Legumes na manteiga bem macios!

como fazer legumes salteados na manteiga

Falei agora a pouco sobre a manteiga noisette. Uma manteiga de cor amendoada e sabor doce que uso em muitas preparações.

Legumes na manteiga é algo que muito me agrada. Aliás, como vocês já sabem, utilizo a vaporeira da panela de arroz para fazer os legumes. Na maioria das vezes, deixo cortadinho e congelado. Ou ainda, como foi o caso destes, corto na hora para complementar as refeições com algo bem colorido!

Legumes na manteiga: no vapor ou não?

Precisa ser no vapor? Não! Você pode cozinhar seus legumes normalmente em água. No entanto, prefiro no vapor pela praticidade. Isso porque, tenho que colocar o arroz para fazer e aproveitar o vapor para cozinhar. E também por achar que altera menos a textura dos alimentos.

Se preferir, cozinhe os legumes em água fervente. Nesse sentido, utilizei cenouras, vagem e batatas, desta vez. Se for cozinhar em água respeite o tempo de cozimento de cada ingrediente.

Passo a passo

Coloque a vagem e a cenoura antes da batata em água fervente. Deixe por uns 5 minutos e só então adicione as batatas. Assim, elas não irão desmanchar. E nem a cenoura e a vagem ficarão duras demais.

Os legumes precisam estar macios e não desmanchando. Verifique com um garfo o ponto de cozimento. O garfo precisa entrar na batatam mas ainda oferecer uma certa resistência. Se passar suas batas irão desmanchar na frigideira!

Retire os legumes da água e aqueça  uma frigideira. Se estiver utilizando manteiga normal, acrescente um fio de azeite. Isso, para não queimar.

Mas, se estiver utilizando a noisette não precisa. Pois, seu ponto de fusão é mais alto. Então, acrescente os legumes e salteie de forma que todos os pedaços de legumes estejam envolvidos pela manteiga. Depois,  tempere com sal, pimenta e tomilho e sirva quentinho.

Na receita da foto, utilizei 4 batatas médias, 2 cenouras, um punhado de vagem, 2 colheres de manteiga noisette, sal, pimenta e tomilho. Mas, você pode variar conforme seu gosto. Isso, tanto os legumes, a quantidade de manteiga e o tempero que dará sabor!

Além do tomilho fica delicioso com alecrim, cheiro verde, cebola, alho, orégano, páprica doce ou uma pimentinha mais forte!

Antes de ir, confira essas receitas:

Receita fácil de legumes na manteiga

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Como Preparar Marmita Fitness + Dicas para Congelar | A casa encantada
  2. Pingback: Como congelar 10 marmitas prontas para a semana feitas em 1 dia | A casa encantada
  3. Pingback: Couve Flor Assada com Bacon | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…