Como Fazer Purê de Batata Cremoso

receita de purê de batatas com cenoura super cremoso

Sim, temos o purê de batata perfeito!

Eu sou fã de purês com arroz colorido e um delicioso filé mingon! Amo! Aliás, já fiz de milhões de formas diferentes!

Odeio quando estou em algum restaurante e percebo que o purê é industrializado. Ou seja, molengo e branquelo, e feito daqueles flocos instantâneos. 

Nesse sentido, não consigo entender o motivo de uma preparação tão simples ser vítima do industrializado. Afinal, perde em textura e perde em sabor!

Dá para congelar purê de batata?

Sim!!! Diferente da batata em pedaços inteiros, este purê pode ser congelado que não perde textura. Pois é, fica assim, incrível como se tivesse saído da panela naquele momento!

Ótimo para fazer em lotes e congelar.

como se faz purê de batata
Purê de batata

Que batata usar para fazer purê?

O ideal é usar a batata asterix, ela deixa o purê com uma textura bem mais consistente. Se não tiver essa em casa não tem problema, vai ver que é bom e vai pedir bis, no bis testa com asterix! 😉

Eu prefiro cozinhar com casca, sem cortar, coloco as batatas inteiras em água quente. Quando for possível fura-las com um garfo e não houver resistência, as batatas estarão no ponto para descascar e amassar. Outra dica é ver quando a casca da batata começar a estourar, esse é um indício de que o interior está bem macio.

Não deixe as batatas esfriarem para descascar. É importante amassar ainda quente, por isso descasque e amasse ainda quente, para não queimar as mãos faça um corte nas duas pontas da batata e depois um corte em seu comprimento, assim será fácil com um garfo ir tirando a casquinha que se desprenderá com facilidade.

Como deixar o purê super cremoso?

Para amassar as batatas e garantir um purê lisinho e sem pedaços, eu utilizo esse mixer que facilita muito a vida ou, então um amassador de batatas manual. Você também pode usar um garfo, vai ter apenas um pouco mais de trabalho.

O método de cozimento é no leite, uma técnica que uma vez vi o Jacquin dizendo que confere uma cremosidade muito maior, fiz a primeira vez meio descrente que algo alteraria só de trocar parte da água por leite, pois bem, nem me lembro mais como fazia antes disso, nunca mais tirei o leite do cozimento dela.

Não há nada mais gostoso do que um purê de batatas no almoço. Fácil de combinar e agrada a todos. Também gosto de fazê-lo com as seguintes receitas:

como se faz pure de batatas

Purê de Batatas

Purê de batatas com a textura perfeita, como deve ser! E o melhor congela perfeitamente, faça em grandes quantidades para ter sempre no freezer
Tempo de Preparação 40 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 1 hr 20 mins
Course Acompanhamento

Ingredientes
  

  • 1 kg de batatas
  • 2 litros de leite
  • 200 g de manteiga
  • 1 cenoura em rodelas grandes
  • 1 dente de alho picadinho
  • Louro tomilho, pimenta do reino e sal à gosto

Instruções
 

  • Lave bem as batatas e a cenoura.
  • Coloque em uma panela as batatas, a cenoura, o leite, o sal, a pimenta, o alho, o tomilho e o louro, se necessário complete com água até cobrir as batatas, cozinhe até que estejam macias (quando a casquinha estourar, espete um garfo em uma das batatas, se o interior não estiver resistente e o garfo entrar com facilidade tá perfeito).
  • Escorra e descarte os temperos, descasque as batatas e se você tem um mixer ou um amassador de batatas, use e abuse deles que são uma mão na roda, caso contrário pode amassar com um garfo as batatas e a cenoura até que não fique mais gruminhos.
  • Acredito que suas batatas amassadinhas ainda estarão quentinhas, adicione a manteiga ao purê, acerte o sal e com um fouet vá incorporando a manteiga, não precisa de muita força, mexa de cima para baixo, a manteiga vai derretendo e se unindo ao purê.

Notas

Congela? Sim! Para isso é só deixar seu purê esfriar, guarde em potinhos e leve ao freezer, quando for consumir é só tirar e colocar na parte de baixo da geladeira e em seguida esquentar! Gosta de uma malemolência e uma cremosidade ainda maior? Troque metade da manteiga por creme de leite fresco. Para dar uma cor utilizei uma cenoura que estava lá, me olhando na geladeira, o sabor não altera em nada, mas o visual <3! Adicione outros legumes a este purê, troque a cenoura por vagem refogadinha em cebola e alho, abóbora, abobrinha raladinha e refogada, mas não se esqueça de incluir só no final se o alimento for de textura muito diferente das batatas. Quer deixar ainda mais gordinho? Bacon ou queijo! Adicione junto com a manteiga bacon bem sequinho ou pequenos pedaços de queijo que irão derreter com o calor da manteiga.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

23 respostas

  1. Pingback: 9 Formas de Aproveitar ao Máximo seu Liquidificador | A casa encantada
  2. Pingback: Como congelar 10 marmitas prontas para a semana feitas em 1 dia | A casa encantada
  3. Pingback: 24 receitas com batata asterix para inovar nas suas refeições – Mari Carvalho
  4. Pingback: Purê de abóbora cabotia e Mel | A casa encantada
  5. Pingback: Sopa de batata cremosa | A casa encantada
  6. Pingback: 9 receitas de purê de batata simples para uma refeição rápida e saborosa – Mari Carvalho
  7. Pingback: Como congelar 10 marmitas prontas para a semana feitas em 1 dia | A casa encantada
  8. Olá! Adorei a receita, mas não entendi o que fazer na hora de consumir… Coloca na parte de baixo da geladeira no dia anterior? E pode esquentar no microondas? Por quanto tampo?…
    Obrigada!

    1. Vivian, se for consumir na hora é só atacar! rsrsrs
      A dica que dei sobre deixar na geladeira na noite anterior é só para quem quer congelar, uma vez congelado, retire do freezer, deixe na noite anterior na parte mais baixa da sua geladeira e esuqente no microondas, o tempo vai depender da potencia do seu microondas e o tamanho da vasilha que congelou, coloque de 1 em 1 minuto e mexa para ver se ja descongelou todas as partes!

  9. Adorei as dicas! Só fiquei intrigada com o leite. O que vc faz com ele depois? Descarta? Que dó jogar 2lts de leite ralo abaixo! Bjinhos!

    1. Caroline, a maior parte é absorvida, mas nada impede de utilizar em outrass preparações, o leite estará ainda mais saboroso! Beijos

    1. Nilda, tudo bem? Tem uma lupinha no canto superior direito, lá é só digitar o que você procura! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…