Frango xadrez simples para um almoço completo

frango xadrez

O frango xadrez é um prato popular no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil. Protagonista de muitos almoços de família, seu preparo fácil e sabor único agradam a gregos e romanos.

A receita de frango xadrez que eu vou passar hoje aprendi com a minha madrinha, com amendoim. Entretanto, como sei que muita gente é alérgica a esse alimento, vou deixá-lo como opcional.

Antes, quero te levar até a Ásia para você conhecer a história desse prato que conquistou o mundo.

Frango Chinês

Originário da província de Sichuan, na China Ocidental, o frango xadrez tem um “bisavô” chamado Frango Kung Pao ou Gong Pao.

Sobre o inventor do frango xadrez com legumes, existem duas lendas diferentes. Primeiramente, uma delas diz que um governador era um excelente chef de cozinha que adorava receber os amigos em casa. Por isso, resolveu inventar um prato. Então, o frango ficou famoso e o batizaram de “Gong bao ji ding”, que significa, em tradução literal, “pedaços de frango do protetor do palácio”.

Já a outra versão da história conta que o frango xadrez foi uma homenagem ao oficial e governador da província de Sichuan Ding Baozhen (1820-1886), no fim da dinastia do imperador Qing. Sendo assim, o nome escolhido foi “Gong Pao”, que significa em uma tradução literal “protetor do palácio”.

frango xadrez
Frango xadrez nasceu em Sichuan, China. (Reprodução)

Porém, durante a Revolução Cultural Chinesa, o nome do prato tornou-se um problema por conta de sua associação ao sistema imperial. Logo, ele foi renomeado de “frango frito em cubos” (hongbao jiding), também conhecido como “cubos de frango grelhado com chiles” por radicais até a década de 1980, na qual houve uma grande reforma e o frango xadrez recuperou seu nome original.

Por fim, no Ocidente, o prato recebeu esse nome por conta da forma como os ingredientes são cortados (em quadrado) e por serem bem coloridos, fazendo o contraste de cores que encontramos no jogo de tabuleiro. Na China, o frango xadrez é tão importante para a culinária que ele possui uma panela especial para o preparo, chamada de “wok”.

Várias versões

Na versão original do prato de Sichuan, os cubos de frango são marinados e realçados com o vinho Shaoxing. O componente mais importante do prato é a pimenta-do-reino de Sichuan. Legumes, amendoim e castanhas-de-caju são os outros elementos da versão tradicional. Ainda na China há ainda outras versões que substituem o frango por camarão ou pernas de rã.

Por sua vez, as versões ocidentais geralmente são compostas por frango marinado em cubos, refogado com suco de laranja, alho, gengibre, açúcar, sal, pimenta, óleo e até amido de milho. Às vezes podem incluir ainda um amendoim torrado.

Há também quem substitua o frango por carne de porco, peixe ou tofu.

frango xadrez
Amendoim é opcional <3 (Fonte: Freepik)

Receita frango xadrez

Como eu já disse lá no começo, nessa receita não utilizaremos o amendoim, mas vou deixá-lo como opcional e indicar em que lugar no preparo ele entraria. Então, vamos ao nosso frango xadrez simples?

Frango xadrez

Ingredientes
  

  • 1 kg de frango em cubos
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 pimentão vermelho em cubos
  • 1 pimentão verde em cubos
  • 1 pimentão amarelo em cubos
  • 1 cebola em cubos
  • 1 colher de sopa de pasta de alho
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 e ½ colher de sopa de amido de milho
  • 100 ml de shoyu
  • 1 xícara de água quente
  • ½ xícara de amendoim torrado e sem pele (opcional)
  • Azeite
  • Cebolinha verde a gosto

Instruções
 

  • Tempere o frango em cubos com vinagre branco, sal e pimenta a gosto. Misture tudo.
  • Em uma panela, coloque o azeite para dourar os cubos de frango.
  • Adicione a cebola, o pimentão verde, o pimentão vermelho, o pimentão amarelo, a pasta de alho e o gengibre em pó. Misture bem e deixe tudo fritando por alguns minutos.
  • Dissolva o amido de milho no shoyu e despeje no frango.
  • Adicione também a água quente e deixe tudo cozinhando por mais 5 minutos.
  • Adicione a cebolinha verde picada a gosto.
  • Adicione o amendoim torrado e sem pele (opcional).
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…