Freezer: 7 dicas para torná-lo o herói da sua cozinha

Legumes e feijoes no freezer

Seleta de legumes congelados no freezer

Vamos falar de freezer? Ainda hoje, existe um preconceito inexplicável pelo uso freezer por parte dos brasileiros. Nesse sentido, uns acham que gasta muita energia. Outros, que a comida congelada fica automaticamente imprestável.

Portanto, se prendendo nesses velhos medos perdemos a chance de economizar muito tempo e dinheiro usando esse grande aliado de metal gelado. Seja congelando os ingredientes para reduzir o tempo de preparo ou congelando uma refeição completa pronta, separamos 7 dicas para você voltar a ver vantagem no seu freezer. Com ele você pode:

1. Facilitando o preparo das refeições com o freezer

Comer legumes é bom e faz bem. Mas cozinhar demora pra caramba. Então, nada melhor do que com um feijão com bastante caldo feito em casa. No entanto, tem que colocar de molho, depois na panela de pressão… Então, só de pensar nisso já estamos pegando o telefone pra pedir uma pizza.

Mas porque não deixar estes ingredientes limpos, demolhados e pré-cozidos no freezer? O tempo para descongelar um saquinho é tão pequeno que não vai ter mais desculpas. Veja aqui como fazer.

2. Poupando tempo congelando macarrão cozido

OK, cozinhar macarrão nem demora tanto assim, mas se ao invés de demorar 6 minutos pra cozinhar depois de muitos outros esperando a água ferver você levar apenas 2 ou 3 descongelando exatamente a quantidade que vai consumir? Já parece melhor né? Além da chance de congelar aquele macarrão que você perdeu a mão na quantidade e acabou com mais massa que molho.

Veja aqui como fazer (e ainda tem uma receita de molho sensacional no post).

3. Congelando temperos caseiros e fugindo do cubinho

Nada mais caído do que passar um tempão caprichando na cozinha pra depois encher seu prato de sódio e conservantes obscuros dos cubinhos de tempero. Fazer seus próprios temperos é ótimo mas nunca dá pra fazer pouco e acabamos sempre com um monte de potinho de tempero que vai pro lixo antes de usar.

Sabia que eles também se dão muito bem com seu freezer? Veja aqui como fazer e congelar seus temperos da vovó.

4. Almoço instantâneo congelando refeições completas

Agora vamos elevar um pouco o nível pra você se convencer de uma vez. Imagina congelar uma refeição completa, arroz, feijão, legumes salteados, couve refogada e farofa, todos em porções individuais direto do freezer para o seu prato, dando só uma passadinha rápida no microondas? Sério, dá pra congelar farofa pronta e tudo depois de descongelado estará fresco como se tivesse acabado de sair do fogo, eu garanto!

Isso sim é fast food de verdade. Veja aqui com seus próprios olhos.

5. Lanche da tarde com salgados congelados no freezer

Mas tá muito formal essa lista, queria só fazer um lanchinho rápido, pode? Claro que sim, você pode congelar salgados assados prontos, podendo tirar do freezer só a quantidade que desejar e em alguns minutos eles estarão parecendo que saíram do forno. Veja aqui como fazer e congelar esfihas.

6. Nunca mais passe vontade de sobremesa com cookies congelados

Chegamos à sobremesa. Quando estamos com pressa na cozinha nunca consideramos fazer sobremesa, mas depois de acabar de comer bate o desespero e começa a procura por qualquer coisa doce no armário. E se tiver ali no freezer de bobeira um punhado de cookie de chocolate prontos para serem aquecidos? Veja aqui a receita e dicas de congelamento.

7. Ideias de picolés caseiros para manter no freezer

Claro que nenhuma lista sobre freezer teria credibilidade sem sorvete, fazer sorvete em casa sempre parece como uma missão espacial, mas temos dicas de picolés que todo mundo tem condições de fazer, com sabores pra agradar todo mundo, desde frutas cítricas a iogurte com frutas vermelhas. Sério, depois desse post você vai querer colocar o seu freezer no meio da sala. Veja aqui do que estou falando.

Por fim, espero que depois dessas dicas o seu freezer ganhe uns pontinhos a mais com você.

Aliás, que tal fazer essas receitas para congelar?

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

10 respostas

  1. Pingback: Receitas Para Congelar Para o Mês | A casa encantada
  2. Pingback: Como congelar grão de bico e uma salada fresquinha
  3. Congelar é a coisa mais maravilhosa que existe! Há 3 meses eu cozinho apenas 1 vez por mês, as refeições estão todas congeladas, já separadas pro mês todo, não quero outra vida. Agora, pelo visto, vou partir pras sobremesas! ahahahaha

    1. Feeeer, depois que a gente aprende que dá para se organizar em um dia para fazer muitas coisas a vida na cozinha ganha mais sentido!!! hahahaha

  4. Gte, q bom q achei vcs. Depois da maternidade resolvi mudar minha alimentação p ser referência pra minha filha, afinal, ela só come o q a gte come! Cuidar de filho sozinha e manter um mínimo de ordem na casa e ainda ter que ter sempre algo pra oferecer pra ela me fez pesquisar sobre como otimizar meu tempo e qdo estava prestes a enlouquecer, descobri as maravilhas do freezer. Não quero outra vida! É muito prático e é verdade, está tudo sempre fresquinho ao descongelar. Infelizmente estamos em crise, mas assim q sair dela quero uma geladeira com freezer maior pq as vezes não dá p estocar tudo que quero. Ganhei mais tempo no meu dia! Parabéns pela matéria!
    Ah , importante falar q tb dá p congelar pão e a cebola já picada. Fica exatamente igual a picada na hora. Essa foi uma das maravilhas q descobri! Mais uma, na verdade. .

    1. Vivi, da a mão aqui pra mim! Comecei pesquisar e me entregar ao freezer depois de ver minha vida virada de ponta cabeça depois do Quim, perdi todo e qqr preconceito por comida congelada que diferente das que compramos no supermercado, tem amor, tem nutrientes e tem realmente sabor incrível!
      Amei as dicas! Pão eu já congelo desde sempre e amo! Fazemos pães caseiros e é uma maravilha congelar pra conservar para a semana toda, agora a cebola já quero testar amanhã! hahahahaah
      E também quero um freezer que caiba todas as experiências que quero fazer!
      Loogo teremos, vc vai ver!
      Beijo e volte sempre! Amei seu comentário!

  5. Ali na frase do final eu li “POTINHOS” kkk
    O meu esta ganhando potes e pontos a mais. Graças às suas dicas que me motivaram muito. Obrigada *_*

    1. Kkkkkkk Aline que hilário!
      E vc nao sabe como me deixa feliz lendo isso! Aqui em casa o freezer virou aliado nosso faz tempo! Coisa boa saber que o seu tbm esta ganhando potes e pontos! hahahahah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…