Tudo o que você precisa para fazer legumes assados

faça legumes assados perfeitamente

Tudo o que você precisa saber para fazer legumes assados

Escolher o modo de preparo ideal para os nossos alimentos não é uma tarefa fácil: além de considerar o tempo disponível para o preparo e os demais ingredientes necessários, o sabor final fica comprometido.  Geralmente, o modo mais simples de preparar os legumes é assa-los em fornos ou aparelhos semelhantes.

Com isso você consegue fazer uma leva grande de legumes assados na mesma assadeira para as marmitas da semana.

Porém, antes de começar a cozinhar, conheça tudo o que você precisa saber para fazer legumes assados e acertar em todas as receitas que preparar na cozinha! 

receita de legumes assados e bem temperados
Foto: Ariana Pazzini

Não economize no tempero

Os legumes naturalmente não possuem um gosto marcante, portanto, para deixar um prato que leva legumes ainda mais saboroso é necessário realçar o sabor desses alimentos com temperos. 

O básico nesse quesito é o azeite, sal e pimenta. Algumas pessoas costumam optar por manteiga para refogar certos legumes, como é o caso da abobrinha.

A pimenta do reino é o principal aliado ao sal para realçar e dar gosto aos alimentos. Alecrim, curry em pó, suco de limão e ervas frescas como como alecrim, tomilho, orégano, sálvia, temperos caseiros ou páprica também são interessantes opções para temperar os seus legumes assados.

Uma dica para de dosagem para temperar os seus legumes na medida certa é: 1 colher de sopa de azeite + 1 colher de chá de sal + 1/4 colher de chá de pimenta do reino a cada quilo de legumes.

No entanto, dependendo de como você pretende usar os legumes, você pode optar por não temperar. Caso queira usar os legumes em uma vitamina ou smoothie, colocar apenas uma pitada de sal é o ideal. 

Não tenha medo de altas temperaturas

Todos os legumes, desde abóboras e batatas até brócolis devem ser assados em temperaturas elevadas. Isso garante que eles fiquem mais crocantes por fora e macios por dentro, que é o ponto ideal para esse modo de preparo.  Além disso, altas temperaturas garantem a maciez e a caramelização perfeita para esse alimento. 

como fazer legumes assados

Não negligencie o pré preparo dos legumes assados

Pré preparar os legumes também é uma importante etapa que garante um perfeito resultado. Lave os legumes em água fria corrente, corte, descasque e retire os talos (se necessário). É importante lembrar que cortar os legumes em tamanhos proporcionais vai garantir que eles irão assar por igual.

Além disso, quanto menor você cortar os legumes, mais rápido eles irão cozinhar. Os vegetais irão também encolher após o preparo, portanto, considere isso quando for preparar suas porções. 

Fique atento ao tempo de forno ideal de preparo para cada legume

Para fazer legumes assados perfeitos, é necessário conhecer o tempo em que cada legume deve permanecer no forno. 

  • Vegetais de raiz como beterraba, cenouras e batatas, por exemplo, geralmente tendem a levar mais tempo: entre 30 e 40 minutos
  • Bouquet de vegetais crucíferos como couve-flor, brócolis e repolho, bem como alho e cebola levam de 15 a 25 minutos no forno. 
  • Legumes mais macios, como, tomate e pimentões também levam de 15 a 25 minutos para assa-los. 

Além disso, caso você esteja preparando diferentes tipos de legume de uma só vez, adicione-os na assadeira de acordo com o seu tempo de cozimento necessário. Lembre-se de organiza-los em camadas uniformes para que não haja sobreposição, pois se os legumes ficarem muito juntos, eles vão cozinhar no vapor ao invés de assar.

Cuidado com o tempo de armazenamento de seus legumes assados! 

Você pode usar os legumes recém-saídos do forno para saladas e outros pratos. Porém, caso queira guarda-los cobertos na geladeira, eles irão se manter em boas condições para consumo durante 4 ou 5 dias

Mas, caso queira congela-los, eles podem durar em seu freezer em um período de até 1 mês! Nesse caso, utilize-os para smoothies ou sopas e caldo de legumes

Passo a passo de como fazer legumes assados

faça legumes assados perfeitamente
Foto: Ariana Pazzini

Aqui está um passo a passo para você preparar legumes assados sem cometer mais erros!

Lave, descasque e fatie os legumes conforme deseja. O alho, no entanto, é um dos legumes assados que não necessita ser descascado durante o preparo. 

Em seguida, pré-aqueça o forno a uma temperatura entre 200 °C e 230°C e escolha uma assadeira de tamanho ideal para a quantidade que se quer preparar. 

  1. Forre a assadeira com uma folha antiaderente de silicone, papel manteiga, papel alumínio ou passe uma generosa camada de manteiga ou óleo no fundo da assadeira. 
  2. Adicione os legumes na assadeira já temperado com azeite, pimenta do reino, sal e temperos.
  3. Leve a assadeira ao forno. Lembre-se: caso esteja assando vários legumes diferentes em uma mesma assadeira, coloque-os em momentos distintos ou corte em pedaços maiores os ingredientes com o cozimento mais rápido, pois cada um possui um tempo diferente para ser assado; 
  4. Caso tenha dificuldade em lembrar o horário de retira-los do forno, coloque um timer em seu celular ou relógio. 

Por fim, sirva seus legumes acompanhados de arroz fresquinho, saladas e alguma proteína saborosa.

Vale também organizar o cardápio das marmitas da semana com esta combinação.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

7 respostas

  1. Pingback: Receitas de salada para o verão | A casa encantada
  2. Pingback: Como Fazer Espetinho Vegetariano | A casa encantada
  3. Pingback: Como evitar cristais de gelo e queimaduras na comida congelada | A casa encantada
  4. Pingback: Como Ser Saudável Gastando Pouco? | A casa encantada
  5. Pingback: Receitas Para Congelar Para o Mês | A casa encantada
  6. Pingback: Couve Flor Assada com Bacon | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…