhamento
Quantidade 4 pessoas

Ingredientes
  

  • 2 abobrinhas médias fatiadas bem fino utilize um fatiador ou mandolin,
  • 2 cebolas roxas fatiadas finamente em meia lua utilize um fatiador ou mandolin,
  • 4 xícaras de chá de muçarela ralada,
  • 1/2 xícara de chá de folhas de manjericão fresco,
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado,
  • Sal e pimenta.

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 200°C,
  • Unte umrefratário pequeno que vá ao forno pequena com azeite,
  • Distribua uma camada de abobrinha, tempere com sal e pimenta, sobre ela uma camada de cebola roxa, algumas folhas de manjericão e sobre isso o queijo muçarela, repita o processo até terminar todos os ingredientes,
  • Distribua o parmesão ralado, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos, retire o papel alumínio e deixe mais 10 minutos ou até gratinar.
  • Sirva quentinho!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Além de eu amar tudo que tem abobrinha, também adoro receitas fáceis! E imagino que você também goste, já que chegou até aqui, não é mesmo?

Por isso, separei mais algumas sugestões de receitas com abobrinha para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

5 respostas

  1. Pingback: Caponata de Berinjela e Abobrinha [VÍDEO] | A casa encantada
  2. Pingback: Antepasto de abobrinha | A casa encantada
  3. Pingback: Crepioca de milho e abobrinha | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…