Hoje eu trago para vocês mais uma receita de Páscoa. Desta vez, o famoso e querido bolinho de bacalhau. Servido comumente como petisco em bares, é um prato farto e gostoso que sacia a fome e preenche o paladar.
Aliás, o bolinho de bacalhau é uma opção mais prática e divertida para a celebração, ideal para quem quer fugir dos pratos mais tradicionais. De todo modo, como de costume, antes de eu passar o passo a passo, vamos viajar pela História?
Curiosidades do bolinho de bacalhau
Primeiramente, o bolinho de bacalhau é um prato tradicional da gastronomia portuguesa. Além disso, devido à colonização, também é bem popular no Brasil e na Angola. Nas regiões centrais e sulista de Portugal, chamam o prato, na verdade, de pastel de bacalhau, o conhecendo como bolinho somente no norte do país.
Especialidade da culinária portuguesa, o bolinho de bacalhau já foi um dos candidatos finalistas à lista de 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Aliás, o registro mais antigo que se tem da receita de bolinho de bacalhau data de 1904 e vem de um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, escrito por Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português. No livro, ele descreve a maneira como o bolinho era feito, utilizando-se de ingredientes como batatas cozidas, salsa, leite, gemas, sal e pimenta em pó.
Entretanto, no Brasil a primeira receita de bolinho de bacalhau é do início do século XX. Ainda assim, especulam que mesmo antes disso o prato já era muito popular. Logo, sugerem que desembarcou por aqui ainda no século XIX, junto com a chegada da família real.
No Rio de Janeiro, lugar onde a realeza se instalou, ele é até hoje considerado um prato histórico e de muita tradição. Especula-se também que a receita pode ter chegado até a nossa mesa através da Revolução dos Cravos, que ocorreu em Portugal em 1970, o que fez com que muitos portugueses migrassem para o Brasil.
Ainda nessa época, o bacalhau era caro para que pudessem consumi-lo frequentemente. Felizmente, com o tempo, ele foi se transformando na dupla ideal da cerveja nos bares do Rio de Janeiro, o que ajudou a popularizar o prato e inclui-lo na cultura local.
Versões da receita pelo mundo
Muito popular no Mediterrâneo, principalmente em países como França e Espanha, a receita de bolinho de bacalhau ganhou outras versões mundo afora. Na França, o prato, que provavelmente não tem origens diretas com a versão portuguesa, e sim guadalupenha, ganhou uma versão bem mais picante.
Na Catalunha, a receita não leva pimenta e geralmente fritam os bolinhos no azeite em vez de no óleo. Além disso, tanto na França como na região espanhola, os bolinhos levam bacalhau demolhado e desmiguado. Dentre os temperos, alho, salsa e cebola são os mais comuns. Tudo em uma massa típica de pastel (água ou leite, farinha e ovos). Por fim, geralmente o servem como petisco ou acompanhamento de outros pratos.
Então, bora fazer os seus?
Leia também:
Ingredientes
- 300 g de bacalhau dessalgado, limpo e desfiado
- 200 g de batatas cozidas e passadas no espremedor
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 ovos picado
- 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
- Óleo ou azeite para fritar
Instruções
- Misture bem todos os ingredientes em um recipiente.
- Com uma colher, pegue porções da massa, faça bolinhas com as mãos e frite em óleo quente até dourar.