Bolinho de bacalhau para uma Páscoa variada

bolinho de bacalhau

Hoje eu trago para vocês mais uma receita de Páscoa. Desta vez, o famoso e querido bolinho de bacalhau. Servido comumente como petisco em bares, é um prato farto e gostoso que sacia a fome e preenche o paladar.

Aliás, o bolinho de bacalhau é uma opção mais prática e divertida para a celebração, ideal para quem quer fugir dos pratos mais tradicionais. De todo modo, como de costume, antes de eu passar o passo a passo, vamos viajar pela História?

Curiosidades do bolinho de bacalhau

Primeiramente, o bolinho de bacalhau é um prato tradicional da gastronomia portuguesa. Além disso, devido à colonização, também é bem popular no Brasil e na Angola. Nas regiões centrais e sulista de Portugal, chamam o prato, na verdade, de pastel de bacalhau, o conhecendo como bolinho somente no norte do país.

Especialidade da culinária portuguesa, o bolinho de bacalhau já foi um dos candidatos finalistas à lista de 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Aliás, o registro mais antigo que se tem da receita de bolinho de bacalhau data de 1904 e vem de um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, escrito por Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português. No livro, ele descreve a maneira como o bolinho era feito, utilizando-se de ingredientes como batatas cozidas, salsa, leite, gemas, sal e pimenta em pó.

Entretanto, no Brasil a primeira receita de bolinho de bacalhau é do início do século XX. Ainda assim, especulam que mesmo antes disso o prato já era muito popular. Logo, sugerem que desembarcou por aqui ainda no século XIX, junto com a chegada da família real.

bolinho de bacalhau
No Brasil, o bolinho de bacalhau faz muito sucesso! (Reprodução)

No Rio de Janeiro, lugar onde a realeza se instalou, ele é até hoje considerado um prato histórico e de muita tradição. Especula-se também que a receita pode ter chegado até a nossa mesa através da Revolução dos Cravos, que ocorreu em Portugal em 1970, o que fez com que muitos portugueses migrassem para o Brasil.

Ainda nessa época, o bacalhau era caro para que pudessem consumi-lo frequentemente. Felizmente, com o tempo, ele foi se transformando na dupla ideal da cerveja nos bares do Rio de Janeiro, o que ajudou a popularizar o prato e inclui-lo na cultura local.

Versões da receita pelo mundo

Muito popular no Mediterrâneo, principalmente em países como França e Espanha, a receita de bolinho de bacalhau ganhou outras versões mundo afora. Na França, o prato, que provavelmente não tem origens diretas com a versão portuguesa, e sim guadalupenha, ganhou uma versão bem mais picante.

Na Catalunha, a receita não leva pimenta e geralmente fritam os bolinhos no azeite em vez de no óleo. Além disso, tanto na França como na região espanhola, os bolinhos levam bacalhau demolhado e desmiguado. Dentre os temperos, alho, salsa e cebola são os mais comuns. Tudo em uma massa típica de pastel (água ou leite, farinha e ovos). Por fim, geralmente o servem como petisco ou acompanhamento de outros pratos.

Então, bora fazer os seus?

Leia também:

Bolinho de bacalhau

Ingredientes
  

  • 300 g de bacalhau dessalgado, limpo e desfiado
  • 200 g de batatas cozidas e passadas no espremedor
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 3 ovos picado
  • 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
  • Óleo ou azeite para fritar

Instruções
 

  • Misture bem todos os ingredientes em um recipiente.
  • Com uma colher, pegue porções da massa, faça bolinhas com as mãos e frite em óleo quente até dourar.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…