Chutney de cebola roxa caseiro

Receita deliciosa de chutney de cebola roxa caseiro! Sabor agridoce, textura incrível!

Me apaixonei por chutney de cebola roxa depois de provar o da Carla Colombo do blog Brisando na Cozinha.

Além do blog, a Carlinha fabrica chutneys, lasquinhas de polvilho e dadinhos de tapioca. Sorte a de quem encontra ela nas feirinhas de Rio preto e consegue provar e levar para casa os chutneys fresquinhos que ela fabrica.

O nosso último frasco de chutney da Carla acabou. Então, eu resolvi me atrever a fazer meu próprio chutney de cebola roxa, o que faz o maior sucesso aqui em casa.

chutney de cebola roxa feito em casa chutney de cebola roxa caseiro

E olha, me dei parabéns pelo resultado!

A princípio, o segredo do chutney é o tempo. Dê tempo para que as cebolas caramelizem, dê tempo para que ele descanse na geladeira, o resultado vale a pena.

Eu fiz uma pequena quantidade, que me rendeu um pote pequeno de chutney de cebola roxa, se sua família for grande dobre a receita!

Nesse sentido, percebemos também que o sabor e textura melhoram ainda mais depois de um tempo de geladeira. Isso foi uma pena, pois acabamos com nosso potinho em poucos dias.

Chutney de cebola roxa caseiro

Receita de chutney de cebola roxa, sabor agridoce, a cebola ganha o sabor da redução de balsâmico, canela e açúcar mascavo!
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo para Cozinhar 1 hr 30 mins
Tempo Total 2 hrs
Course caseiro
Quantidade 300 ml

Ingredientes
  

  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 4 cebolas roxas grandes fatiadas (finas se você prefere uma textura macia, média se gosta de sentir resistência na mordida),
  • 1 cebola grande fatiada
  • Sal e pimenta moída para temperar
  • 1/4 de xícara (de chá) de vinagre balsâmico
  • 3 colheres (de sopa) de vinagre de vinho
  • 1/4 de xícara (de chá) de açúcar mascavo
  • 1 pitada de canela em pó
  • 1 Folha de Louro.

Instruções
 

  • Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo baixo. Fatie as cebolas e adicione na frigideira com o azeite, tempere com sal e pimenta, cubra a frigideira com uma tampa e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo,
  • Adicione os vinagres (de vinho e o balsâmico), o açúcar mascavo, a canela e a folha de louro. Mexa bem para misturar completamente e agora cozinhe em fogo baixo por mais uma hora sem a tampa, até que não haja líquido e as cebolas estejam douradas.
  • Mexa com mais frequência durante a última meia hora de cozimento para evitar que a cebola queime em contato com o fundo da panela,
  • Deixe esfriar um pouco e coloque em frascos ou em qualquer recipiente hermético, assim que esfriar sirva ou leve à geladeira.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Além disso, siga-nos  no Instagram! Postamos muito conteúdo legal por lá! Se você fizer uma de nossas receitas e postar uma foto no Instagram, use a hashtag #acasaencantada

Veja também em nosso blog estas receitas que separamos para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como Fazer Saladas Mistas + 3 Molhos Para Salada Fáceis de Preparar! | A casa encantada
  2. Pingback: Tapenade de Azeitona | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…