Risoto de limão siciliano: sofisticado e divino

risoto de limão siciliano

Você já experimentou risoto de limão siciliano? Não?! Então, sinto informar, mas está perdendo uma receita dos deuses. Juro que não é exagero. E sabe o que é melhor? É um prato bem simples de se fazer. Aliás, por mais que pareça, não é nada exótico, além de ser bem saboroso.

Nesse sentido, ele tem um gosto cítrico irresistível. O ingrediente especial concede um frescor sem igual. Sendo assim, é ideal para ocasiões especiais. Principalmente se você não sabe o que fazer, quer surpreender e não tem muito tempo. Ainda mais se o evento em si pede um tom requintado. Até porque o acompanhamento perfeito para o risoto de limão siciliano é um bom vinho.

De todo modo, caso você esteja pensando que essa receita é um pouco inusitada, ela celebra a mistura de duas culturas. Isso porque o risoto é um prato tradicionalmente italiano. Entretanto, foi transformado pela criatividade brasileira e ganhou novos elementos. Inclusive, você sabia que até os anos 80 ele levava o nome de “arroz de forno”? Sim, isso mesmo. Nada de prato principal, era apenas um acompanhamento simples de outras receitas!

Portanto, prepare seu paladar e seus dotes culinários e surpreenda a todos, pois hoje você vai aprender a fazer risoto de limão siciliano!

Confira também:

Risoto de limão siciliano: a origem

Na tradução literal, o termo italiano “risotto” significa “pequeno arroz”. Trata-se de um prato tradicional da Itália, de origem no século 11, na Lombardia. Inclusive, a região hoje é conhecida como “terra do risoto”. O grão utilizado na preparação do prato foi introduzido à população local pelos Sarracenos, povo que dominava então o território.

No entanto, só em Milão o arroz encontraria o restante dos ingredientes para se transformar no famoso risoto que todos nós conhecemos. Milão, a grande metrópole italiana, ficou sob o comando da Espanha por quase dois séculos. Essa dominação influenciou muito diversos aspectos. Principalmente o culinário.

Sendo assim, o arroz se tornou um dos alimentos principais da cidade. Porém, na época o hábito era de cozinhar tudo bem lentamente. Esse hábito misturou-se com o arroz local e ganhou especiarias, como o açafrão, resultando assim no famoso “Risotto ala Milanese”.

Risoto de limão siciliano
(Reprodução)

Por aqui, a receita ainda demoraria a chegar. Foi somente por volta do século 19, durante a imigração italiana, que o prato desembarcou em terras brasileiras. No entanto, devido à diversidade da nossa culinária, por muito tempo, foi classificado como um “arroz de forno”. Dessa forma, era apenas um acompanhamento.

Todavia, com o passar do tempo, os italianos foram dominando várias regiões do país e popularizando sua cultura. Desse modo, o risoto voltou a ser o protagonista da mesa. Porém, aqui ele sofreu adaptações. O risoto italiano leva um arroz de grão mais gordinho e uma maior quantidade de amido.

Inclusive, o amido é o segredo para tornar o prato muito mais cremoso. Para preparar um risoto mais próximo do tradicional, utilize o arroz arbóreo. Ufa, quanta história! Vamos à receita?

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…