Como conservar alface na geladeira e aumentar sua vida útil

aumentando a vida util de folhas

aumentando a vida util de folhas

Você vai à feira e compra aquela alface bonitinha, verdinha. Então, em menos de 3 dias, nem parece que são as mesmas folhas que estão na geladeira. Já vi este caso! Aliás, já perdi muitas folhas assim, até que comecei a religiosamente seguir estas técnicas antes de armazenar na geladeira. Assim, são alguns minutos que gasto em um dia para conservar alface na geladeira e poupo muito nos outros!

Aproveite suas folhas e prepare refeições fáceis e saudáveis durante a semana!

Passo a passo para conservar alface na geladeira

Primeiro passo: Lavar em água corrente folha por folha para retirar as sujeiras visíveis. Infelizmente nossos alimentos não são bem armazenados nos supermercados. Além disso, há sujeirinhas que vêm mesmo direto da horta. Ademais, nem consigo imaginar quais outros insetos encontramos ali nos depósitos! Então, esta pré-higienização é primordial!

Segundo passo: Após lavar suas folhas, coloque em uma vasilha uma solução de, para cada litro de água, 2 colheres de vinagre de álcool. Depois, deixe as folhas submersas por 30 minutos. Dessa maneira, as lacrainhas e sujeirinhas se desprendem das entranhas das nossas folhas!

Terceiro passo: Lavar novamente em água corrente folha a folha. Assim, todas as sujeiras desprendidas no passo anterior enfim vão embora ralo abaixo!

Continue!

Quarto passo: Secar. Eu não sou fã da centrifuga que seca alimentos, não tive muita sorte ao utilizá-la. Além disso, meu mau jeito mastigou algumas folhas e tive que selecioná-las mais uma vez. Logo, costumo deixar por alguns minutos em um escorredor em cima da pia para retirar o excesso de agua. Em seguida, seco folha a folha com um pano de prato que destinei só esta função. Vale fazer também com aqueles papéis absorventes de cozinha, mas, como faço semanalmente, preferi utilizar algo não descartável.

conservar alface na geladeira
conservando alface na geladeira

Quinto passo: Armazenando! Eu armazeno em vasilhas plásticas grandes para não compactar e amassar as folhas. Coloco uma camada de papel absorvente, outra de alface, mais uma de papel e assim vou intercalando até o final da vasilha, finalizando sempre com papel. Quando percebo que as folhas estão suadas (devido o calor do abre e fecha da geladeira ou troca brusca de temperatura), troco os papéis molhados. Por fim, guardo as folhas sempre na parte de baixo do refrigerador, pois são delicadas e não gostam muito de estarem entre as prateleiras mais frias.

Agora, aproveite!

Este processo todo me rende uma semana de folhas fresquinhas e ajuda muito naquela hora de preguiça durante a semana. Afinal, é só retirar da geladeira, temperar e consumir!

E você, tem alguma técnica para armazenar seus verdinhos? Utiliza a centrífuga de forma menos desastrosa que eu? Estou louca para aprender mais contigo! Deixe suas dicas no comentários que vou adorar testar aqui na minha cozinha também!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

18 respostas

  1. Pingback: Receita de Como fazer wrap caseiro (tortillas de trigo) | A casa encantada
  2. Pingback: Tudo o que você precisa saber para congelar alimentos | A casa encantada
  3. Pingback: Como Fazer Tabule - Receita Fácil e Simples | A casa encantada
  4. Pingback: Molho de alho para churrasco | A casa encantada
  5. Pingback: Organizando a geladeira para as refeições da semana | A casa encantada
  6. Esse procedimento também serve para a alface americana, pois as minhas ficam com aspecto ferrugem nas folhas. E como eu gosto muito de uma salada compro de 2 a 3 pés nas feiras.

    1. Sim Flavia! Elas depois de 5 dias começam mesmo escurecer as partes mais quebradinhas mas mesmo assim estão otimas para consumo! A alface americana se estão limpas, e como compro em grande quantidade como você costumo lavar umas 2 cabeças que junto com outras folhas fazem a salada da semana e depois disso pego as outras e repito o processo, dura mais de 10 dias!

  7. Pingback: Organizando a geladeira para as refeições da semana | A casa encantada
  8. Pingback: Como congelar 10 marmitas prontas para a semana feitas em 1 dia | A casa encantada
  9. Olá, amei as dicas!
    Estou com um projeto de alimentação saudável, fazendo salada no pote , e já estava desacreditada de que é possível manter alface fresca por mais de 3 dias. Vou testar sua técnica, abraços!

    1. Que delicia vc por aqui! Não quer entrar para uma xícara de café? rsrsrsr
      Ótima observação, vou até fazer um update no post! Vasilha sempre tampada e na parte inferior do refrigerador! Quanto menos troca de calor/frio melhor! Aquelas alfaces babys duram ainda mais nestas condições! Quanto mais sequinhas menor a chance de melar! Faz e me conta depois! Beijo dos 3 nos 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…