Fondue de carne com quatro dicas de molho!

FONDUE DE CARNE COM QUATRO DICAS DE MOLHO

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou sem auxílio do rechaud.

Aqui em casa gosto de preparar fondue para noites românticas a dois, sempre acompanhado de um bom vinho. E uma dica: nada desperta melhor o romance do que preparar a refeição juntos, cuidar de todos os detalhes, temperar os ingredientes, colocá-los na panela, sentir aquele cheirinho subindo, provar os temperos.

Só então, sentar-se para, confortavelmente, brindar a uma deliciosa refeição. O fondue é a prova viva disso.

E engana-se quem pensa que a história do fondue sempre foi cercada de luxos e riquezas. Assim como a nossa feijoada, a origem desse prato tem uma origem bem humilde, longe dos holofotes dos restaurantes cinco estrelas.

O prato suíço foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, devido à dificuldade dos camponeses, principalmente das regiões da montanha, buscarem alimento nas cidades por causa da guerra e frio intenso.

Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muitos laticínios. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para aguentar o frio.

A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava. Apesar da história documentar isso como a difusão do fondue, há livros que documentam seu surgimento já em 1699!

FONDUE DE CARNE

A fama do fondue de carne

O fondue de carne só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa. Apesar de ter surgido de forma simples, o fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque ganhou ingredientes com um preço um pouco mais elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.

Noites de fondue eram moda nos Estados Unidos dos anos 1960, e diversos livros sobre o prato foram publicados no país nessa época. Além de receitas, os livros incluem dicas de segurança (afinal, os convidados se servem ao redor do fogo!) e de etiqueta em festas do tipo, diz a Enciclopédia Oxford de Comida e Bebida nos EUA.

5 curiosidades sobre o fondue

1- A expressão fondue vem do termo francês. Já que a França faz fronteira com a Suíça. Seu significado é derreter ou fundir.

2- O fondue de queijo fica uma delícia quando harmonizado com vinho branco. Nesse caso, as versões feitas a partir da chardonnay com pouco de madeira são a dica.

3- Já o de carne fica perfeito com vinho tinto. Experimente os mais suaves. Entre os vinhos tintos mais jovens, prefira os feitos com uva Merlot ou um italiano preparado a partir da uva Primitivo.

4- E com o de chocolate? Aí, a recomendação vai pros vinhos mais adocicados. Embora a decisão mais tradicional seja o bom e velho vinho do porto.

5- Hoje, é comum as pessoas reunidas em volta da mesa brincarem de desafios. Quem derruba algo na panela cumpre uma tarefa decidida pelo restante do grupo. E assim a brincadeira e o comes e bebes vão longe!

Vamos ao passo a passo? Lembrando que indicarei também quatro molhos super práticos de fazer com ingredientes que você tem agora na sua geladeira, mas é claro que você pode inovar e fazer o que sua criatividade mandar!

Antes de ir, confira outras receitas únicas:

FONDUE DE CARNE COM QUATRO DICAS DE MOLHO

Fondue de carne

Course almoço, jantar

Ingredientes
  

  • 1 quilo de filé mignon
  • 60 ml de conhaque
  • Sal a gosto
  • Óleo para fritura

Instruções
 

  • Para preparar a carne, corte o filé mignon em cubos de 2cm. Em um recipiente, tempere os cubos de carne com o conhaque, sal e pimenta.
  • Aqueça o óleo para fritura e quando estiver bem quente, transfira para um rechaud de fondue.
  • Espete os cubos de carne com os espetinhos para fondue, mergulhe no óleo e frite até dourar – agora basta servir e comer com os seus molhos preferidos!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

FONDUE DE CARNE COM QUATRO DICAS DE MOLHO

Molhos para o fondue

Course Acompanhamento, molhos

Ingredientes
  

Para o molho de queijo, você precisa:

  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco
  • 150 gramas de queijo gorgonzola
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco

Para o molho de mostarda e alcaparras, usaremos:

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de alcaparras
  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de mostarda dijon
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Para o molho de cerveja, estes são os ingredientes:

  • 1/2 xícara de chá de azeite
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 xícara de chá de cenoura em cubos
  • 1/2 xícara de chá de salsão picado
  • 300 ml de cerveja preta
  • 1/2 xícara de chá de caldo de carne
  • Ramos de tomilho e alecrim
  • 1 e 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta-do-reino preta moída a gosto

Instruções
 

Molho de queijo

  • Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Aqueça até ferver mexendo sem parar. Aí, basta transferir para um recipiente e servir.

Molho de mostarda e alcaparras

  • Aqueça uma panela com a manteiga. Refogue a cebola e as alcaparras rapidamente. Em seguida, junte o restante dos ingredientes e mexa bem até ferver. Tempere com sal e pimenta e sirva em um recipiente.

Molho de cerveja

  • Em uma panela, refogue a cebola, o salsão e a cenoura. Adicione a cerveja, o caldo de carne, os ramos de tomilho e alecrim, e deixe ferver até reduzir pela metade.
  • Assim que tiver reduzido e engrossado, coe para remover os pedaços dos ingredientes, pois queremos os seus sabores e aromas.
  • Retorne o líquido para a panela e junte o creme de leite fresco. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até engrossar mais um pouco – aí, basta transferir para um recipiente e servir.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…