Patê vegetariano com cogumelos para o jantar

Patê vegetariano com cogumelos

Esta receita de Patê vegetariano com cogumelos é daquelas que sempre arrasam no encontro com as amigas. Inclusive, esta receita vegana está na minha lista dos melhores aperitivos para um café da tarde ou happy hour.

Isso porque, é perfeita para servir em festas. Mas, serve também para acompanhar pães e torradas em lanches rápidos. Ou ainda, como complemento de uma salada ou de um assado. Ou seja, bem versátil, né?

A estrela dessa receita super prática e deliciosa é o cogumelo, alimento que ganha cada vez mais espaço no dia a dia e nas dietas brasileiras. O aumento da procura por receitas veganas e vegetarianas é um dos principais motivos para o aumento do consumo do cogumelo aqui no Brasil.

Afinal, ele combina com diversos pratos. Isso, sem falar do uso do cogumelo em pratos orientais. Nesse sentido, eles deixam os pratos simplesmente perfeitos. Aliás, quem também é apaixonado pela cozinha japonesa por aqui?

Os cogumelos vêm em várias formas, tamanhos e cores. Também são fonte de proteína, fibras, minerais e vitaminas que contribuem para a saúde do organismo. Pois, proporcionam diversos benefícios.

Então, veja, a seguir, algumas vantagens de incluir os cogumelos no dia a dia.

6 benefícios do patê vegetariano com cogumelos

1. Aumenta a sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino

Os cogumelos são ricos em fibras conhecidas por ampliar a sensação de saciedade. Ademais, lembre-se de que o consumo de fibras é essencial para diminuir a prisão de ventre e a sensação de inchaço.

2.Faz bem para o coração

O cogumelo possui uma fibra que ajuda a diminuir o colesterol ruim, que é considerado um dos fatores de risco para os problemas cardiovasculares. Além disso, ele contém potássio,  que ajuda a diminuir a pressão arterial e contribui para a saúde do coração.

3. Melhora o sistema imunológico

O selênio presente nos cogumelos é o maior responsável pelo fortalecimento da imunidade. Isso porque, ele ajuda a eliminar as toxinas do organismo que possam ser prejudiciais para o corpo.

4. São fontes de energia

Os cogumelos são ricos em vitaminas do complexo B. Elas ajudam a fornecer energia para o organismo, quebrando proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso, essas vitaminas desempenham um papel importante no sistema nervoso, ajudando a produzir hormônios.

5. São ricos em minerais

Eles são fontes de minerais importantes e fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Inclusive, desempenham papéis diferentes. Nesse sentido, desde a produção de glóbulos vermelhos saudáveis até a proteção das células do corpo.

6. Fontes de vitamina D para vegetarianos e veganos

Os cogumelos são a única fonte de vitamina D de origem não animal. A vitamina D é essencial para tornar os ossos fortes. Além disso, também contribui para o crescimento, melhora a imunidade e fortalece os músculos.

Mais receitas veganas para o jantar

Ficou interessado(a)?  Então, aqui estão mais algumas receitas veganas ideais para o jantar:

Patê vegetariano com cogumelos

Course fit, jantar, vegano

Ingredientes
  

  • 1 cebola roxa
  • 3 dentes de alho
  • 300 g de cogumelos cortados
  • 1 ramo de alecrim picado
  • 1 colher de sopa de vinho tinto
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • Azeite a gosto
  • Pimenta preta a gosto
  • Sal.

Instruções
 

  • Corte a cebola roxa em meias luas e pique os alhos e o alecrim.
  • Coloque tudo na frigideira com um pouco de azeite e deixe caramelizar enquanto corta os cogumelos.
  • Em seguida, coloque os cogumelos junto à cebola e deixe cozinhar até ficarem tenros e acastanhados.
  • Junte o vinho e o molho de soja. Deixe reduzir.
  • Triture e sirva sobre tortinhas, pães ou torradas.
  • A decoração fica por conta da imaginação! Uma dica é finalizar com romãs e folhas de salsa.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…