Olha, eu não sei vocês, mas eu particularmente acho que filé de peixe crocante é um dos melhores preparos de peixe que existem. Quando bem temperadinho, com aquela carninha macia por dentro e a casquinha crocante por fora… Hummm, parece que dá pra sentir o gosto na boca só de falar.
Aqui em casa a combinação ideal é: um belo dia de muito sol e bastante calor, um baldinho de cerveja bem gelada e uma generosa porção de filé de peixe frito. Além disso, pra completar e deixar tudo melhor ainda, só aquele limãozinho espremido por cima.
Mas atenção, muito cuidado com a mistura de sol e limão. Afinal, bastam poucas gotas para provocar sérias queimaduras e manchas que podem deixar marcas para sempre na pele. Então, sempre que tiver contato com limão, lave bem as mãos antes de se expor ao sol.
Vamos ao filé de peixe crocante perfeito
Para obter um filé de peixe bem crocante, algumas etapas devem ser levadas em consideração. A escolha do tipo de peixe, por exemplo, influencia diretamente o resultado final. Sendo assim, o ideal são aqueles de carne firme. Outro detalhe importante é escolher peixes que tenham pouca gordura e espinha.
Aqui em casa, os nossos preferidos para empanar são: tilápia, linguado, pescada branca, namorado e merluza. Qualquer um deles que tiver na peixaria é sucesso garantido.
Do mesmo modo, no tempero, evite utilizar ingredientes líquidos e/ou oleosos. Logo, o recomendado mesmo é utilizar somente sal e pimenta, pois isso garante que os filés fiquem bem sequinhos e não umedeçam na hora de fritar.
Mas, se você não abre mão de um limão espremido também no tempero, a recomendação é temperar com no mínimo 2 horas de antecedência, separar os filés lado a lado em um refratário e deixar na geladeira.
Não se preocupe se acumular um pouquinho de água, ela não vai comprometer a crocância. Talvez não fique tão sequinho quanto se tivesse apenas sal e pimenta, mas ficará igualmente gostoso.
Próximos passos
O próximo passo é preparar um mistura de farinha de trigo e fubá. Primeiramente, coloque partes iguais dos dois ingredientes e misture bem. Em segundo lugar, passe filé por filé e garanta que todo o peixe fique coberto.
Depois é que vem a melhor parte e onde está o verdadeiro segredo da crocância: água gelada! Em uma tigela, coloque bastante gelo e água e mergulhe bem rapidinho os filés enfarinhados. É fundamental que a água esteja bem gelada e que você passe os filés rapidamente, apenas para molhar a farinha e ela não escorrer ou sair.
Em seguida, empane com farinha panko e frite em óleo bem quente até ficarem douradinhos.
Para facilitar, vou resumir as etapas e os ingredientes necessários para um filé de peixe crocante perfeito:
- filé de peixe de carne firme, com pouca gordura e espinha;
- temperos secos, como sal e pimenta;
- mistura de farinha de trigo e fubá;
- água com muito gelo;
- farinha panko;
- óleo bem quente.
Dica final: se desejar, sirva acompanhado de maionese caseira, molho tártaro ou simplesmente mostarda. Depois volta aqui no blog e me conta se ficou ou não incrível, hein?
Gostou? Veja também outras receitas como esta aqui no nosso blog:
12 respostas
Alguem responde colocar na agua nao vai espirrar
OLa Carlos! Não espirra, você passará primeiro na farinha de trigo, mergulhar na água e em seguida passar na farinha panko, formando uma crosta!
pessoal .. mas ao passar na agua e colocar no óleo quente não é perigoso ou espirrar todo o óleo??
Gostei da dica, muito simples e produz um bom resultado.
Fiz hoje no almoço essa receita aprovada.